Jogadores de ataque tem influência na forma de defender do Chelsea

-

Frank Lampard sempre foi muito criticado por não conseguir dar uma consistência defensiva ao Chelsea desde que assumiu o comando em 2019. Na última temporada foram 57 gols sofridos pela equipe somente em partidas da Premier League, o pior recorde dentre todos os treinadores recentes que passaram pelo clube.

Na atual temporada Frank Lampard vem buscando um maior equilíbrio na equipe e para adquirir uma melhor consistência em ambas as pontas, a equipe deve se defender como uma unidade.

Frank Lampard e Kovacic na partida contra o Krasnodar (Foto: Getty Images / Chelsea FC)

Após ceder duas vezes o empate contra o Southampton e amargurar um placar de 3-3, contra o Sevilla na Champions League e contra o Manchester United na última partida disputada pela Premier League, Frank Lampard teve uma abordagem mais defensiva.

Apesar de ter “sacrificado” o setor ofensivo da equipe, Frank Lampard viu sua equipe encontrar uma melhor consistência defensiva, conseguindo dois clean sheets consecutivos, algo que vinha sendo pouco comum para o Chelsea.

Já na partida contra o Krasnodar pela Champions League o Chelsea mostrou alguns “vislumbres” do que pode ser uma equipe mais equilibrada em campo, se defendendo como uma unidade sem sacrificar os jogadores de frente.

Kai Havertz e Mason Mount em partida contra o West Bromwich Albion pela Premier League (Foto: Darren Walsh/Chelsea FC via Getty Images)

De acordo com o FBref através de estatísticas concedidas pelo statsbomb, Hakim Ziyeh, Callum Hudson-Odoi, Timo Werner e Kai Havertz pressionaram o adversário e recuperaram a posse em 11 oportunidades e tiveram 6 tackles (botes) bem sucedidos, mostrando um pouco de como os jogadores de ataque trabalharam sem a bola na partida. Para efeito de comparação, no empate contra o Southampton, Kai Havertz teve apenas um tackle bem sucedido e pressionou o adversário de forma eficiente apenas uma vez, sendo Mason Mount o único jogador a ter conseguido realizar um tackle bem sucedido no campo de ataque.

Logicamente Frank Lampard não espera que seus jogadores de ataque ganhem todos os duelos ou botes no terço ofensivo do campo, mas as suas ações podem ajudar o setor defensivo e a equipe a obter um melhor equilíbrio.

O Chelsea ainda está distante de ser uma equipe consistente, mas o trabalho em andamento dá indícios da direção em que a equipe está caminhando.

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!