Muito sólido defensivamente nas últimas partidas, o Chelsea não sofreu gols nos últimos cinco jogos disputados por todas as competições. Próximo de alcançar a marca de oito horas sem conceder nenhum gol para os adversários, a equipe muda o panorama em que era vazada constantemente.
Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (06) Frank Lampard falou sobre este assunto e muito mais.
Há sempre partes diferentes para isso, o trabalho que fazemos no campo de treinamento, o que sempre fizemos, estamos muito focados.
Então jogadores que chegaram, eles produziram um desempenho muito bom nesse período, com grandes níveis de foco e concentração que sempre lutamos. E então a coletividade, obviamente, é um reflexo disso. Então é algo que tem sido impulsionado pelos jogadores como sempre será.
E nós nunca devemos relaxar nesse ponto, temos que continuar, porque é uma parte tão importante do jogo, é claro.
A equipe do Sheffield United não tem um bom início de Premier League. Ocupando a vice lanterna da competição, a equipe de Chris Wilder ainda não venceu e conta com apenas um ponto conquistado até aqui. Mas Frank Lampard está ciente de que não pode subestimar o adversário e que a partida não será tão fácil como pode parecer.
Não, é um grande desafio, e eu quero deixar claro indo para o jogo que o Sheffield United é um time incrível; uma equipe incrível com um treinador incrível.
Se você olhar para a tabela, você vai vê-los em uma posição que não é o que eu suponho falso, mas nem perto devemos tomar isso como nossa diretriz para o jogo que temos na nossa frente. Eu os vi jogar contra o Liverpool recentemente, vi eles jogarem contra o Manchester City, que a maioria das pessoas diriam que são os melhores times da liga, eles ficaram contra os dois muito perto.
E eles ainda são a mesma grande equipe que teve uma temporada tão grande no ano passado. Então é um jogo muito, muito difícil.
Christian Pulisic sentiu uma lesão ainda no aquecimento no último final de semana antes da partida contra o Burnley no Turf Moor, Kepa Arrizabalaga vinha sendo ausência no banco de reservas por um problema no ombro e Kai Havertz está afastado e em isolamento após ter sido diagnosticado com covid-19 antes da partida contra o Rennes. Frank Lampard concedeu atualizações sobre os estados dos jogadores.
Não, ele [Christian Pulisic] não está apto para jogar, ele ainda está sofrendo com o tendão. Não, ele não está [treinando] no momento, não.
Para ser claro, ele treinou em um nível baixo no meio da semana quando eu dei essas citações [sobre Pulisic estar treinando com o grupo], e ele não estava confortável, então temos que continuar procurando a solução certa.
Kepa se recuperou, ele ainda está sentindo um pouco de dor, mas ele está na equipe para amanhã.
Temos que esperar até que ele [Kai Havertz] esteja livre de sintomas antes de tudo, e então quando ele fizer o teste, porque teremos que tentar que ele retorne com um teste negativo. Então, no momento em que não está decidido, não está claro.
A distância entre o Chelsea, atual sétimo colocado e o Liverpool, líder da Premier League é de apenas quatro pontos. Com muitas equipes bem próximas neste momento da competição, Frank Lampard foi questionado se ele tinha a sensação da corrida pelo título ser um pouco mais aberta e disse:
Acho que sempre temos que esperar um pouco de tempo com isso, porque há sempre um longo caminho a percorrer e tantos pontos a serem ganhos e perdidos.
Claro que o início tem sido um pouco mais aberto, e todos nós falamos sobre isso toda semana com os resultados que foram ligeiramente inesperados, quais são as razões, a ausência do público, a pré-temporada, o que quer que seja e que pode nivelar. Então eu não olharia muito à frente, e no momento está muito perto.
A questão era se a corrida pelo título era mais aberta – eu não respondi muito bem. No momento está muito no início. Resta saber tudo, tudo estará no que está à nossa frente. Você só se concentra em si mesmo. Estou feliz que estamos alguns jogos invictos e sabemos que talvez possa ter havido alguns pontos que perdemos até este ponto que são uma frustração. Mas olhando para trás isso é um pouco compreensível em termos do fato de que o time está se unindo e estamos recebendo jogadores de volta agora e não tivemos muito tempo para trabalhar. Só temos que nos concentrar em nós mesmos. No momento está no início. Precisamos encontrar uma consistência nas performances que encontramos nos últimos jogos e levar isso adiante. É assim que eu vejo isso agora.
A influência de Thiago Silva na melhora defensiva da equipe tem sido muito clara para todos. No entanto o brasileiro ainda não fala tão bem o novo idioma, tendo se comunicado com alguns companheiros como Kurt Zouma em francês.
Frank Lampard revelou que o zagueiro tem aprendido o idioma e se comunicando melhor.
Seu inglês está melhorando, em particular o lado do futebol de seu inglês. As palavras importantes dentro ou ao redor do campo. A influência dele tem sido enorme. Sem a linguagem, seu profissionalismo tem sido muito claro, isso passa para os jogadores, eles o respeitam e suas performances têm sido muito, muito boas. Ele se administra, treina bem, se prepara bem. É muito óbvio com ele, é compreensível por que ele teve a incrível carreira que teve até agora e tem sido ótimo tê-lo como parte do elenco.
Acho que os jogadores o admiram e como ele faz seus negócios diários e como ele se comporta. É ótimo para jogadores mais jovens, todos os jogadores do elenco – é certamente um prazer treinar e gerenciar um jogador com tanta intensidade de querer jogar no mais alto nível. Mesmo na idade dele, a idade não parece grande coisa. Estamos administrando um pouco. Quando você olha para suas performances e como ele treina, tem sido apenas uma história realmente positiva até agora e muito tempo que isso continue, não apenas para ele, mas para a equipe.
Na última temporada o Chelsea enfrentou o Sheffield United em duas oportunidades na Premier League e não conseguiu sair de campo com os três pontos, empatando uma partida e perdendo outra. Frank Lampard, no entanto minimizou a importância dos jogos da última temporada em relação ao confronto deste sábado.
Fizemos algumas mudanças no pessoal. Mudamos o elenco. Muita gente falando sobre isso. Só estou falando do Thiago Silva, ele é um jogador que traz uma atitude e profissionalismo que é contagiante e os jogadores estavam crescendo.
Às vezes éramos um time muito jovem e definitivamente um dos jogos que se destaca na minha mente era contra o Sheffield United no Bramall Lane quando eles nos venceram em todos os departamentos e isso quase não aconteceu no ano passado. Então nós só temos que melhorar com o trabalho que fazemos e a maneira como o elenco cresce e isso é um pouco de um processo e um bom teste amanhã para ver como vamos.
Neste mês acontecerá mais uma pausa para as partidas de seleções, a conhecida “Data FIFA”. Vivendo um bom momento em campo, Frank Lampard foi perguntado se era frustrante ter o trabalho paralisado para ceder jogadores para suas seleções nacionais.
Não acho isso irritante. Estou orgulhoso que os jogadores são chamados para seus países e Reece James é um grande exemplo de ter acabado de entrar [na seleção inglesa]. Eu nunca tiraria essa oportunidade deles, pois acho que faz parte de ser um jogador de ponta. Com Reece, ele vai cuidar de si mesmo como ele vai jogar o primeiro e voltar para nós.
Alguns jogadores estão precisando de um pouco de descanso quando há três jogos, então com esse, eu só tento ter um relacionamento com os treinadores das seleções e falar com os jogadores enquanto eles vão e tentar gerenciá-los da melhor maneira possível.
Timo Werner tem sido titular em absolutamente todas as partidas do Chelsea recentemente. Tendo sido deixado no banco contra o Burnley, o alemão foi novamente incluído no time titular após a baixa de Christian Pulisic durante o aquecimento. Apesar de admitir que o atacante precisa de descanso, Lampard revelou que ele não estará fora do time amanhã.
Eu não vou deixar Timo [Werner] fora, mas eu acho que é claro com o jogo contra o Burnley que eu estava planejando dar-lhe um descanso. Foi mais por causa da viagem para Burnley e da viagem para a Rússia e de volta.
Timo jogou muitos jogos. É sempre um equilíbrio na minha cabeça entre jogadores jogando muitos jogos e gostando dele com encontrar seu caminho na equipe e fazer relacionamentos, encontrar seu caminho na liga se eles são novos na liga. Acho que isso tem sido importante para o Timo também. Então, eu tenho sido feliz com esse ponto, como nós olhamos para a frente, eu vou tentar gerenciar esses minutos para mantê-lo o mais descansado que eu puder. No momento, ele está indo bem, então vamos ver.
O Chelsea tem encontrado seus melhores desempenhos recentes quando atua no 4-3-3, contando com um equilíbrio defensivo bom e um ataque mais eficiente. Frank Lampard admitiu que nos últimos jogos, o 4-3-3 tem sido o melhor esquema para a equipe, mas ressaltou a importância da equipe ser flexível.
Nos últimos jogos, acho que é sim. Jogamos muito no ano passado [no 4-3-4], mas quando tivemos a mudança de pessoal no verão e alguns jogadores chegaram com uma versatilidade na maneira como jogam. Algumas das coisas que normalmente trabalharíamos na pré-temporada, tivemos que trabalhar em tempo real, então tivemos uma pequena mudança na formação com o 4-3-3 que tem funcionado bem recentemente.
Eu acho que isso dá um bom equilíbrio para a nossa equipe, então há um sistema onde você sempre quer escolher o certo, mas os jogadores têm que se ajustar também. Então, você precisa de jogadores inteligentes para levar informações ao campo. Temos isso, então precisamos continuar trabalhando nisso e ser flexíveis onde precisamos estar às vezes.
Importante na reta final da última temporada, o atacante francês Olivier Giroud tem sido a terceira opção de Frank Lampard para o ataque, atrás de Timo Werner e Tammy Abraham. Na coletiva Frank Lampard ressaltou o profissionalismo e a importância do atacante na equipe.
Sim, ele deu uma resposta tipicamente grande para treinar o melhor possível e apoiar o grupo. Ele é incrível em torno do grupo e isso é apenas um fato com Oli [Giroud] e talvez não um fato com as pessoas ao redor da equipe. Não posso falar muito bem dele desse lado.
Faz parte do meu trabalho que eu não gosto com bons jogadores, pessoas de ponta que estão perto do grupo que nem sempre jogam. Mas, eu tenho esses problemas, Tammy Abraham começou pelo menos metade dos jogos na temporada passada e ele foi um dos artilheiros da Premier League. Quando Oli entrou, ele teve um desempenho muito bom na relargada para nós, o que foi um grande fator para entrarmos entre os quatro primeiros. Tenho perguntas difíceis para responder e seleções na equipe. Tenho ótimos profissionais e o Oli está absolutamente mostrando isso.
Reece James e Hakim Ziyech tem sido muito produtivos para a equipe do lado direito, causando grande preocupação para os adversários. No fundamento dos cruzamentos, ambos os jogadores tem demonstrado grande qualidade para conceder assistências para os companheiros de equipe. Questionado se a dupla estaria lhe oferecendo algo que a grande maioria das equipes da Premier League não tem em termos de cruzamentos de qualidade para a área, Lampard continuou:
Bem, espero que sim. Isso foi parte do meu pensamento quando Hakim Ziyech veio para o clube, o equilíbrio do lado do campo que é muito importante para nós. Vimos a qualidade de Reece no ano passado em termos de cruzar a bola. Eu sabia disso quando vim para o clube.
Então você acha que pode ter um ala na frente para ele que oferece diferentes ângulos e combinações desse lado para colocar bolas na área, então pode ser uma grande força nossa. Não devemos esquecer que Azpi [ Azpilicueta] está aqui há anos fazendo grandes assistências no clube a partir de cruzamentos e todos os diferentes tipos de ângulos. Quando olhamos para o tamanho do arremesso é algo que queremos explorar.
Podemos melhorar nisso. No momento, estamos recebendo elogios para esse lado do campo, mas à medida que avançamos, acho que podemos melhorar em termos de execução e finalização na área também. É algo com que estou feliz e vamos continuar trabalhando.