Com os gastos do Chelsea em reforços para a campanha 20/21 foram altos e a chegada de Timo Werner, um dos grandes destaques do futebol alemão com 28 gols marcados em 34 partidas na última temporada, a posição de Abraham na equipe titular parecia muito ameaçada.
O atacante inglês não teve um bom desempenho na parte final da última temporada e perdeu sua titularidade para o francês Olivier Giroud na equipe de Frank Lampard, mas ele trabalhou duro e tem recuperado a sua confiança e a do treinador. Com boas atuações coletivas e gols importantes marcados, ele ganhando seu lugar entre os 11 iniciais, “obrigando” o deslocamento de Timo Werner para a ponta esquerda do ataque.
Abraham tem sido o ponto focal da equipe neste momento da temporada e tem tido bastante liberdade no comando do ataque. Ele teve participações diretas em gols nas últimas cinco partidas da equipe, marcando gols contra Stade Rennes, Sheffield United e Newcastle United e participando diretamente de jogadas que resultaram em gols nas partidas contra Krasnodar e Burnley.
Há por parte de muitos a percepção de que Tammy Abraham é apenas um camisa 9 que empurra a bola pro fundo do gol, mas ele tem provado ser muito mais do que isso. Seu aproveitamento em passes em relação à última temporada tem melhorado, tendo uma média de 75,6% de acerto nas partidas disputadas. Tal melhora tem refletido nos seus números, com uma participação direta em gols a cada 67 minutos jogados (gol ou assistência).
Para mim, estar de volta à equipe é uma honra. Eu jogo por este clube desde os sete anos de idade e eu sempre fui um número 9 na frente e me foi dada minha chance, e espero continuar marcando.
Tammy Abraham após o gol marcado na vitória por 0-2 em cima do Newcastle United via Chelsea FC website
O seu rápido entrosamento com os novos contratados também é um ponto de grande destaque. A harmonia como os jogadores de frente tem se apresentado nesta temporada ficou bastante nítida na jogada do segundo gol marcado na vitória contra o Newcastle United e a vontade e disposição de Abraham em ser um “jogador de equipe” tem sido recompensada.
Com inúmeras opções de ataque de extrema qualidade, Frank Lampard terá uma grande tarefa em gerir os minutos dos jogadores. O melhor ataque da temporada da Premier League tem sido bem fluído e se Abraham mantiver seu nível, ele será um jogador muito útil para a equipe.