Frank Lampard revela possíveis retornos de Ziyech e Hudson-Odoi, fala da importância de voltar a vencer e elogia a organizada equipe do West Ham

-

Segunda-feira (21) o Chelsea volta a campo buscando reencontrar as vitórias após duas derrotas seguidas na Premier League. Nesta sexta (18) o treinador Frank Lampard concedeu uma entrevista coletiva falando sobre os assuntos referentes ao confronto contra o West Ham United.

Ele revelou os possíveis retornos de Callum Hudson-Odoi e Hakim Ziyech, jogadores que estiveram ausentes nas últimas semanas.

É o primeiro dia deles [Ziyech e Hudson-Odoi] de volta com o grupo hoje, treinando em um nível decente, então eu vou ter que ver como eles estão nos próximos dias, se eles estão aptos para jogar contra o West Ham.

Tendo despencado da terceira para a sétima colocação em duas rodadas, o Chelsea precisa dos três pontos para não desgrudar do pelotão de cima da Premier League. Perguntado sobre a importância da partida, Lampard continuou:

Para ser honesto, aconteceu quando joguei, como treinador e no meu papel agora não. Talvez eu tenha me acalmado ou algo mudou, mas também me concentro no que é necessário para o clube. Talvez eu tenha levado para mim pessoalmente para realmente nos levantarmos para o jogo contra o West Ham porque eu tinha jogado para eles antes. Mas agora eu não vejo isso como outro jogo, particularmente após duas derrotas para nós, é um jogo importante apenas para nós nos aproximarmos no caminho de querer voltar para onde estávamos antes desses dois jogos.

O West Ham ocupa a oitava colocação, um ponto atrás do Chelsea e vem fazendo uma boa campanha na Premier League. Lampard falou sobre o progresso da equipe de David Moyes.

Eu acho que ele [Moyes] está fazendo um ótimo trabalho, eles têm bons jogadores, mas a maneira como eles estão jogando e a consistência para os níveis que eles têm nesta temporada têm sido realmente impressionantes. Eu acho que ele é um experiente e um treinador muito, muito bom que tem sua mensagem através deles. E eles estão jogando muito bem, a organização de sua equipe, o estilo que eles jogam, é muito difícil jogar contra. Eles têm ameaças no contra-ataque e eles são muito bons em bolas paradas, então eles estão jogando muito bem e são claramente um time bem gerenciado.

Declan Rice, jogador do West Ham formado nas categorias de base do próprio Chelsea foi muito ligado à uma transferência para os Blues na última janela de transferências. Aparentemente sendo um alvo do Chelsea para o futuro, Rice tem tido boas atuações com a camisa dos Hammers. Lampard foi perguntado se estava arrependido de não ter contratado o jogador anteriormente, e disse:

Ele é um jogador fantástico para o West Ham e para a Inglaterra, então jogo limpo. Sua jornada lá ao sair do Chelsea e ir para o West Ham é uma boa história para ouvir, porque há muitas dessas histórias por diferentes razões em todos os níveis. Mostra boa força de caráter.

Do nosso lado, acho que não me arrependeria. Nossa academia é uma das melhores do mundo. Você olha para o nosso time principal agora e todos os jogadores que produzimos que estão dentro e ao redor do elenco, temos tantos. Não é fácil, não é uma ciência exata escolher jogadores, mas a academia trabalha brilhantemente aqui e traz muitos jogadores. Declan Rice deve dar a si mesmo crédito pessoal por ter o grande início de sua carreira que ele teve no West Ham.

Timo Werner tem atuado aberto na ponta esquerda e nas últimas partidas não tem apresentado bons desempenhos na posição. Frank Lampard falou sobre o posicionamento do jogador.

É por razões diferentes. Quando não temos uma grande referência de um homem alvo, então me perguntam por que não estou jogando com Oli ou Tammy. Então é o mesmo com o contrário o tempo todo. Com Timo, pelo Leipzig e Alemanha, ele jogou como 9, na ponta e um pouco atrás em alguns momentos. Então ele atuou em todos esses papéis onde quer que ele tenha estado, então eu não acho que é um problema para nós. Ele pode ser usado em vários papéis nessa frente com três jogadores.

Kai Havertz foi uma das maiores contratações do Chelsea, mas parece estar encontrando dificuldades para se adaptar com a intensidade da Premier League. Tendo sido um dos destaques negativos da equipe nas duas últimas partidas, Havertz tem lutado pra encontrar boas atuações após contrair a covid-19. Lampard falou sobre o alemão.

Acho que combina com ele [o esquema 4-3-3]. Ele pode jogar nele e antes de ter contraído Covid ele jogou muito bem no lado direito da posição oito. Ele pode jogar em várias posições, mas consistência às vezes é uma coisa boa e é isso que eu quero conseguir para ele. Eu acho que a reação em torno de Kai, quando você olha e realmente analisa o que aconteceu aqui, ele veio sem qualquer forma de uma pré-temporada. Ele começou a jogar bem no início da temporada e ele volta todos os olhos para ele por causa de seu preço. Acho que temos uma perspectiva enorme aqui. Mencionei que alguns dos maiores jogadores da Premier League que já vimos levaram tempo para se adaptar à liga. Eles até foram embora às vezes e voltaram para jogar bem na PL. Todos sabemos quem são esses exemplos, então não estou dizendo que levará muito, muito tempo para Kai, mas temos que dar a ele tempo para se estabelecer em campo. Estou muito feliz com ele e não tenho problemas com ele, mas os torcedores do Chelsea e nós devemos dar-lhe tempo.

Christian Pulisic já atuou em ambas as pontas no ataque do Chelsea nesta temporada. Tendo se destacado na ponta esquerda na última temporada, Pulisic tem sido deslocado devido à desfalques na equipe. Frank Lampard foi perguntado se ele quem decidia o lado em que o norte americano atuava e respondeu:

Essa é a minha decisão. Pode acontecer às vezes em jogos, dependendo de como o jogo funciona. Eles podem atravessar e ficar nessa posição por um tempo até que possam cruzar para trás. Essas são as minhas decisões porque eu tenho jogadores nas pontas que podem jogar dos dois lados. Nem todos eles – Hakim Ziyech claramente é mais um jogador que joga na direita. Com Timo, ele pode jogar à esquerda e à direita de uma frente com três em suas equipes anteriores. O mesmo com Christian, ele jogou pela direita e esquerda para o Dortmund e fez o mesmo por nós no ano passado. Às vezes você sente que pode dar um problema ao adversário. Quando Christian se moveu para a direita contra o Wolves, ele driblou em sua área e criou algumas coisas. Eu gosto de ter a opção de mudá-los às vezes.

Com a proximidade da janela de transferências de janeiro, muitos rumores sobre reforços na equipe surgem na imprensa. No entanto Frank Lampard se esquivou ao ser perguntado sobre possíveis alvos para reforçar a equipe para o restante da temporada. Também perguntado sobre a fase de Timo Werner, que não balança as redes há oito partidas, o treinador também se mostrou confiante no alemão.

Primeiro, não sei sobre Janeiro. Considerarei Janeiro quando ele estiver aqui. Então eu tenho o time e estamos trabalhando duro nos jogos que estão na nossa frente. Com Timo, qualquer goleador quer marcar regularmente. Resposta simples. Mas eles devem ter a dureza mental e confiança para passar por períodos porque todo atacante passa por eles. Não houve um atacante no mundo que tenha sido capaz de marcar jogo após jogo em uma longa carreira. Não há problema nessa frente. Ele precisa se manter confiante, ele precisa continuar entrando nas áreas e esses gols virão sem dúvida.

Na contramão das demais ligas, a Premier League segue permitindo apenas três substituições por partida, o que tem gerado críticas de diversos treinadores. Frank comentou o assunto.

Bem, eu não quero falar sobre isso em termos de ser um golpe. Quando falamos sobre isso como gerentes, o fator principal dos gestores, se eles eram talvez a favor ou contra, foi que este é um caso de bem-estar dos jogadores, certificando-se de que estamos cuidando dos jogadores e dando-lhes a melhor oportunidade de jogar em um nível ideal e não colocá-los em risco e tal, por causa dos tempos incertos e do cronograma. E esse horário fica mais difícil, por exemplo, quando jogamos dois jogos em três dias durante o Natal. Então eu acho que teria sido realmente benéfico para o bem-estar dos jogadores. Normalmente o bem-estar dos jogadores modernos sai por cima, eu não acho que tem muito desta vez. Mas a decisão foi tomada, e continuamos.

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!