Revelado na base do Athletic de Bilbao, o jovem (e mais caro goleiro do mundo), Kepa Arrizabalaga Revuelta, foi adquirido no dia 08 de Agosto de 2018, quando Thibaut Nicolas Marc Courtois, tinha selado a ida ao Real Madrid; pela quantia de £31.5 milhões, uma vez que tinha apenas mais um ano de contrato com o Chelsea.
Sem goleiros para disputarem a titularidade (na época os goleiros eram: Willy Caballero, Eduardo, Jamal Blackman, Rob Green, Jamie Cumming e Marcin Bulka), o Chelsea tentou trazer Jan Oblak (do Atlético de Madrid), Donnaruma (do Milan) e Andre Onana (do Ajax).
Sem tempo para negociar, o Chelsea, do técnico Maurizio Sarri (assinou no dia 14 de Julho de 2.018), pagou a incrível quantia de £72 milhões em um goleiro que, no fim de 2017/2018, mesmo revezando a titularidade com o veterano goleiro do Bilbao, Gorka Iraizoz (na época, com 37 anos), despertou o interesse no poderoso Real Madrid, conforme noticiado pela ESPN.
Kepa renovou contrato com o Bilbao (até 2025), e sua cláusula rescisória foi estipulada em 80 milhões de euros, ou 72 milhões de libras.
Apenas para comparação, na temporada 2017/2018, Kepa, em 31 jogos (30 pela La Liga e 1 pela Copa del Rey), tomou 44 gols. Lembrando que ele ficou no banco na fase de Qualificação da Europa League, além da fase de grupos (o Athletic Bilbao se classificou em primeiro na fase de grupos, ficando nas oitavas, perdendo para o Olympique de Marseille)
Começo no Chelsea (temporada 18/19)
Sem um reserva à altura e com o semblante de ostentar o maior valor pago por um goleiro, Kepa, não teve bons números em sua primeira temporada no Chelsea.
Na Premier League, 36 jogos, 39 gols, 14 clean sheets;
Na Europa League, 13 jogos, 8 gols, e 7 clean sheets;
Na EFL Cup, 4 jogos, 2 gols, 2 clean sheets;
Na FA Cup, 1 jogo, 2 gols.
TOTAL: 54 jogos, 51 gols, 23 clean sheets;
Não foi algo espetacular, também nada tão ruim; porém, o grande problema foi a forma dos gols tomados, o que, para muitos especialistas e comentaristas, eram gols fáceis de defender. Some-se a isso, a poucas defesas difíceis, que, deveriam ser realizadas pelo goleiro que detém o recorde de mais caro do mundo.
E, para fechar com “chave de ouro”, a cena de Kepa, negando a ser substituído não foi algo que caiu bem. É difícil entender, mas Maurizio Sarri queria que o goleiro fosse substituído, tanto que até a substituição tinha sido realizada e Cabellero estava prestes a entrar. O próprio zagueiro David Luiz conversou algo com o Kepa (provavelmente dizendo para que ele saísse), mas, talvez por orgulho ou pressão que o incomodava, resolveu ficar, e se consagrar em seu primeiro título. Bom o resultado sabemos.
A última temporada como titular (temporada 19/20)
Uma nova temporada começou no Chelsea, e o goleiro mais caro do mundo, não poderia utilizar mais o subterfúgio de temporada de estreia. E, os números não poderiam ser piores do que a temporada anterior, mas foi.
Na Premier League, 33 jogos, 47 gols, 8 clean sheets;
Na Champions League, 6 jogos, 9 gols, e 1 clean sheets;
Na UEFA Super Cup, 1 jogo, 2 gols;
Na FA Cup, 1 jogo, 2 gols.
TOTAL: 41 jogos, 58 gols, 10 clean sheets;
Como nada é tão ruim que não possa piorar, a confiança do técnico, da diretoria e do próprio elenco é que o goleiro realmente não deveria utilizar a “Camisa 1” de uma equipe como o Chelsea. Mesmo assim, o Chelsea resolveu se reforçar em outras áreas, não no gol.
Temporada Atual
Já haviam rumores de que, “uma Grande equipe começa por um Grande goleiro”, porém, mesmo assim, Kepa iniciou a temporada 2020/2021 como titular, já que não havia nenhum outro goleiro que o Chelsea adquiriu.
O primeiro jogo, talvez fosse àquela história de que Kepa poderia realmente justificar o título de “Goleiro mais caro do mundo”. Contra uma equipe tecnicamente inferior, (Brighton), Kepa começou fazendo uma difícil defesa aos 34′ do primeiro tempo, quando o Chelsea já vencia por 1×0.
Porém, aos 53′ um chute de fora da área, totalmente defensável, fez com que Kepa voltasse às sua origens. Um chute até que despretensioso e fraco, fez com que Kepa colecionasse mais um para sua coleção.
Parece que, a partir deste momento, era questão de sobrevivência o Chelsea adquirir outro goleiro. Mas, no fatídico dia 20 de Setembro de 2020, o Chelsea enfrentaria o Liverpool.
E Kepa começou com suas “kepazadas”. Logo aos 12′, em uma bola espirrada que retornaria a àrea do Chelsea, Kepa (mais uma vez), errou o tempo de bola, e quando correu até a mesma, Salah foi mais esperto e chegou antes, cruzou na área (sem goleiro), e Roberto Firmino chutou na trave (detalhe: Kepa estava do outro lado da área).
Aos 50′, um gol de Mané, próximo a pequena área fez o Liverpool abrir o placar (já neste momento o Chelsea estava com 10 jogadores, com a expulsão de Christensen. Porém, foi aos 53′ que Kepa cravasse o fim da sua era no Chelsea. Depois de uma bola recuada, Kepa resolveu dar um passe para Jorginho, e, parece que não viu Sadio Mané aproximando. Com 12 contra 10 o Chelsea praticamente só aguardava o jogo terminar.
Qual o destino de Kepa?
O Chelsea gastou incríveis £72 milhões em um goleiro que, de acordo com o TransferMarket vale, atualmente £13,5. Aliás, é o jogador que mais foi desvalorizado atualmente. É sabido que no Chelsea, com as espetaculares apresentações de Edouard Mendy, dificilmente Kepa voltará a ser titular:
Na Premier League, 10 jogos, 5 gols, 6 clean sheets;
Na Champions League, 5 jogos, 1 gol, e 4 clean sheets;
Na EFL Cup, 1 jogo, 1 clean sheet;
TOTAL: 17 jogos, 8 gols, 10 clean sheets;
Bom, é claro que muitos irão dizer que a zaga do Chelsea era o problema, que com a chegada de Thiago Silva a vida de Edouard Mendy ficou mais fácil. infelizmente isso não é verdade. Na temporada anterior, Kepa apareceu em último em praticamente todas as estatísticas envolvendo 25 goleiros que disputaram, pelo menos, 5 jogos na Premier League.
Defesas por jogo: 1,7 (último lugar);
Defesas totais: 56% (penúltimo lugar);
Defesas em chutes de fora da área: 50% (penúltimo lugar);
Defesas em chutes de dentro da área: 70% (último lugar);