Data: 26 de Dezembro de 2020 / Horário: 14h:30min (Horário de Brasília)
Competição: Premier League – 15ª rodada
Local: Emirates Stadium (Londres – Inglaterra)
Árbitro: Michael Oliver; Assistentes: Stuart Burt, Simon Bennett; Quarto árbitro: Stuart Attwell; VAR: Paul Tierney; Assistente do VAR: Stephen Child;
Transmissão: ESPN Brasil
CHELSEA FC
Recuperando-se de duas derrotas seguidas na Premier League, o Chelsea tem mais um derby londrino pela frente. No dia do Boxing Day os Blues vão até o Emirates Stadium para enfrentar a equipe do Arsenal na décima quinta rodada da competição.
Na última segunda-feira (21) os Blues receberam o West Ham United em Stamford Bridge e conquistou uma importante vitória por 3-0 graças a gols marcados por Thiago Silva e Tammy Abraham (2x).
Com a vitória e os demais resultados da rodada, o Chelsea subiu para a quinta colocação na tabela de classificação da Premier League com 25 pontos conquistados em 14 rodadas (7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas), ficando há seis pontos do Liverpool que lidera com 31 pontos conquistados.
Os Blues possuem o segundo melhor ataque da Premier League com 29 gols marcados (sete a menos que o Liverpool), sendo a equipe que mais balançou as redes em cobranças de escanteio na temporada (8) e tem a terceira melhor defesa da competição com 14 gols sofridos, atrás apenas de Manchester City (12) e Aston Villa (13).
Lutando na parte de cima da tabela, o Chelsea busca seguir na cola dos primeiros colocados, mas terá alguns desfalques importantes na equipe.
FORMA RECENTE
VEVDDV – CHELSEA 0-0 Tottenham | CHELSEA 3-1 Leeds Utd | Everton 1-0 CHELSEA | Wolves 2-1 CHELSEA | CHELSEA 3-0 West Ham Utd;
NOTÍCIAS DA EQUIPE
Neste período movimentado da temporada, o Chelsea tem desfalques importantes na equipe. Além de Hakim Ziyech e Reece James que já não estavam disponíveis na última rodada, o lateral esquerdo Ben Chilwell também foi entregue ao departamento médico e desfalca a equipe.
Não quero falar sobre qual é a batalha deles [Arsenal], eles são apenas uma boa equipe com um bom treinador. Eles tiveram alguns resultados difíceis recentemente, mas de maneira geral a Premier League nesta temporada para cada equipe tem sido mais inconsistente do que tem sido provavelmente em temporadas anteriores para a maioria das equipes. Não é minha preocupação exatamente onde eles estão, minha preocupação é a equipe em valor, em termos de qualidade, e eles são uma equipe de alta qualidade.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Sem Ben Chilwell, o Chelsea deve contar com mais uma alteração na equipe. Emerson Palmieri que entrou durante a partida contra o West Ham deve ocupar a lateral esquerda novamente. Outro jogador que deve retornar à escalação inicial é Mateo Kovacic.
ARSENAL
Se o Chelsea briga pelas primeiras colocações na parte de cima da tabela, o mesmo não se pode dizer do Arsenal. Tendo iniciado a temporada da Premier League com duas vitórias nas duas primeiras rodadas, os Gunners despencaram na tabela e ocupam apenas a décima quinta colocação, com apenas quatro pontos acima da primeira equipe na zona de rebaixamento, sendo sua pior campanha na liga desde a temporada 1974-75.
O baixo desempenho da equipe somado à maus resultados, colocam a equipe de Mikel Arteta em um momento alarmante, com apenas apenas uma vitória nas últimas dez rodadas, sendo sete derrotas e dois empates neste período. Tanto defesa quanto o ataque do Arsenal não vem apresentando muita coisa. No total são apenas 12 gols marcados em 14 rodadas e 18 gols sofridos, deixando a equipe com um saldo negativo de -6.
Mesmo sendo improvável que o Arsenal seja rebaixado nesta temporada, a situação da equipe e a falta de qualidade no elenco tem colocado esta questão em discussão nas últimas semanas, já que a equipe não vence uma partida na Premier League desde o início de novembro.
O Arsenal ainda entrou em campo no meio de semana pela Copa da Liga e conheceu mais uma derrota, desta vez para o Manchester City pelo placar de 1-4 também no Emirates Stadium.
Embora tenha balançado as redes apenas três vezes nesta temporada, o atacante Pierre-Emerick Aubameyang segue sendo o principal jogador da equipe, mas é dúvida para a partida deste sábado. O mesmo vale pro jovem brasileiro Gabriel Martinelli, que sofreu uma pancada na última partida da equipe.
FORMA RECENTE
DDEDD – Tottenham 2-0 ARSENAL | ARSENAL 0-1 Burnley | ARSENAL 1-1 Southampton | Everton 2-1 ARSENAL | ARSENAL 1-4 Manchester City;
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Leno; Segurando, Gabriel, Tierney; Maitland-Niles, Elneny, Xhaka, Saka; Willian, Lacazette, Pepe;
DADOS E CURIOSIDADES
- O Chelsea venceu o Arsenal neste confronto na última temporada, apesar dos Gunners estarem à frente do placar aos 83 minutos;
- O Chelsea perdeu apenas dois de seus últimos 17 jogos contra o Arsenal na Premier League (9 vitórias, 6 empates), com ambas as derrotas acontecendo no Emirates Stadium (3-0 em setembro de 2016, 2-0 em janeiro de 2019);
- O Arsenal não perdeu nenhum dos seus últimos 12 jogos em casa no Boxing Day (10 vitórias e 2 empates) desde a derrota por 2 a 0 contra o Nottingham Forest em 1987. Os Gunners venceram cada um de seus últimos nove jogos na Premier League, incluindo uma vitória por 2-1 sobre o Chelsea em 2001;
- O Chelsea perdeu por 0-2 contra o Southampton no Boxing Day na última temporada, encerrando uma sequência de 14 jogos sem derrota em 26 de dezembro (9 vitórias e 5 empates). Os Blues não perdem partidas consecutivas do Boxing Day desde 1994/1995;
- O Arsenal não venceu nenhum dos seus últimos sete jogos na Premier League (2 empates e 5 derrotas) – apenas uma vez na história da competição eles tiveram uma sequência mais longa sem uma vitória, indo a oito jogos entre novembro de 1992 e janeiro de 1993;