Podendo alcançar a segunda colocação na Premier League, o Chelsea foi até o Emirates Stadium pra enfrentar o Arsenal em crise e… foi derrotado por três a zero.
Mesmo sendo dúvidas e com lesões leves, Reece James e Ben Chilwell foram para a partida como titulares, assim como Kovacic que retornou após iniciar no banco de reservas contra o West Ham.
O JOGO
Buscando se reabilitar, os Gunners começaram a partida pressionando o Chelsea em seu campo de defesa, porém sem tantas chances criadas. Aos poucos o Chelsea passou a ter mais controle das ações, mas pouco criava e pouco levava perigo ao gol adversário. A única chance clara saiu dos pés de Mason Mount que em cobrança de falta acertou a trave do gol defendido por Leno.
A partida era parelha entre as duas equipes, o Arsenal conseguiu uma penalidade. Tierney recebeu a bola na área, passou por Reece James que tentando se recuperar cometeu a penalidade. Na cobrança, Lacazette converteu e colocou os donos da casa na frente.
Totalmente apático em campo, o Chelsea não se encontrava em campo e sofria a cada chegada dos adversários no campo de ataque. Em uma dessas chegadas, Kanté cometeu uma falta na entrada da área e na cobrança, Xhaka acertou o ângulo e ampliou o placar no Emirates.
No segundo tempo, Lampard processou duas alterações de imediato com Jorginho e Hudson-Odoi nos lugares de Kovacic e Timo Werner, mas a equipe resumia suas jogadas em bolas alçadas na área.
Castigando o Chelsea, em sua primeira jogada de ataque, Xaka recebeu próximo da área, tentou o cruzamento, enganou Mendy e marcou o terceiro dos donos da casa.
Perdido em campo, sem nenhuma criatividade e ainda sofrendo em todas as jogadas ofensivas do adversário, o Chelsea conseguiu encontrar um gol. Após jogada na linha de fundo, Hudson-Odoi cruzou à meia altura e Tammy Abraham desviou de peito pro fundo do gol. O assistente até assinalou o impedimento no lance, mas corretamente o VAR confirmou o gol dos Blues.
Pressionando nos minutos finais, Mason Mount recebeu na área, foi derrubado na área e o árbitro assinalou a penalidade de Pablo Marí. Na cobrança, Jorginho bateu fraco e o goleiro Leno fez a defesa, segurando a vantagem pro Arsenal na partida.
Com a derrota o Chelsea desperdiçou a chance de pular pra segunda colocação da Premier League, caiu na classificação pra sexta posição e de quebra ressucitou um rival.
A próxima partida do Chelsea será contra o Aston Villa em um confronto direto por posições na tabela de classificação no dia 28 de dezembro