Data: 03 de Janeiro de 2021 / Horário: 13h:30min (Horário de Brasília)
Competição: Premier League – 17ª rodada
Local: Stamford Bridge (Londres – Inglaterra)
Árbitro: Anthony Taylor; Assistentes: Gary Beswick, Adam Nunn; Quarto árbitro: Peter Bankes; VAR: Mike Dean; Assistente do VAR: Darren Cann;
Transmissão: ESPN Brasil
CHELSEA FC
Tentando espantar a má fase, o Chelsea entra em campo pela primeira vez em 2021 em Stamford Bridge, neste domingo (03) contra o Manchester City.
Após emendar uma longa sequência de invencibilidade, o Chelsea não teve bons desempenhos e resultados no mês de dezembro. Nas últimas cinco partidas disputadas, foram três derrotas, um empate e apenas uma vitória na Premier League.
Nas duas últimas rodadas foram dois tropeços. Na rodada do Boxing Day, no Emirates Stadium, o Chelsea visitou o Arsenal em crise e saiu derrotado por 3-1 em uma atuação muito abaixo do que a equipe pode apresentar. Já na última partida do ano, contra o Aston Villa em Stamford Bridge, os Blues até que saíram na frente do placar com um gol marcado por Olivier Giroud, mas El Ghazi empatou a partida para os Villans no segundo tempo e o placar ficou inalterado até o apito final.
Consequentemente a equipe tem despencado na tabela de classificação da Premier League, embora ainda esteja há sete pontos dos líderes da competição. São 26 pontos conquistados em 16 partidas disputadas até aqui, 31 gols marcados (terceiro melhor ataque) e 18 sofridos (quarta melhor defesa).
A partida deste final de semana também é uma grande oportunidade para a equipe conseguir uma vitória contra uma equipe da parte de cima da tabela, algo que ainda não aconteceu nesta atual temporada.
FORMA RECENTE
DDVDE – Everton 1-0 CHELSEA | Wolves 2-1 CHELSEA | CHELSEA 3-0 West Ham Utd | Arsenal 3-1 CHELSEA; CHELSEA 1-1 Aston Villa;
NOTÍCIAS DA EQUIPE
O Chelsea tem um bom impulso para a partida deste domingo (03). Hakim Ziyech treinou durante a semana e tudo indica que ele está apto para retornar aos gramados neste final de semana. No entanto não é esperado que ele apareça entre os titulares, mas sim no banco de reservas como uma opção pro segundo tempo de jogo.
Já o lateral Reece James é um desfalque certo para a equipe, informação confirmada por Frank Lampard em sua coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (01) e já disponível no nosso site.
É [um jogo] significativo para nós mesmos porque é um jogo que queremos ganhar contra um adversário muito bom. Eles sempre estarão lá [no topo da tabela] ou por perto, nós sabemos disso. Estar lá em cima com eles mesmo com nossa recente sequência de resultados nos últimos jogos é uma vantagem e uma oportunidade de ganhar um jogo contra um competidor.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Frank Lampard não tem tantos problemas para escalar sua equipe pra partida deste final de semana, embora a utilização de alguns jogadores possa ser uma incógnita neste momento.
Capitão da equipe, César Azpilicueta assumirá a lateral direita no lugar do lesionado Reece James, compondo o setor defensivo com Kurt Zouma, Thiago Silva e Ben Chilwell.
Mount, Kanté e Kovacic devem ser os jogadores escolhidos por Frank Lampard pra compor o meio de campo da equipe, enquanto no trio ofensivo, Callum Hudson-Odoi, vindo de duas boas atuações, deve ganhar nova oportunidade ao lado de Christian Pulisic e Timo Werner no comando do ataque.
MANCHESTER CITY
Com os mesmos 26 pontos do Chelsea mas com duas partidas a menos, o Manchester City vem recuperando sua forma na atual temporada. Embora as atuações não lembrem as das três últimas temporadas, os Cityzens vem de três vitórias e dois empates nas últimas cinco rodadas da Premier League e pretendem lutar pelo título nesta temporada.
No total o City marcou 21 gols nesta campanha da Premier League, um número bem inferior ao esperado pela equipe, porém a defesa tem sido um destaque da equipe com apenas 12 gols concedidos nas 14 partidas que o clube disputou até aqui na competição.
Em seu último jogo disputado, ainda na rodada do Boxing Day no dia 26 de dezembro, o City recebeu a equipe do Newcastle United no Etihad Stadium e saiu de campo com uma vitória por 2-0, com gols de Ilkay Gundogan e Ferran Torres.
No entanto a equipe vem sofrendo com um surto de covid-19 no elenco. Os brasileiros Gabriel Jesus e Ederson, além de Kyle Walker e mais dois jogadores do clube foram diagnosticados com a covid e estão em período de isolamento. Na última semana o centro de treinamento do City foi fechado devido ao surto e sua partida contra o Everton, que seria realizada no início da semana foi adiada.
Os outros dois jogadores infectados ainda não foram revelados pelo clube ou pela Premier League, mas Guardiola tem alguns problemas para mandar sua equipe à campo neste domingo.
FORMA RECENTE
VEEVV – MAN CITY 2-0 Fulham | MAN CITY 0-0 Man Utd | MAN CITY 1-1 WBA | Sounthampton 0-1 MAN CITY | MAN CITY 2-0 Newcastle Utd;
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Steffen; Cancelo, Dias, Stones, Mendy; Rodri, Gundogan; Mahrez, De Bruyne, Sterling; Aguero;
DADOS E CURIOSIDADES
- O Chelsea venceu seus dois últimos jogos em casa na Premier League contra o Manchester City. A maior sequência de vitórias contra o City em Stamford Bridge aconteceu entre 2006-2009 (4);
- O Man City só não conseguiu marcar em um de seus últimos 12 jogos na Premier League contra o Chelsea (0-2 em dezembro de 2018), com os Citizens também mantendo cinco clean sheets neste período;
- Nenhum dos últimos 10 jogos da Premier League entre Chelsea (4 vitórias) e Man City (6 vitórias) terminou empatado, com o time da casa vencendo cada um dos últimos cinco na competição;
- O Chelsea não conseguiu vencer seu primeiro jogo do ano na Premier League em cada um dos últimos quatro anos do calendário (3 empates e 1 derrota), desde que venceu por 3 a 0 no Crystal Palace em 2016;
- O Manchester City venceu seu primeiro jogo no ano na PL em 13 dos últimos 14 anos (1 derrota), vencendo cada um dos últimos oito jogos seguidos no ano novo desde a derrota por 1 a 0 para o Sunderland em 2012;
- O Manchester City perdeu três de seus últimos quatro jogos na Premier League em Londres (1 empate), tanto quanto teve em suas primeiras 19 visitas à capital sob o comando de Pep Guardiola (14 vitórias, 2 empates e 3 derrotas);
- 36% dos 89 gols de Olivier Giroud na Premier League foram marcados pelo Chelsea (32 de 89), incluindo o gol marcado contra o Aston Villa – o francês marcou mais gols de cabeça na competição do que qualquer outro jogador desde sua estreia em agosto de 2012 (32);