O Chelsea volta a campo neste domingo (10) em partida válida pela terceira rodada da FA Cup, marcando a estreia da equipe nesta edição da competição. A partida será contra o Morecambe da League Two – quarta divisão inglesa – e nesta sexta-feira (08), Frank Lampard falou com a imprensa, concedendo atualizações sobre a equipe.
Eu não vou falar sobre o time titular para enfrentar o Morecambe. Reece James está fora do jogo. Ele treinará conosco amanhã, mas o jogo será muito cedo [para o retorno].
Andreas Christensen e N’Golo Kanté, também. Kanté tem uma pequena lesão no tendão, então perderá este jogo e está suspenso para o jogo contra o Fulham na próxima sexta-feira, então vamos adiante.
Foi absolutamente a partir daquele momento no jogo contra o Villa [a lesão de Christensen]. É provavelmente uma reação típica dos dias de hoje onde Andreas tomou uma pancada. Ele está fora, mas a lesão não é tão ruim, o que é uma boa notícia para ele. Ele vai voltar a treinar conosco amanhã. Esses três estão fora e os jovens jogadores entraram em treinamento porque as regras originais do Covid significavam que só poderíamos ter uma certa quantidade de jogadores e funcionários na bolha.
Uma alteração nisso recentemente significou que podemos ter alguns jogadores da academia para chamar, e eles foram testados com toda a razão no processo. Então isso é uma grande vantagem para nós, em termos de poder treinar no nível que queremos treinar. Então eles foram treinar conosco e alguns podem estar envolvidos no jogo.
Kepa Arrizabalaga perdeu sua titularidade nesta temporada para Édouard Mendy e tem sido a segunda opção de Frank Lampard para a meta. Se tratando do goleiro mais caro da história, as críticas e rumores sobre o futuro do espanhol sempre aparecem na imprensa. Apesar de ressaltar a importância de Kepa e sua boa atitude nos treinos, Frank Lampard não descartou uma transferência nesta janela.
Bem, no momento ele é o nosso jogador e eu acho que a situação é clara, Edou (Édouard Mendy) chegou, ele tem jogado regularmente como o número um para nós. Quando Kepa entrou no jogo da Liga dos Campeões [contra o Sevilla] ele foi bem, e ele treinou muito bem. Sua atitude tem sido brilhante, etão eu não vou ser falar sobre isso no momento, ele é o nosso jogador, vamos ver como vai ser em janeiro, mas não quero estar aludindo ao que pode ou não ser.
Muitos casos positivos de covid tem aparecido nos últimos dias na Inglaterra. Sem ser diretamente afetado pela pandemia, Frank Lampard foi perguntado se havia algum caso no elenco e no clube, e disse:
Não vou falar necessariamente sobre eles (Morecambe), mas tenho preocupações por causa do clima atual. Tivemos alguns pontos positivos, não tivemos nenhum jogador positivo nas últimas rodadas, tivemos um pequeno número de funcionários.
Nossa equipe médica tem sido fantástica, além do que a Premier League está estabelecendo, testamos, levamos as pessoas para fora e não corremos riscos com ninguém. Acho que é o certo.
O país está trancado por uma razão. Enquanto o futebol está acontecendo, significa que há muita mistura acontecendo, então não é a norma e temos que ser ultra-cuidadosos.
Então, eu não estou completamente confortável, mas temos que seguir a linha e temos que tentar continuar jogando, mas a segurança deve vir primeiro. Acho que há muitas partes móveis e as coisas estão mudando dia após dia, e é assim que temos que olhar para ela.
Diante de um adversário da quarta divisão, Frank Lampard ressaltou a importância de estar atentos porque nada está ganho.
Certamente não é [um jogo fácil]. Não importa a forma, status, a Fa Cup tem uma magia que está lá há muito tempo, o que significa que os azarões vão aparecer, tentar ganhar e dificultar as coisas para você e considerando nossa forma atual temos que estar ainda mais atentos e nos preocupar com nós mesmos e nos colocar jogando bem.
Se jogarmos bem e fizermos nosso trabalho direito, ganharemos o jogo, acredito. Mas temos que respeitar Morecambe e a Fa Cup.
Timo Werner não tem marcado e feito atuações abaixo do esperado pelo Chelsea. Na mesma proporção, a equipe tem perdido a confiança nas últimas semanas, se colocando em um cenário desfavorável com diversos resultados adversos nos últimos jogos. Frank Lampard comentou sobre o assunto.
Bem, para ser honesto, com um elenco de mais de 20 jogadores eu tenho essas decisões toda semana de maneiras diferentes. Você menciona Timo [Werner], mas eu estou sempre pensando em forma e físico, o que significa para o indivíduo, o que significa para o grupo. Isso faz parte do meu trabalho.
Eu tomo o ponto de vista de que precisamos ganhar o jogo em primeiro lugar. Em segundo lugar, há jogadores que precisam de minutos, de descanso, de confiança porque a confiança foi atingida a partir da sequência difícil recentemente. Vou tentar equilibrar isso através da equipe, mas vou escolher um time para ganhar o jogo.
É um momento difícil. O futebol depende tanto da confiança individual e coletiva. Nos tempos fáceis em que a confiança está fluindo – como quando ficamos dezesseis jogos invictos, depois do Leeds todo mundo estava bem e feliz – os jogadores estavam movimentando bem a bola, a pressão não os afetava em campo.
Não demora muito para que isso mude às vezes, mas isso é futebol de alto nível. Não me surpreende ver momentos como esse no jogo e no treinamento. Claro, então os jogadores precisam de um empurrão. Esse é o meu trabalho, o trabalho do pessoal e essa é a única maneira de sair de uma queda de confiança é trabalhar duro.
Eu não sei outra maneira além de correr e lutar para sair de uma falta de confiança. Essas são as regras do futebol. Você não deveria estar neste jogo a menos que entenda que esses momentos vêm. Eu tenho sido muito claro com eles sobre isso e é aí que o nosso desafio está.
A sequência de más atuações e resultados do Chelsea tem chamado a atenção nas últimas semanas. Com isso, surgiu na imprensa a informação sobre uma possível insatisfação de determinados jogadores com os métodos adotados por Frank Lampard. Questionado se era difícil motivar um grande grupo de jogadores com a equipe apresentando maus desempenhos, Lampard disse:
Eu acho que no primeiro ponto, quando você tem um time tão grande quanto nós, significa que eu provavelmente tenho mais não-titulares do que titulares para cada jogo em nosso time. É só a natureza humana que os jogadores acham isso difícil, eu achei isso difícil.
Você está pedindo algo impossível para eles terem uma cara feliz todos os dias e durante a semana e depois não conseguir aparecer para o fim do negócio [o jogo]. Eu acho que é a mesma coisa em qualquer trabalho – se um jornalista fez pesquisa durante toda a semana e então alguém tirou a entrevista, isso doeria. Isso é normal.
Em tempos difíceis, os desafios são sempre altos para mim e para os jogadores. Se há um pouco de vantagem em torno desses tempos, então bom, deixe as pessoas mostrarem sua vantagem e mostrarem que merecem estar na equipe. Se eles treinarem da maneira certa e agirem da maneira certa, eles vão entrar na equipe e permanecer na equipe. Isso é parte de ter um grande elenco.
Em termos de mim mesmo, eu tenho que dizer que eu vim para o trabalho esperando pressão. Com a minha personalidade – e eu sou muito estranho, embora você tenha que ser para fazer esse trabalho – quando as coisas vão bem, eu coloco mais pressão em mim mesmo porque eu me preocupo com o que está ao virar a esquina. Eu me preocupo com complacência.
Durante a sequência invicta, eu estava sob pressão das pessoas dizendo o quão grande nós éramos. Agora, eu acho a situação mais desafiadora no bom sentido. Posso saber mais sobre mim, cada membro da equipe e da equipe. Torna meu trabalho mais excitante.
Entendo que a pressão aumenta por causa da pressão em torno de uma equipe como essa, mas eu amo fazer o que estou fazendo e nunca esperei uma corrida fácil neste trabalho. Estou em um grande clube no futebol mundial que está em processo de reconstrução. Isso nunca ia ser uma corrida fácil. Eu esperava por essas situações.
Frank Lampard também comentou da importância de transmitir sua atitude e energia positiva para a equipe mesmo em momentos adversos como os vividos pelo time nas últimas semanas.
É meu trabalho ser assim. Eu não acho que houve uma temporada que eu joguei neste clube, por todo o sucesso que tivemos, onde não tivemos momentos difíceis, reuniões, uma derrota, derrotas consecutivas, ou um período ruim.
É parte e parcela de ser um jogador. Então eu sou o primeiro que tem que estar positivo e ficar animado. Perder jogos é a maior chance de melhorar no futebol. Então é a maior chance de melhorar. Quando você é um time jovem e novo com jogadores recém-contratados, esses são os momentos que os testam e os tornam melhores jogadores.
Então eu tenho que ser o único que afirma que para eles manterem os queixos para cima, se manterem trabalhando, manterem entendendo as reações necessárias em momentos difíceis e o resto é com eles.
Os jogadores sempre serão os únicos a tirá-lo desses momentos. Eles têm que ir e executar.
Alguns jogadores da academia terão a oportunidade de atuar contra o Morecambe na FA Cup, com alguns podendo fazer sua estreia no time principal. Perguntado sobre quais seriam estes jovens jogadores, Lampard finalizou sua coletiva.
Convocamos tanto os Tino’s (Anjorin quanto Livramento), Jude [Soonsup-Bell], que vem marcando gols na equipe youth. Chamamos Lewis Bate, que já treinou conosco antes e Henry Lawrence.
É uma grande experiência para eles e é algo que eu queria fazer e na última temporada fui capaz de fazer no reinício.
Ajuda a treinar porque é muito importante ter treinamento competitivo e ter jogadores jovens permite que você seja realmente competitivo em matar os outros jogadores fisicamente entre os jogos.
Tivemos uma semana longa e eles foram realmente capazes de ajudar nisso. Eles também foram capazes de mostrar suas qualidades e é sempre ótimo avaliar os jovens jogadores para ver a rapidez com que eles levam para o lado do futebol de treinamento, mas também como suas personalidades reagem ao aumento da pressão e nível no treinamento.
É algo que eu sempre acreditei apaixonadamente pelo clube e vi muito de todos aqueles jogadores que vieram treinar conosco. Eles são um verdadeiro potencial para nós e há muitos passos para eles de muitas maneiras diferentes, mas eu tenho muito prazer em fazê-lo. É bom para os jogadores mais velhos porque eles podem falar com os rapazes mais jovens e ajudá-los. E para os jovens jogadores, isso mostra o que eles podem aspirar.