O Chelsea voltou a campo pela Premier League neste sábado no derbi londrino contra o Fulham no Craven Cottage e Frank Lampard processou algumas alterações na escalação inicial, deixando Kurt Zouma, Timo Werner, Tammy Abraham e Reece James no banco de reservas.
Com um gol solitário, os Blues superaram o rival londrino e respira na Premier League após três partidas sem vencer.
O JOGO
Com grande posse de bola desde os minutos iniciais, o Chelsea sofria com um meio de campo lento e pouco participativo na partida. No entanto a partida era agitada em Craven Cottage. A primeira oportunidade apareceu em cobrança ensaiada de escanteio de Hakim Ziyech mas a finalização de Mason Mount parou na marcação.
Em outra boa chegada ao ataque foi a vez de Olivier Giroud tabelar com Mount, bater de primeira e obrigar o goleiro Areola a fazer uma grande defesa.
Aos poucos os donos da casa começaram a equilibrar a partida, chegando com perigo no campo de ataque, obrigando o Chelsea a se postar defensivamente em campo.
No entanto o Chelsea passou a tomar conta das ações e pressionar, mesmo que de forma desorganizada, em busca do gol. Na primeira tentativa, Ziyech tabelou com Giroud, bateu firme da entrada da área e parou em defesa de Areola. Na segunda, Mason Mount aproveitou sobra na área, bateu firme e acertou o travessão do gol do Fulham. Logo em sequência, em cobrança de escanteio de Mason Mount, Rudiger subiu mais alto, cabeceou firme e Areola fez outra defesaça na partida.
Apesar da pressão do Chelsea, a equipe mandante não abidcava de jogar. Em jogada rápida de ataque, Tete encontrou Ivan Cavaleiro livre na área mas o português pegou mal e mandou pra fora.
Antes do intervalo, um lance de muito perigo deixou o Fulham com um jogador a menos em campo. Antonee Robinson fez uma entrada criminosa em César Azpilicueta e o árbitro com o auxílio do VAR mostrou o cartão vermelho corretamente.
No início do segundo tempo o Fulham até esboçou uma pressão na saída de bola, mas o Chelsea logo tomou conta das ações em busca do gol. Depois de cobrança de escanteio ensaiada, Hakim Ziyech sem ângulo mandou direto pro gol e parou em nova defesa de Areola.
Enquanto isso o Fulham apostava nas jogadas rápidas de contra ataque e chegou a levar perigo em finalização de fora da área de Ola Aina. O Chelsea ocupava o campo de ataque em busca do gol enquanto o Fulham não conseguia sair jogando.
A primeira mudança na equipe veio com a entrada de Tammy Abraham no lugar de Jorginho. Logo em sua primeira jogada, em bola levantada pra área, Tammy Abraham subiu mais alto, cabeceou bem mas Areola ficou com a bola. No lance seguinte, Ziyech recebeu de Azpilicueta, cruzou com perfeição mas a bola passou por todo mundo, levando grande perigo ao gol dos donos da casa.
Apesar da pressão, o Chelsea era pouco criativo, abusando novamente das bolas alçadas. Frank Lampard resolveu processar suas duas últimas alterações, colocando Timo Werner e Callum Hudson-Odoi nos lugares de Olivier Giroud e Hakim Ziyech e a mudança logo surtiu efeito.
Callum Hudson-Odoi recebeu na direita, inverteu pra Ben Chilwell, que cruzou, Areola tirou com um tapa mas a bola sobrou dentro da área pra Mason Mount finalizar de primeira e abrir o placar.
Com a vantagem no placar e mais confortável em campo, o Chelsea seguia no campo de ataque em busca do segundo gol, enquanto o Fulham tentava jogadas em bolas esticadas pro campo de ataque.
Já nos acréscimos, o Chelsea teve a chance de marcar o segundo gol. Com o Fulham postado no ataque em busca do empate, Mount recuperou a bola, acionou Timo Werner com o campo livre mas o alemão cara a cara com o goleiro Areola finalizou pra fora.
No entanto foi o suficiente para os Blues voltarem a vencer na Premier League e subir na tabela.
Com a vitória o Chelsea chegou aos 29 pontos conquistados em 18 partidas disputadas, três pontos a menos que o quarto colocado Leicester City. A próxima partida dos Blues será justamente contra o Leicester City fora de casa na próxima terça-feira (19).
FICHA DA PARTIDA
CHELSEA: Mendy; Azpilicueta, Thiago Silva, Rudiger, Chilwell; Kovacic, Jorginho, Mount; Ziyech, Giroud, Pulisic;
Gol: Mason Mount
Subs: Kepa, James, Zouma, Emerson, Gilmour, Havertz, Hudson-Odoi, Werner, Abraham.
FULHAM: Areola, Tete, Aina, Andersen, Adarabioyo, Robinson, Reed, Anguissa, Dercordova-Reid, Lookman, Cavaleiro;