Nesta segunda-feira (18) o treinador Frank Lampard esteve presente em Cobham para a entrevista coletiva diante da partida contra o Leicester City fora de casa nesta terça-feira (19).
Frank Lampard abordou assuntos como a importância de seguir vencendo, as qualidades do Leicester City, os desempenhos de Mason Mount, mas iniciou a coletiva concedendo atualizações sobre a equipe, revelando uma única baixa no elenco.
Andreas Christensen está disponível e N’Golo Kante infelizmente não está, seu tendão não está bom.
Fikayo Tomori vinha sendo um titular regular no Chelsea na última temporada, mas perdeu espaço na segunda metade, sendo pouco utilizado por Frank Lampard. Questionado sobre o que aconteceu de errado com o jogador e sobre uma possível opção de compra do Milan em seu contrato de empréstimo, Lampard disse:
Eu não acho que há algo sobre “quando começou a dar errado”, Fikayo é um jogador em desenvolvimento. Como um time, tivemos quatro zagueiros no ano passado, e você não pode jogar com quatro em um jogo e você tenta encontrar consistência em momentos diferentes.
Em um ponto Fikayo estava nisso, e mais tarde não tanto e este ano temos cinco zagueiros, então a situação é difícil para os zagueiros que não estão jogando regularmente.
E é por isso que ele pode sair por empréstimo, para o seu desenvolvimento, ele é um jogador jovem e ele teve uma grande evolução nas últimas duas temporadas desde que eu tenho trabalhado com ele, e isso vai continuar, e nós vamos encontrar o melhor caminho para isso.
Não há detalhes [sobre uma opção de compra do Milan], mas isso não foi confirmado.
A confiança em cima do Chelsea tem sido baixa desde o mês de dezembro, quando a equipe começou a apresentar desempenhos abaixo do esperado. Entretanto Mason Mount seguiu se apresentando como um jogador muito importante para a equipe. Frank Lampard comentou sobre como a confiança em Mason Mount pode impulsionar o restante do grupo e comentou sobre o aumento nos níveis de confiança após duas vitórias.
Certamente pode ajudar, porque você pode ver que ele está jogando com confiança, daí seus dois gols nos últimos dois jogos. O jogo geral dele é muito bom.
Eu continuo falando muito sobre ele e sua ética de trabalho no treinamento é uma dessas razões, ele mantém seus padrões elevados em treinamento todos os dias.
Há coisas que outros jogadores podem olhar com Mason e ao mesmo tempo, é claro quando você está em um momento difícil individualmente ou coletivamente e você tem que lutar e levar o seu caminho para fora disso, então você confia em jogadores ao seu redor fazendo seu trabalho.
Mason está fazendo isso no momento, mas temos muitos jogadores assim em áreas avançadas, só precisamos de um pontapé inicial deles, precisamos ver alguns números, produção da parte de frente do campo.
Não sei o que são se forem seus críticos [resposta aos críticos de Mount]. Não sei como alguém poderia criticá-lo ultimamente. Eu senti isso no ano passado. No ano passado, Mason estava jogando regularmente para nós e eu percebi alguns dos críticos – no mundo moderno é muito fácil ouvi-los mesmo que você não use as mídias sociais, vocês me perguntam sobre isso o tempo todo.
O tipo de Mason, o tipo de jogador de meio-campo que ele é, ele faz um grande trabalho para o time sem a bola, o que eu acho que para a maioria não é tão emocionante como uma finalização ou passes mais agudos.
Ele faz todos esses fundamentos bem, ele movimenta a bola tão rápido, ele é um grande companheiro de equipe, nós vimos recentemente ele marcar gols, ele encontra assistências, ele faz todas essas coisas então eu não acho que importa se as pessoas são críticas de alguma forma. Uma coisa que ele tem também é uma ótima atitude.
Ele tem uma ótima maneira de parecer que nunca é perturbado por críticos lá fora. Os críticos estão errados. Não há dúvida sobre isso. Quem conhece futebol e assiste Mason Mount jogar entende o talento incrível que ele tem. Ele acabou de fazer 22 anos. Imagine quando ele tiver 25 anos, imagine quando ele tiver 27. Então os críticos não importam quando se trata de Mason.
Você olha ao redor da Premier League e vê equipes que foram bem sucedidas em geral ou em boas sequências com jogadores no topo do campo que estão finalizando, marcando e auxiliando e nós estivemos um pouco aquém disso recentemente, mas isso vai voltar.
Os jogadores têm que lutar para voltar por esses pequenos períodos ou momentos, e no momento Mason é um bom exemplo de alguém que está sempre lutando, e está jogando muito bem.
Certamente ajudará [aumento da confiança] porque o Leicester é um adversário de qualidade que consegue resultados, então ajudaria, mas não somos a única equipe nessa posição, os exemplos de ontem das principais equipes saindo um pouco e certos elementos da equipe não estão disparando.
É difícil ganhar jogos nesta liga, então não quero me apoiar muito na confiança. Isso faz parte do quadro no momento, mas para mim, a ética de trabalho e a equipe realmente estar focada é tão importante para mim quanto a confiança porque a qualidade da equipe existe.
Sabemos que o potencial está lá e ele será desbloqueado, é apenas ter certeza de que fazemos todas as coisas certas para recuperá-lo, onde quer que esteja.
O Leicester ocupa atualmente a terceira colocação na tabela da Premier League e tem se mostrado um forte concorrente na parte de cima da tabela de classificação. Frank Lampard revelou que a equipe de Brendan Rodgers é uma das postulantes ao título desta temporada incomum. Além disso ele comentou sobre enfrentar os Foxes fora de casa e elogiou o treinador adversário.
Não sei [se é melhor enfrentá-los fora de casa], talvez em forma, mas não acho que esteja diretamente relacionado. Às vezes é o tipo diferente de equipe, pode-se querer mais posse, outro pode querer contra-atacar e eu acho que Leicester e Brendan têm a capacidade de fazer os dois, então eu não estou considerando isso muito.
Eles estão nela [briga pelo título], com certeza. A maneira como eles estão jogando, entrando nessa posição na liga, é o mesmo da temporada passada. Conseguimos superar eles no final da temporada passada, mas é um grande desafio para nós. Eles são uma equipe muito boa, com jogadores muito bons e um treinador muito bom como Brendan [Rodgers] então sabemos que eles estão na corrida [pelo título].
Não temos que considerar a corrida como ela está no momento, temos que nos considerar como podemos obter um resultado contra o Leicester, que é um competidor lá em cima e ver se podemos conquistar algumas vitórias em sequência que podem nos impulsionar de volta para onde queremos estar. Mas a corrida é muito aberta, especialmente em comparação com os últimos anos.
Timo Werner tem passado por um momento de dificuldade na Premier League. Contratado para ser um artilheiro para a equipe, o alemão não balançou as redes nas últimas dez partidas na competição e Frank Lampard defendeu o atacante.
Não quero compará-lo com ninguém. A história de todos é diferente. Fernando Torres teve momentos difíceis aqui e saiu ganhando a Liga dos Campeões, então acho que não devemos comparar muito.
Tudo o que precisamos fazer aqui no momento, Timo, eu e colegas de equipe ao seu redor é criar o melhor ambiente para tirar o melhor do Timo, o que significa que ele mesmo trabalha duro. Qualquer atacante sabe – quando você vê as chances que ele perdeu no outro dia isso é apenas repetição no campo de treinamento.
Todo mundo vai passar por esses momentos, quer você repita mil vezes ou não. Mas quando você está naquele momento você deve repetir e continuar trabalhando. Ele também precisa de apoio ao seu redor, ele precisa manter a cabeça erguida e o foco e meu trabalho é apoiar ao seu redor e dar-lhe positividade e confiança.
Timo Werner não marcou por acaso a quantidade de gols das últimas temporadas. Ele marcou esses gols por causa de seu enorme talento.
Um momento difícil para ele no momento é um pequeno período no que eu acredito que será uma carreira fantástica para ele daqui para frente no Chelsea. Não tenho dúvidas quanto a isso. Espero que as pessoas ao redor dele também possam ver dessa forma.
O Chelsea se afastou do pelotão de cima da Premier League após os resultados recentes. Cotado por muitos como um dos favoritos ao título pelos gastos realizados, o Chelsea tem encontrado dificuldades recentemente e Frank Lampard comentou se a equipe pode voltar à disputa.
A razão pela qual eu digo sobre a corrida pelo título é porque eu não quero olhar tão longe [à frente]. Não há razão para dizer se vamos ou não [brigar pelo título] no momento. Só precisamos considerar os jogos na nossa frente e tentar vencê-los para nos empurrarmos constantemente para cima na tabela.
Não estamos em uma posição ruim, tivemos um período curto de forma ruim e se pudermos juntar vitórias neste mês, então o quadro mudará muito rapidamente como já aconteceu este ano de tantas maneiras. Esse é o meu ponto sobre isso.
Danny Drinkwater foi emprestado nesta segunda-feira e Fikayo Tomori está muito próximo de um empréstimo ao Milan. Perguntado se as saídas nesta janela significam que o clube olhará para se reforçar, Lampard finalizou a coletiva.
Em termos de jogadores, eu acho que é ótimo para Danny [Drinkwater] sair e ir e jogar por si mesmo para tentar obter alguns jogos.
Com Fikayo [Tomori], veremos. Não estou preocupado em trazer alguns jogadores neste momento. Estou tentando garantir que o equilíbrio do elenco esteja certo e se os jogadores seguirem em frente, então isso é benéfico para eles e para o nosso time, vejo isso como positivo.