O Chelsea conquistou mais uma vitória sob o comando de Thomas Tuchel, desta vez despachando o Tottenham pelo placar mínimo em seu próprio estádio, graças a um gol marcado por Jorginho em cobrança de pênalti.
Thomas Tuchel foi para o seu primeiro derbi londrino com uma escalação que gerou algumas críticas, mas seguindo a mesma lógica das escalações de suas duas primeiras partidas no comando do Chelsea.
Repetindo a defesa com Azpilicueta, Thiago Silva e Rudiger, Tuchel fez mudanças em relação à última partida, indo com Reece James na ala direita, Hudson-Odoi na ponta, Timo Werner no comando de ataque e Mason Mount na ponta esquerda.
O JOGO
O controle da partida do Chelsea foi visível desde o primeiro minuto. Logo no primeiro lance da partida, aos 10 segundos, Azpilicueta fez lançamento e de cabeça Timo Werner cabeceou pra fora.
Com alta posse de bola e sem dar muitos espaços pros donos da casa, o Chelsea era soberano, embora não finalizasse no gol. No entanto em jogada pela direita, Azpilicueta lançou para Werner na área e o alemão foi derrubado por Erick Dier. Corretamente o árbitro marocu a penalidade. Na cobrança Jorginho bateu forte no canto esquerdo de Lloris e abriu o placar no norte de Londres.
O domínio das ações perdurou durante todo o primeiro tempo, com o Chelsea ocupando o campo de ataque na maior parte do tempo e ficando com praticamente todas as segundas bolas. No entanto a equipe teve uma baixa importante na primeira etapa. Após fazer corte na defesa, Thiago Silva sentiu e foi substituído por Andreas Christensen.
A segunda etapa começou completamente diferente. Os Spurs marcavam no campo de ataque, forçando o Chelsea ao erro na saída de bola e alguns sustos aconteceram, mas a primeira oportunidade foi do Chelsea. Após troca de passes, Hudson-Odoi recebeu próximo da área, finalizou cruzado mas errou o alvo.
Em outra boa chegada, Mason Mount armou contra ataque pelo meio, encontrou passe para Timo Werner na área mas Aurier travou a finalização no último minuto, evitando o segundo gol dos Blues. Em outra oportunidade, Mount cruzou pra Christian Pulisic livre mas o goleiro Lloris se antecipou e afastou de soco.
Com cada vez mais espaços pelo meio, Kovacic fez jogada parecida com a de Mount, invadiu a área e com duas opções livres, o croata finalizou pra fora, desperdiçando uma grande oportunidade de ampliar o placar. Novamente em outra boa oportunidade, Mount recebeu na entrada da área, finalizou cruzado mas parou em outra defesa de Hugo Lloris.
Desperdiçando grandes oportunidades de matar o jogo, o Chelsea também sofreu sustos. Em jogada de ataque dos Spurs, Lamela finalizou forte e Mendy se esticou para mandar pra escanteio, evitando o gol de empate.
Com o Tottenham cada vez mais presente no ataque, o Chelsea corria grandes riscos após amplo domínio na partida e em bola levantada pra área, Carlos Vinícius subiu mais alto e cabeceou pra fora com muito perigo ao gol de Mendy.
Já nos acréscimos, o Tottenham acuava o Chelsea pro campo de defesa mas de maneira desorganizada não conseguia fazer uma grande pressão, mas no último lance da partida, Son recebeu próximo da área e finalizou por cima do gol de Mendy.
Com a vitória o Chelsea chega aos 36 pontos na tabela de classificação, ultrapassando o próprio Tottenham e pulando para a sexta colocação.
A próxima partida dos Blues será contra o Sheffield United pela Premier League fora de casa no Bramall Lane no domingo.
FICHA DA PARTIDA
CHELSEA: Mendy, James, Azpilicueta, Rudiger, Thiago Silva, Alonso, Kovacic, Mount, Jorginho, Hudson-Odoi, Werner.
Subs: Kepa, Christensen, Chilwell, Emerson, Kanté, Ziyech, Pulisic, Abraham, Giroud;
Gol: Jorginho (pênalti)
Tottenham: Lloris, Aurier, Alderweireld, Dier, Davies, Hojbjerg, Sissoko, Ndombele, Bergwijn, Son, Vinicius;