Data: 23 de Fevereiro de 2021 / Horário: 17h:00min (Horário de Brasília)
Competição: UEFA Champions League – Oitavas de finais – Ida
Local: Arena Nacional (Bucareste – Romênia)
Árbitro: Felix Brych (ALE); Assistentes: Mark Borsch (ALE), Stefan Lupp (ALE); Quarto árbitro: Christian Dingert (ALE); VAR: Marco Fritz (ALE); Assistente do VAR: Sascha Stegemann (ALE);
Transmissão: TNT, Estádio TNT Sports e Facebook da TNT Sports
CHELSEA FC
O Chelsea entra em campo nesta terça-feira (23) pela partida de ida das oitavas de finais da UEFA Champions League contra a equipe espanhola do Atlético de Madrid. Devido às restrições de entrada na Espanha por conta da pandemia do coronavírus, a partida foi realocada para o estádio Nacional na Romênia em vez de acontecer na casa do Atlético de Madrid.
Invicto há oito partidas em todas as competições, sendo sete destas sob o comando de Thomas Tuchel, o Chelsea vem conseguindo bons resultados e uma significativa melhora em relação ao momento anterior e buscará ir com força máxima na competição.
No último final de semana os Blues ficaram apenas no empate por 1-1 com a equipe do Southampton fora de casa pela Premier League, encerrando uma sequência de quatro vitórias seguidas na competição nacional e ocupa a quinta colocação atualmente.
Na UEFA Champions League o Chelsea se classificou de forma invicta e tranquila em primeiro no seu grupo, que contava com Sevilla (ESP), Krasnodar (RUS) e Stade Rennes (FRA). A campanha ainda contou com uma goleada de 4-0 em cima do Sevilla fora de casa, ajudando a equipe a conquistar 14 pontos de 18 possíveis, com 14 gols marcados e apenas dois sofridos, sendo uma das melhores campanhas da fase de grupos.
Saindo do 4-3-3 com Frank Lampard na primeira metade da temporada, o Chelsea adota sob o comando de Thomas Tuchel o 3-4-3 ou 3-4-2-1 como formação tática, o que deu uma nova vida para jogadores como Antônio Rudiger, Marcos Alonso e Andreas Christensen. Outros jogadores criticados como Jorginho tem desempenhado um papel importante com o treinador alemão.
NOTÍCIAS DA EQUIPE
Thiago Silva não treinou e não viajou com o grupo para a Romênia e é um desfalque certo para a partida contra o Atlético de Madrid. Já Kai Havertz e Christian Pulisic viajaram e estão disponíveis para Thomas Tuchel, mas não devem ter condições de atuar por 90 minutos.
Todos os demais jogadores estão aptos e podem ser selecionados pelo treinador, que falou nesta segunda (22) em entrevista coletiva ainda em Cobham.
É um grande teste, fisicamente e mentalmente. Eles [Atlético] são um grupo muito experiente, um clube muito experiente em seu nível, e um treinador experiente e difícil de jogar contra. É um grande teste e é isso que queremos, porque espero que traga o melhor de nós.
Vamos fazer do nosso jeito, eles vão fazer as coisas do seu jeito. É claro o que você ganha quando joga contra o Atlético: luta, experiência e um time com uma mentalidade forte. São muitas equipes que já experimentaram isso. Eles são os líderes na Espanha agora, mas temos nossas qualidades e o foco está em nós.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Com apenas uma baixa na equipe, Thomas Tuchel não deverá promover grandes mudanças na equipe em relação à equipe que entrou em campo no final de semana contra o Southampton pela Premier League.
Porém Marcos Alonso poderá dar passagem para Ben Chilwell na ala esquerda, enquanto Olivier Giroud deverá ocupar o lugar que foi de Tammy Abraham no final de semana.
ATLÉTICO DE MADRID
Sorteado em um grupo com o atual campeão Bayern de Munique, RB Salzburg e Lokomotiv Moscou, o Atlético não teve um bom início na competição. Na primeira rodada a equipe foi até a Alemanha para enfrentar o Bayern de Munique e sofreu uma goleada na estreia por 4-0.
Precisando buscar a recuperação de maneira imediata, o Atlético recebeu o RB Salzburg no estádio Wanda Metropolitano e conquistou uma suada vitória por 3-2 graças à um gol marcado pelo jovem português João Félix aos 40 do segundo tempo.
Na sequência da competição, três partidas e três empates consecutivos. Contra a equipe russa do Lokomotiv Moscou os colchoneros empataram por 1-1 na Rússia e por 0-0 na Espanha. Na penúltima rodada o adversário foi novamente o Bayern de Munique, mas desta vez, em solo espanhol o Atlético conseguiu um empate. João Félix até abriu o placar aos 26 minutos de partida, mas de pênalti nos minutos finais da partida, Thomas Muller deixou tudo igual, 1-1.
Fechando a fase de grupos o Atlético visitou o RB Salzburg e sem maiores dificuldades venceu o confronto por 2-0, garantindo sua classificação para a fase de mata-mata da competição.
Com isso a equipe de Diego Simeone terminou a fase de grupos com 9 pontos conquistados, sendo 2 vitórias, ambas contra o RB Salzburg, três empates e uma derrota. Foram sete gols marcados pela equipe e oito sofridos e um saldo negativo de -1.
Embora não tenha vencido suas duas últimas partidas, o Atlético de Madrid lidera de forma isolada a temporada 20/21 do Campeonato Espanhol. A equipe ficou no empate com o Levante na última quarta -feira por 1-1 em partida atrasada, e no final de semana, contra o mesmo Levante, os Colchoneros foram derrotados por 2-0 no estádio Wanda Metropolitano. Em 23 partidas a equipe soma 55 pontos conquistados com 17 vitórias, 4 empates e 2 derrotas com 45 gols marcados, apenas 16 sofridos e um saldo de 29 gols.
Os grandes destaques da equipe ficam por conta de Luis Suarez e de João Félix, que tem feito uma grande parceria nesta temporada. O setor defensivo da equipe também merece destaque, mas Diego Simeone não poderá contar com José María Giménez, Carrasco e Herrera, todos por lesão. Outro desfalque, este por suspensão, é o lateral Kieran Trippier.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
DADOS E CURIOSIDADES
- Os sete confrontos anteriores entre os dois clubes aconteceram desde 2009 e nenhum deles leva vantagem, com duas vitórias e 11 gols marcados cada;
- Atlético e Chelsea se enfrentaram na fase de grupos da temporada 2017/18; O Chelsea venceu por 2-1 em Espanha antes de empatarem em 1-1 em Londres;
- As duas equipas se enfrentaram nas semi-finais da temporada 2013/14, quando o primeiro jogo na Espanha terminou sem gols;
- Chelsea e Atlético se enfrentaram na fase de grupos da Champions League em 2009/10, quando o Chelsea somou quatro pontos contra os espanhóis e terminou no topo do Grupo D. O Atlético terminou em terceiro e foi para a edição inaugural da UEFA Europa League, competição que acabou vencendo ao bater na final o Fulham, rival do Chelsea;
- O Chelsea de Carlo Ancelotti venceu por 4-0 em Stamford Bridge, num jogo em que Salomon Kalou marcou duas vezes (41′, 52′) antes de Frank Lampard marcar (69′) e de Luis Perea (90+1) marcar contra de cabeça na sequência de uma cobrança de falta de Florent Malouda. A derrota motivou a saída do treinador do Atlético, Abel Resino, tendo Quique Sánchez Flores assumido o comando;
- O Atlético está disputando sua 11ª campanha na UEFA Champions League e a oitava consecutiva; a equipe de Madrid está presente na fase eliminatória pela nona vez;
- O Atlético perdeu apenas sete dos últimos 37 jogos em competições europeias (21 vitórias e 9 empates), embora quatro dessas derrotas tenham ocorrido nas últimas 12 partidas;
- A derrota por 2-1 contra o Chelsea, na segunda partida entre as equipes em 2017/18, é a única do Atlético nos últimos 29 jogos europeus no seu próprio estádio (22 vitórias e 6 empates);
- O Chelsea está presente pela 17ª vez na UEFA Champions League e pela terceira vez em quatro anos. A excepção aconteceu em 2018/19, temporada em que venceu a UEFA Europa League sob o comando de Maurizio Sarri;
- A derrota em Munique, na segunda partida das oitavas-de-finais da temporada passada, é a única do Chelsea em 14 jogos fora nas competições europeias (10 vitórias e 3 empates);
- O Chelsea disputou 11 partidas eliminatórias de ida e volta contra clubes espanhóis (4 vitórias e 7 derrotas), mais recentemente nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League 2017/18, quando perdeu por 3-0 em Barcelona, na segunda partida;