Prévia: Atlético Madrid x Chelsea | UEFA Champions League 20/21 | Ida Oitavas de finais

-

Data: 23 de Fevereiro de 2021 / Horário: 17h:00min (Horário de Brasília)

Competição: UEFA Champions League – Oitavas de finais – Ida

Local: Arena Nacional (Bucareste – Romênia)

Árbitro: Felix Brych (ALE); Assistentes: Mark Borsch (ALE), Stefan Lupp (ALE); Quarto árbitro: Christian Dingert (ALE); VAR: Marco Fritz (ALE); Assistente do VAR: Sascha Stegemann (ALE);

Transmissão: TNT, Estádio TNT Sports e Facebook da TNT Sports

CHELSEA FC

O Chelsea entra em campo nesta terça-feira (23) pela partida de ida das oitavas de finais da UEFA Champions League contra a equipe espanhola do Atlético de Madrid. Devido às restrições de entrada na Espanha por conta da pandemia do coronavírus, a partida foi realocada para o estádio Nacional na Romênia em vez de acontecer na casa do Atlético de Madrid.

Invicto há oito partidas em todas as competições, sendo sete destas sob o comando de Thomas Tuchel, o Chelsea vem conseguindo bons resultados e uma significativa melhora em relação ao momento anterior e buscará ir com força máxima na competição.

No último final de semana os Blues ficaram apenas no empate por 1-1 com a equipe do Southampton fora de casa pela Premier League, encerrando uma sequência de quatro vitórias seguidas na competição nacional e ocupa a quinta colocação atualmente.

Na UEFA Champions League o Chelsea se classificou de forma invicta e tranquila em primeiro no seu grupo, que contava com Sevilla (ESP), Krasnodar (RUS) e Stade Rennes (FRA). A campanha ainda contou com uma goleada de 4-0 em cima do Sevilla fora de casa, ajudando a equipe a conquistar 14 pontos de 18 possíveis, com 14 gols marcados e apenas dois sofridos, sendo uma das melhores campanhas da fase de grupos.

Saindo do 4-3-3 com Frank Lampard na primeira metade da temporada, o Chelsea adota sob o comando de Thomas Tuchel o 3-4-3 ou 3-4-2-1 como formação tática, o que deu uma nova vida para jogadores como Antônio Rudiger, Marcos Alonso e Andreas Christensen. Outros jogadores criticados como Jorginho tem desempenhado um papel importante com o treinador alemão.

NOTÍCIAS DA EQUIPE

Thiago Silva não treinou e não viajou com o grupo para a Romênia e é um desfalque certo para a partida contra o Atlético de Madrid. Já Kai Havertz e Christian Pulisic viajaram e estão disponíveis para Thomas Tuchel, mas não devem ter condições de atuar por 90 minutos.

Todos os demais jogadores estão aptos e podem ser selecionados pelo treinador, que falou nesta segunda (22) em entrevista coletiva ainda em Cobham.

É um grande teste, fisicamente e mentalmente. Eles [Atlético] são um grupo muito experiente, um clube muito experiente em seu nível, e um treinador experiente e difícil de jogar contra. É um grande teste e é isso que queremos, porque espero que traga o melhor de nós.

Vamos fazer do nosso jeito, eles vão fazer as coisas do seu jeito. É claro o que você ganha quando joga contra o Atlético: luta, experiência e um time com uma mentalidade forte. São muitas equipes que já experimentaram isso. Eles são os líderes na Espanha agora, mas temos nossas qualidades e o foco está em nós.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Com apenas uma baixa na equipe, Thomas Tuchel não deverá promover grandes mudanças na equipe em relação à equipe que entrou em campo no final de semana contra o Southampton pela Premier League.

Porém Marcos Alonso poderá dar passagem para Ben Chilwell na ala esquerda, enquanto Olivier Giroud deverá ocupar o lugar que foi de Tammy Abraham no final de semana.

Arte: Chelsea Fans Brasil / Divulgação

ATLÉTICO DE MADRID

Sorteado em um grupo com o atual campeão Bayern de Munique, RB Salzburg e Lokomotiv Moscou, o Atlético não teve um bom início na competição. Na primeira rodada a equipe foi até a Alemanha para enfrentar o Bayern de Munique e sofreu uma goleada na estreia por 4-0.

Precisando buscar a recuperação de maneira imediata, o Atlético recebeu o RB Salzburg no estádio Wanda Metropolitano e conquistou uma suada vitória por 3-2 graças à um gol marcado pelo jovem português João Félix aos 40 do segundo tempo.

Na sequência da competição, três partidas e três empates consecutivos. Contra a equipe russa do Lokomotiv Moscou os colchoneros empataram por 1-1 na Rússia e por 0-0 na Espanha. Na penúltima rodada o adversário foi novamente o Bayern de Munique, mas desta vez, em solo espanhol o Atlético conseguiu um empate. João Félix até abriu o placar aos 26 minutos de partida, mas de pênalti nos minutos finais da partida, Thomas Muller deixou tudo igual, 1-1.

Fechando a fase de grupos o Atlético visitou o RB Salzburg e sem maiores dificuldades venceu o confronto por 2-0, garantindo sua classificação para a fase de mata-mata da competição.

Com isso a equipe de Diego Simeone terminou a fase de grupos com 9 pontos conquistados, sendo 2 vitórias, ambas contra o RB Salzburg, três empates e uma derrota. Foram sete gols marcados pela equipe e oito sofridos e um saldo negativo de -1.

Atletico Madrid’s Spanish midfielder Marcos Llorente reacts to Levante’s second goal during the Spanish league football match between Club Atletico de Madrid and Levante UD at the Wanda Metropolitano stadium in Madrid on February 20, 2021. (Photo by JAVIER SORIANO / AFP) (Photo by JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images)

Embora não tenha vencido suas duas últimas partidas, o Atlético de Madrid lidera de forma isolada a temporada 20/21 do Campeonato Espanhol. A equipe ficou no empate com o Levante na última quarta -feira por 1-1 em partida atrasada, e no final de semana, contra o mesmo Levante, os Colchoneros foram derrotados por 2-0 no estádio Wanda Metropolitano. Em 23 partidas a equipe soma 55 pontos conquistados com 17 vitórias, 4 empates e 2 derrotas com 45 gols marcados, apenas 16 sofridos e um saldo de 29 gols.

Os grandes destaques da equipe ficam por conta de Luis Suarez e de João Félix, que tem feito uma grande parceria nesta temporada. O setor defensivo da equipe também merece destaque, mas Diego Simeone não poderá contar com José María Giménez, Carrasco e Herrera, todos por lesão. Outro desfalque, este por suspensão, é o lateral Kieran Trippier.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO

Arte: Chelsea Fans Brasil / Divulgação

DADOS E CURIOSIDADES

Chelsea’s Belgian midfielder Eden Hazard (L) shoots goalward and Atletico Madrid’s Montenegrin defender Stefan Savic (R) blocks to score an own goal during a UEFA Champions League Group C football match between Chelsea and Atletico Madrid at Stamford Bridge in London on December 5, 2017. / AFP PHOTO / Glyn KIRK (Foto credit should read GLYN KIRK/AFP via Getty Images)
  • Os sete confrontos anteriores entre os dois clubes aconteceram desde 2009 e nenhum deles leva vantagem, com duas vitórias e 11 gols marcados cada;
  • Atlético e Chelsea se enfrentaram na fase de grupos da temporada 2017/18; O Chelsea venceu por 2-1 em Espanha antes de empatarem em 1-1 em Londres;
  • As duas equipas se enfrentaram nas semi-finais da temporada 2013/14, quando o primeiro jogo na Espanha terminou sem gols;
  • Chelsea e Atlético se enfrentaram na fase de grupos da Champions League em 2009/10, quando o Chelsea somou quatro pontos contra os espanhóis e terminou no topo do Grupo D. O Atlético terminou em terceiro e foi para a edição inaugural da UEFA Europa League, competição que acabou vencendo ao bater na final o Fulham, rival do Chelsea;
  • O Chelsea de Carlo Ancelotti venceu por 4-0 em Stamford Bridge, num jogo em que Salomon Kalou marcou duas vezes (41′, 52′) antes de Frank Lampard marcar (69′) e de Luis Perea (90+1) marcar contra de cabeça na sequência de uma cobrança de falta de Florent Malouda. A derrota motivou a saída do treinador do Atlético, Abel Resino, tendo Quique Sánchez Flores assumido o comando;
  • O Atlético está disputando sua 11ª campanha na UEFA Champions League e a oitava consecutiva; a equipe de Madrid está presente na fase eliminatória pela nona vez;
  • O Atlético perdeu apenas sete dos últimos 37 jogos em competições europeias (21 vitórias e 9 empates), embora quatro dessas derrotas tenham ocorrido nas últimas 12 partidas;
  • A derrota por 2-1 contra o Chelsea, na segunda partida entre as equipes em 2017/18, é a única do Atlético nos últimos 29 jogos europeus no seu próprio estádio (22 vitórias e 6 empates);
  • O Chelsea está presente pela 17ª vez na UEFA Champions League e pela terceira vez em quatro anos. A excepção aconteceu em 2018/19, temporada em que venceu a UEFA Europa League sob o comando de Maurizio Sarri;
  • A derrota em Munique, na segunda partida das oitavas-de-finais da temporada passada, é a única do Chelsea em 14 jogos fora nas competições europeias (10 vitórias e 3 empates);
  • O Chelsea disputou 11 partidas eliminatórias de ida e volta contra clubes espanhóis (4 vitórias e 7 derrotas), mais recentemente nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League 2017/18, quando perdeu por 3-0 em Barcelona, na segunda partida;
Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!