O Chelsea praticamente não deu chances ao Atlético de Madrid e venceu as duas partidas da fase oitavas de finais da UEFA Champions League, selando a sua classificação para as oitavas de finais do torneio.
Ainda invicto desde que chegou ao Chelsea, Thomas Tuchel falou com a imprensa via vídeo-conferência e se mostrou muito satisfeito com o desempenho da equipe contra a equipe espanhola.
A quantidade de esforço e intensidade, trabalho em equipe, ambas as paritdas foram fantásticas, incríveis, excelentes. Perdemos quatro jogadores importantes hoje. Todos os outros se levantaram, tivemos um grande apoio do banco, das arquibancadas com os que estavam lesionados e suspensos.
Totalmente confiável, o esforço, intensidade, incrível o trabalho duro. Estou muito, muito feliz, momentos incríveis com a bola, mas nunca perdemos intensidade sem a bola.
Nos adaptamos a qualquer sistema que o adversário jogou hoje e sobre as duas partidas, é uma grande vitória, vitória merecida e grande para as quartas-de-finais. Estou super feliz pelos meus jogadores.
Kai Havertz, Timo Werner e Hakim Ziyech, três das contratações para a temporada foram titulares contra o Atlético de Madrid. Embora eles ainda lutem para entregar mais na equipe, Tuchel comentou sobre suas atuações, em especial Hakim Ziyech.
Ele [Hakim Ziyech] jogou por esse motivo, ele fez isso com o Ajax então nós o escolhemos para isso, ele tem boa experiência nas oitavas de final, ele sabe como é chegar nas eliminatórias e passar pelas oitavas de final.
A primeira razão pela qual ele merece, esta foi a segunda e a terceira, perdemos Mason Mount, queríamos substituir a intensidade e a taxa de trabalho por Hakim.
Enfrentamos um meio-campo de três com muita qualidade e queríamos três meio-campistas no mínimo contra a bola para dar uma taxa de trabalho confiável para essa equipe, é isso que ele sempre faz.
Ele sofre um pouco com o nosso estilo, ele precisa se adaptar à estrutura e ser mais confiável com a bola e ele precisa encontrar um ritmo melhor quando correr riscos e não correr riscos, mas eu estou super feliz, isso é confiável dele. Ele é um cara trabalhador na frente e estou feliz que ele conseguia terminar as transições com Kai e Timo, os três estavam todos envolvidos e foi um bom e decisivo gol.
N’golo Kanté foi eleito o melhor jogador em campo contra o Atlético de Madrid. Com uma atuação primorosa, o camisa 7 mostrou que é um dos melhores jogadores de sua posição no mundo.
Thomas Tuchel comentou a atuação do francês e disse que sua idade não tem relação com sua performance.
Eu nunca sei a idade do meu jogador apenas pelo desempenho, se você joga com ele você joga com meio homem a mais porque ele dá intensidade e volume que é excelente e é único.
É um prazer treiná-lo, um grande presente para mim, um grande ajudante em campo e não subestime sua qualidade em usar, escapando da pressão. Ele pode melhorar com a bola, mas é fantástico tê-lo.
Kova e ele precisavam intensificar-se hoje e os dois sabiam que podiam confiar neles, tomaram tudo em seus ombros e fizeram um trabalho fantástico.
O Chelsea foi cirúrgico nos contra ataques contra o Atlético de Madrid, marcando ambos os gols em jogadas deste tipo. Com um setor ofensivo ainda devendo, Tuchel comentou sobre as finalizações na partida.
Precisamos melhorar nos contra-ataques claramente porque temos tantas vitórias com a bola. Precisamos melhorar no contexto que depois de ganharmos a bola, temos que ser mais avançados, usar nossa velocidade e explorar os espaços.
O gol [de Ziyech] é fantástico, porque se você olhar como o gol começa. É um desarme de Timo [Werner] após um desvio do cruzamento. Não somos preguiçosos, somos trabalhadores, uma equipe trabalhadora. Uma equipe trabalhadora é a melhor coisa que você pode ter como treinador.
Sim, estamos procurando o toque final, estamos procurando ser mais clínicos e precisos na tomada de decisão e contra-ataques. Mesmo no segundo tempo, poderíamos terminar o jogo facilmente com dois ou três gols, mas ainda faltava o último passe. Sim, mas foi bom ver que nossos caras ofensivos estão envolvidos neste tipo de gols. Foi um grande impulso.
Thomas Tuchel também comentou sobre o quão bom é o elenco atual do Chelsea e como ele se sente desde o primeiro momento em que pisou no clube em janeiro.
Desde o primeiro momento me senti parte de uma família e de um clube bem estruturado que pensa a cada três dias sobre o que é necessário para ganhar jogos. Todo mundo neste clube pensa no futebol e desde o primeiro dia o apoio foi incrível. Eu me sinto parte disso. Uma parte verdadeira.
Eu me sinto parte da equipe também. A entrada dos jogadores, a abordagem do jogo é excelente. O que a Premier League exige e o que eles estão acostumados a colocar em suas atuações é fantástico de se ver.
É daqui que vamos. Vamos passo a passo, nós os encorajamos porque vemos tantas coisas boas desde o treinamento, desde os primeiros dias em que treinamos. Chegamos e depois de um dia tivemos um jogo. Vimos tantos bons hábitos, a atitude em relação ao treinamento e os jogos são incríveis.
É nosso trabalho fazer nossa parte, é meu trabalho fazer meu papel. É isso que está prestes a colocá-los no clima e no espírito para mostrar sua qualidade porque eles são de qualidade.
Emerson Palmieri não tem tido grandes oportunidades na atual temporada, porém entrou nos minutos finais contra o Atlético de Madrid e em poucos segundos em campo marcou o segundo gol selando a vitória em Stamford Bridge. Thomas Tuchel revelou estar muito feliz pelo gol anotado pelo ítalo-brasileiro, puxando para si a responsabilidade pelas poucas chances dadas ao jogador.
Estou tão feliz por ele. O cara sofre o tempo todo com minhas decisões, temos três jogadores para uma posição com Marcos Alonso, Ben Chilwell e Emerson. Desde que começamos a jogar com três na defesa e escolhemos jogadores diferentes, então ele só teve a chance de aparecer em um jogo de copa, o que ele jogou.
Depois de alguns dias em que ele precisava se contentar com novas informações e um novo estilo ele está treinando com um esforço inacreditável. Ele é um dos caras mais legais que você pode imaginar. Ele é sempre amigável, tem qualidades inacreditáveis. Era necessário dar-lhe uma recompensa e dar-lhe alguns minutos como agradecimento por sua atitude.
É o exemplo perfeito, você vê o que volta, a gente recebe uma recompensa tão grande, todo mundo comemorando e todo mundo feliz por ele porque eu realmente acredito que todos no grupo sentem o que ele está fazendo pelo grupo.
Não é fácil porque ele coloca sua situação pessoal de lado e ele desempenha o seu papel que é dar 100% e ser super profissional e ao mesmo tempo super legal e nunca decepciona ninguém com mau humor. Isso é fantástico.
Eu preciso encontrar novas recompensas para ele. Eu disse a ele que estou muito feliz, grato e grato por ele que ele poderia aparecer hoje e é um prazer tê-lo.