O Chelsea não teve vida fácil para avançar na FA Cup. Embora tenha aberto o placar ainda no primeiro tempo com um gol contra de Norwood, o Sheffield United chegou perto do empate em diversas oportunidades no segundo tempo antes de Hakim Ziyech marcar nos instantes finais e dar números finais ao confronto.
Depois do apito final, ainda em Stamford Bridge, o treinador Thomas Tuchel falou sobre o desempenho da equipe contra os Blades.
Esperava um desempenho melhor? Sim, mas agora é o décimo quarto jogo seguido e pude sentir depois do jogo contra o Atlético de Madrid que estamos um pouco cansados, houve um grande alívio na equipe, e isso é absolutamente normal. Foi também um grande esforço mental contra o Atlético.
Então você tem um monte de mudanças, feitas por mim, é claro, e você tem jogadores saindo agora para deveres com suas seleções, então há muito para organizar, e muitas situações pouco claras. Foi um momento em que chegamos ontem onde eu não me sentia 100% confortável ou certeza de que poderíamos continuar no mesmo nível.
Eu disse à equipe antes de não esperar demais as coisas de nós mesmos na situação. Fazer uma atuação séria, pegar os pequenos detalhes, mas não esperar demais. O primeiro tempo foi bom. No segundo tempo, houve uma chance para Christian [Pulisic] que não aproveitamos, e então perdemos o controle, concentração e momento. E havia muitos, muitos minutos para sofrer.
Nós permitimos duas grandes chances e tivemos sorte de escapar com um clean sheet. Há, é claro, muitas situações que explicam isso, e isso é absolutamente certo depois de 14 partidas. Então no final, grandes, grandes elogios aos jogadores.
Tammy Abraham treinou com o grupo durante a semana e seu retorno estava sendo aguardado para esta partida, no entanto o atacante não foi nem relacionado para a partida e Thomas Tuchel explicou a situação.
Sim, ele [Tammy Abraham] parou de treinar ontem depois de um aquecimento de cinco minutos, então não havia mais ou menos nenhuma chance de ele se juntar ao time hoje. Foi a mesma lesão, mais ou menos, mas ele teve uma nova lesão em mais ou menos o mesmo local onde a primeira lesão, então ele está sentindo dores. Ele teve que sair da sessão depois de cinco minutos sem chance de se juntar a nós hoje.
A coisa mais importante para Tammy é estar em forma. O segundo é, então, fazer as coisas passo a passo, treinar e lutar pelo seu caminho de volta [ao time titular]. Seu caminho de volta é talvez ser um substituto e estar com fome e cheio de qualidade no treinamento. Estes são os próximos passos.
Agora não é hora de se preocupar com ser titular porque ele está fora agora por muitos jogos, infelizmente muitos jogos. Não é culpa dele e ele está com vontade de voltar. Ele tenta o tempo todo, mas este é o risco de tentar colocar os jogadores para voltar o mais rápido possível.
Foi um acidente no treinamento porque pensamos que ele estava na equipe hoje. Então não é culpa de ninguém. Então agora é uma espécie de recomeço e esperamos que ele possa usar as próximas duas semanas para ficar em forma novamente.
Thomas Tuchel também comentou brevemente sobre as situações de Hakim Ziyech e Édouard Mendy com suas seleções nesta “data FIFA”.
Hakim sim [estará com a seleção marroquina], como todo mundo com as mesmas regras e possibilidades. Edou Mendy vai ficar [em Cobham] porque ele tem uma operação em seu dente. Ele precisa ver o dentista porque precisa ser feito. É por isso que fazemos isso agora.
Com lugar garantido em Wembley para as semi-finais da FA Cup, contra o Manchester City, Thomas Tuchel revelou que nunca havia ido no estádio icônico da Inglaterra.
Acho que nunca estive em Wembley antes, seja como espectador ou treinador, então claramente era um grande alvo meu e do clube e estou muito feliz por termos conseguido.