Voltando a disputar uma partida de quartas de finais de UEFA Champions League depois de sete anos, o Chelsea não teve uma boa atuação, mas garantiu uma importante vitória em cima da equipe do FC Porto na Espanha.
Thomas Tuchel mandou uma equipe com seus principais jogadores, contando com os retornos de Kai Havertz e Mason Mount entre os titulares, além de contar com N’golo Kanté e Pulisic no banco de reservas.
O JOGO
Apesar da grande posse de bola nos primeiros minutos, o Chelsea, sem criatividade não levava perigo aos portugueses que aos poucos foram crescendo na partida. Sem saída de bola, jogando nas bolas longas e sem conceguir acionar os jogadores de frente, o Chelsea sofria grande pressão da equipe mandante.
Apesar das oportunidades de abrir o placar com Otávio e Zaidu de dentro da área, foi o Chelsea quem abriu o placar em sua primeira grande chegada. Depois de começar a trocar passes com mais qualidade em busca dos espaços, Jorginho acionou Mason Mount na entrada da área, o jovem camisa 19 girou tirando da marcação, finalizou cruzado e abriu o placar no estádio Ramón Sánchez-Pizjuán.
Na frente do placar, os Blues sofreram uma pequena pressão dos portugueses nos instantes finais da primeira etapa, com Mendy sendo obrigado a realizar uma grande defesa após desvio de Pepe em cobrança de escanteio.
Na volta pro segundo tempo a equipe do Porto seguiu em busca do gol de empate, pressionando o Chelsea em seu campo de defesa, enquanto os Blues não encontravam espaços nem criavam jogadas de perigo pra ampliar o placar da partida.
Tuchel então fez alterações na equipe, primeiro colocando Giroud e Pulisic nos lugares de Timo Werner e Kai Havertz e posteriormente Thiago Silva e N’golo Kanté nos lugares de Reece James e Mason Mount.
Mal na partida, o Chelsea quase ampliou o placar em contra ataque puxado por Christian Pulisic que parou com uma finalização no travessão, mas no lance seguinte veio o segundo gol. Após Jesus Corona errar no domínio da bola no campo de defesa, Ben Chilwell recuperou, driblou o goleiro e finalizou pro fundo do gol vazio, ampliando a vantagem dos Blues no confronto.
Apesar da fraca atuação, o Chelsea abre boa vantagem no confronto para a partida de volta que também será realizada no Ramón Sánchez Pizjuán em Sevilla. A partida de volta acontece na próxima semana.