Pela primeira vez na “era Thomas Tuchel” o Chelsea marcou mais do que dois gols, sacramentando uma goleada em cima do Crystal Palace por 4-1 no Selhurst Park neste sábado (10) pela trigésima primeira rodada da Premier League.
Depois do apito final, ainda no estádio do Palace, Tuchel falou sobre o que para muitos é o melhor desempenho da equipe sob o seu comando.
Tivemos atuações muito boas contra Tottenham, Atlético, Everton, Liverpool, então eu não sei [se foi a melhor atuação]. Não vejo assim, mas tivemos uma atuação muito boa e isso sempre depende do ímpeto do jogo e do adversário.
Fomos muito fortes hoje, com muita fome e agressivos com a bola e sem a bola. Estou feliz com a forma como jogamos com a posse e estou feliz com as posições que encontramos para acelerar a partida.
Estou absolutamente feliz com o desempenho defensivo na metade do adversário, no primeiro tempo fomos muito fortes com recuperações de bola, então foi uma vitória merecida com uma performance forte. Estou feliz com isso.
O setor ofensivo do Chelsea tem sido muito questionados com Tuchel, com poucos gols marcados e muitas oportunidades desperdiçadas pelos homens de frente, principalmente Timo Werner. O treinador comentou sobre o assunto na coletiva.
Eles [jogadores de frente] encontraram o impulso hoje. Foi o desempenho em que criamos mais chances, tivemos mais toques na área adversária, e marcamos mais. Então não é muito difícil dizer isso.
Mas você não pode comparar com jogos da Liga dos Campeões ou um jogo contra o Liverpool, você claramente não pode. Mas estou feliz com o que jogamos hoje. Vamos passo a passo e tudo o que esperávamos hoje dos caras em geral, foi um esforço de equipe.
Produzimos um desempenho de alto nível e essa foi a chave para nos ajudar a ter uma vitória merecida que deve ajudar nossa autoconfiança.
Kai Havertz foi muito participativo durante a partida contra o Palace, fazendo uma das suas melhores atuações com a camisa do Chelsea, tendo marcado um gol e concedido uma assistência e Thomas Tuchel falou sobre as qualidades do jovem alemão.
Ele tem a qualidade e precisa mostrá-la, é assim tão fácil. Kai [Havertz] nunca será nosso líder emocional e não esperamos que ele seja, mas esperamos que ele mostre sua qualidade e mostre que precisa estar em uma posição elevada. Ele pode jogar em uma meia posição ou como um número nove, não há uma grande diferença para mim.
Honestamente, ele precisava mostrar que poderia fazer melhor, esse era o desafio para ele. Ele teve uma segunda chance de aparecer depois do Porto e é o momento agora na temporada, com partidas decisivas chegando, que você luta pelo seu lugar.
Ele teve a chance de mostrar que pode fazer melhor e ele fez isso. Ainda há espaço para melhorar com suas finalizações, ele precisa ser mais implacável e marcar mais, mas foi um bom passo e um bom desempenho.
Embora tenha sido derrotado apenas uma vez com o Chelsea, Thomas Tuchel carregava a marca de não ter anotado mais de dois gols desde que chegou. Ele falou sobre o assunto, ressaltando que a mensagem aos jogadores é a mesma.
Você acha que eu dei as mensagens erradas nos últimos 15 jogos e eu dei a certa hoje? Se for assim, vou refletir sobre a sessão que fizemos hoje para fazê-los se sentirem assim.
Você tem que levar isso jogo a jogo e eu sinto que é muito difícil marcar na Premier League em qualquer partida. Então, se marcarmos quatro gols hoje e criarmos muitas chances de marcar mais, tivemos um desempenho ofensivo muito bom.
Mas você não pode dividir esta partida em ofensiva e defensiva. É um jogo complexo e enquanto estávamos atacando, estávamos fechando espaços e não permitimos que o Crystal Palace escapasse da pressão. Tivemos recuperações de bola e fomos corajosos em fechar o campo enquanto atacamos.
Sempre darei crédito a todos. A mensagem que damos é muito clara: defendemos e atacamos juntos e quando somos capazes de produzir resultados positivos, muitos clean sheets, sempre será um esforço de equipe. Nada vai mudar nessa mensagem. Estamos felizes hoje que criamos muito e isso pode acontecer. Na próxima terça-feira, contra o Porto, vamos começar do zero e será difícil de novo.
Mason Mount novamente foi um dos destaques do Chelsea em campo. O jovem inglês tem feito uma grande temporada e perguntado sobre a energia de Mount em campo, Tuchel finalizou a coletiva.
Estou muito feliz com os níveis de energia de todos. Como eu disse, agora é a hora de lutar pelo seu lugar. Se você tem um lugar no elenco, agora é a hora de lutar pelo seu lugar no campo. Se você está em campo, agora é a hora de lutar para ficar lá, este é o momento.
Este não é o momento para grandes mudanças, não fizemos muitas mudanças hoje porque estamos em uma corrida para estar entre os quatro primeiros e não julgamos os jogos como mais importantes. Vamos passo a passo e isso é mais fácil de dizer do que fazer, mas hoje eu senti que estávamos absolutamente focados e é isso que exigimos.
Mason era forte como todo mundo, jogou em alto nível de energia e muita confiança. Estou feliz por termos tido um desempenho agressivo e esse é o nosso DNA que temos uma alta taxa de trabalho, alta intensidade e estamos cansados após as partidas. É assim que deve ser se você jogar pelo Chelsea.