O Chelsea deu um importante passo na sua luta pra estar entre os quatro primeiros colocados da Premier League ao bater o West Ham por 1-0 no London Stadium na rodada.
O gol solitário de Timo Werner fez com que a equipe abrisse três pontos em relação ao rival na briga.
Na escalação, Thomas Tuchel esclou o capitão Azpilicueta na ala direita, deixando Reece James no banco de reservas e apostou no trio ofensivo composto por Timo Werner, Mason Mount e Christian Pulisic.
O JOGO
O controle inicial da partida foi total do Chelsea, que empurrava o West Ham pro seu campo de defesa e buscava encontrar espaços pra abrir o placar da partida. Algumas boas chances surgiram, com Timo Werner, Mason Mount e Christian Pulisic tendo finalizações defendidas pelo goleiro Fabianski.
Contudo o West Ham começou a ganhar terreno em jogadas de bola parada e passou a ter mais chances depois dos 30 minutos de jogo. Fazendo certa pressão, o West Ham dificultava a saída de bola do Chelsea, recuperava e usava o físico pra levar vantagem nas jogadas ofensivas.
Porém quem saiu na frente foi o Chelsea. Armando contra ataque, Christian Pulisic encontrou Ben Chilwell aberto na ponta esquerda, ele cruzou na medida e Timo Werner na pequena área só empurrou pro fundo do gol de Fabianski.
STAT: Timo Werner esteve diretamente envolvido em 20 gols pelo Chelsea nesta temporada [11 gols, 9 assistências]; mais do que qualquer jogador do clube em todas as competições.
O segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro, com o West Ham pressionando no campo de ataque enquanto o Chelsea buscava os contra ataques. Em jogada rápida, Mount soltou uma bomba da entrada da área, Fabianski espalmou e livre Timo Werner finalizou pra fora, desperdiçando uma grande oportunidade.
Por outro lado o West Ham teve chances com Lingard e Fornals, mas parando na marcação e na defesa de Mendy.
Apostando nos contra ataques e sendo empurrado pelo corajoso West Ham, o Chelsea ficou com um homem a mais em campo após Belbuena dar entrada criminosa em Ben Chilwell e após revisão do VAR, recebeu cartão vermelho.
Nos instantes finais Hakim Ziyech, Tammy Abraham e Reece James ingressaram na equipe nos lugares de Christian Pulisic, Timo Werner e César Azpilicueta, ganhando minutos em campo com um Chelsea que administrava a vantagem e não corria grandes riscos na partida.
Com uma vitória suada e importante, o Chelsea abre três pontos de vantagem sob o West Ham na tabela de classificação e quatro pro Liverpool, além de encostar no terceiro colocado Leicester City que ainda joga na rodada.
O próximo desafio dos Blues será contra a equipe do Real Madrid na primeira partida da ida das semi-finais da UEFA Champions League.