Nesta segunda-feira (26) o treinador Thomas Tuchel falou com a imprensa sobre a partida contra o maior campeão da UEFA Champions League.
Na coletiva, Tuchel revelou a ausência de um jogador importante na equipe, porém não há mais baixas por lesão, além de falar da confiança e experiência obtida ao vencer o West Ham United no final de semana pela Premier League.
É só Mateo [Kovacic] que está fora, todo mundo está disponível e na equipe conosco para amanhã. Gostamos da maneira como merecíamos a vitória contra o West Ham, foi uma partida crucial novamente, tivemos várias partidas no mais alto nível.
Porque é claro que jogamos na liga mais exigente da Europa, então temos isso a cada três dias, mas nessas competições foram partidas cruciais, o que é muito claro, e nós entregamos, executamos e mostramos nossas habilidades e mentalidade em todas essas partidas, contra Tottenham, Liverpool, Atlético e Porto e assim por diante.
E novamente agora contra o West Ham, é a melhor maneira de chegar em uma partida da Liga dos Campeões com uma vitória crucial em sua conta. É mais uma experiência para nós que temos agora em nossa bagagem, é outra boa, torna o vínculo muito, muito forte, muito próximo. Amanhã precisamos claramente de um desempenho de alto nível, e lutaremos contra o Real Madrid para estar nas finais.
Thomas Tuchel mudou a maneira como a equipe do Chelsea aborda as partidas, se tornando uma equipe muito mais forte mentalmente e sólida em campo. Diante de um grande desafio, Tuchel falou sobre a importância de uma mentalidade vencedora contra o gigante espanhol.
Sim, são as experiências que temos juntos, então não precisamos convencê-los a serem confiantes, não temos que convencê-los como treinadores, tentamos, mas é muito mais fácil se você tiver as experiências juntos.
Isso é o que eu sinto, cada partida que somos capazes de jogar no mais alto nível. Se não for possível jogar nossa melhor partida, não podemos deixar o adversário jogar sua melhor partida, que também é uma definição de desempenho, então temos um vínculo forte dentro do elenco, eu nos sinto muito, muito envolvidos fisicamente nos jogos, prontos para trabalhar juntos, para sofrer juntos.
E quando é necessário responder às perguntas, se é necessário lutar, lutar, correr para correr, se é o momento de mostrar suas habilidades ou escapar da pressão com passes, ou ser dominante, temos em todos os momentos de jogo onde podemos fazer isso. O nível é muito alto quando você chega a uma semifinal da Liga dos Campeões.
O bom é que temos a experiência juntos, tivemos jogos difíceis, partidas apertadas, partidas muito importantes na PL e FA Cup, então sentimos que é um bom momento para jogar esta partida, e queremos jogar com fome e queremos jogar e nos aventurar. Talvez se houver um pouco de falta de experiência em uma semi-final, podemos compensar com fome e entusiasmo.
Perguntado se seria necessário atingir um novo nível para enfrentar o Real Madrid, Thomas Tuchel revelou que talvez o próximo nível da equipe seja manter o mesmo nível nas partidas que tem à frente.
Talvez o próximo nível seja manter o nível, às vezes é assim. Não cair de nível e acredito fortemente no nosso elenco que podemos fazer isso.
Às vezes, em circunstâncias jogando contra um time grande e experiente e um clube enorme na competição europeia como o Real Madrid, talvez o próximo passo seja manter o nível e não esperar demais de nós.
Porque eu realmente acredito que mostramos contra Tottenham, Liverpool e Atlético e Porto que somos capazes de produzir consistentemente o futebol de alto nível, em todas as perguntas que são feitas em campo em termos ofensivos e defensivos.
Então o desafio é que eu produza mais de novo, e manter o nível alto. Esta é mais a questão do que adicionar outro passo.
Zinedine Zidane é um dos maiores vencedores da UEFA Champions League como treinador. Com três títulos seguidos pelo Real Madrid, o francês é muito experiente na competição em que Tuchel chegou em apenas uma final na última temporada. Tuchel foi questionado sobre como poderia vencer o adversário e respondeu:
Sendo [o que é necessário pra vencer] nós mesmos. Confiar em nossas forças e fazer as coisas que nos deixam confiantes. Temos essas coisas como uma equipe e é isso que tentamos fazer no melhor nível. O desafio é ser nós mesmos, a melhor versão de nós mesmos, por 90 ou 94 minutos contra o Madrid.
Ex-jogador e lenda do Chelsea, Eden Hazard retornou de lesão no final de semana contra o Real Betis e está apto para ir à campo contra o Chelsea. Thomas Tuchel falou sobre o belga e suas qualidades.
Eden [Hazard] é um jogador de alta qualidade, foi um jogador chave aqui por muitos anos neste clube, nesta liga que é a mais difícil do mundo.
Ele era tão consistente aqui [no Chelsea] e eu tenho grande respeito por ele. Claro que ele é um jogador mantido, muitas pessoas aqui o conhecem muito bem. Não é só que falamos sobre como ele jogou, mas a experiência, os poucos jogos que eles têm e os prazeres que eles têm na Europa.
Como eu disse, ele era um jogador chave para este clube e agora ele joga pelo Real Madrid. Ele está em forma, ele teve um retorno no último jogo para estar pronto para amanhã. Se ele jogar, tenho certeza que ele vai querer jogar bem.
Vamos ver o que preferimos. Com ou sem ele? Eles podem deixar a vaga aberta, eu não tenho nenhum problema com isso e jogar com dez. Há tantos jogadores de qualidade em Madrid e temos que enfrentar o desafio.