Data: 08 de Maio de 2021 / Horário: 13h:30min (Horário de Brasília)
Competição: Premier League – 35ª rodada
Local: Etihad Stadium (Manchester – Inglaterra)
Árbitro: Anthony Taylor; Assistentes: Gary Beswick, Adam Nunn; Quarto árbitro: Jonathan Moss; VAR: Stuart Attwell; Assistente do VAR: Andy Halliday;
Transmissão: ESPN Brasil
CHELSEA FC
Em uma prévia da final da UEFA Champions League 2020-21, Chelsea e Manchester City se enfrentam neste sábado (08) pela Premier League no Etihad Stadium, em Manchester.
O Chelsea selou sua vaga na final da Champions League depois de uma grande atuação contra o maior campeão da competição, o Real Madrid, e uma vitória por 3-1 no placar agregado do confronto. Muito superior em ambas as partidas, o Chelsea abriu o placar em Stamford Bridge ainda no primeiro tempo com Timo Werner, aproveitando rebote de Kai Havertz, e após inúmeras oportunidades desperdiçadas de liquidar o confronto e conseguir uma goleada histórica, Mason Mount deu números finais ao confronto faltando cinco minutos pro final da partida.
Voltando as atenções para a Premier League, o Chelsea segue na corrida para permanecer entre os quatro primeiros colocados e vem de vitórias importantes em derbies londrinos contra West Ham United (5º colocado) e Fulham nas duas últimas rodadas, conseguindo uma folga de três pontos pro quinto colocado.
Com 61 pontos conquistados em 34 partidas – 17 vitórias, 10 empates e 7 derrotas – os Blues seguem na cola do Leicester City (3º colocado com 63 pontos) e três a mais que o West Ham United (5º colocado com 58 pontos) e terá uma série de confrontos complicados na reta final da Premier League.
No entanto Thomas Tuchel segue impressionando desde que assumiu no comando do Chelsea. Tendo se estabelecido e transformado a equipe em pouco tempo, os Blues conseguiram 11 clean sheets em 15 partidas na Premier League sob o comando do alemão e vai em busca de uma terceira vitória com clean sheet pela primeira vez desde novembro de 2017.
A partida contra o City no Etihad acontece três semanas após o confronto vencido pelo Chelsea na semi-final da FA Cup – que frustrou os planos dos Cityzens de conquistar tudo na temporada – e três semanas antes da grande final da Champions League em Istambul.
FORMA RECENTE
EVEVV – CHELSEA 0-0 Brighton | West Ham United 0-1 CHELSEA | Real Madrid 1-1 CHELSEA | CHELSEA 2-0 Fulham | CHELSEA 2-0 Real Madrid;
NOTÍCIAS DA EQUIPE
Mateo Kovacic não se recuperou de uma lesão na coxa e deve ser desfalque pra enfrentar o Manchester City, enquanto Thomas Tuchel busca alternativas para não sobrecarregar alguns jogadores da equipe neste estágio da temporada.
Todos os demais jogadores estão disponíveis para seleção do treinador Thomas Tuchel.
Amanhã, se haverá coisas novas taticamente, eu não sei, ainda não decidi. Eu tenho que olhar para todos e ver quem está disponível e quem está um pouco sobrecarregado. Há uma grande possibilidade de que veremos algumas mudanças.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Com Kovacic fora por lesão, Jorginho e N’golo Kanté devem continuar como peças centrais do meio de campo de Thomas Tuchel contra os Cityzens. Por outro lado, César Azpilicueta que atuou na ala direita contra o Real Madrid no meio de semana deve ganhar descanso, dando vaga para Reece James. Mason Mount, Christian Pulisic e Kai Havertz devem aparecer entre os titulares.
Buscando dar um descanso pro veterano de 36 anos Thiago Silva, o treinador deverá mandar a campo uma defesa composta por Andreas Christensen, Antonio Rudiger e Kurt Zouma, e Ben Chilwell deve aparecer na ala esquerda como titular.
MANCHESTER CITY
Finalista da UEFA Champions League pela primeira vez em sua história, o Manchester City despachou o último vice-campeão do torneio, o Paris Saint-Germain com muita autoridade e um placar agregado de 4-1, após vencer por 2-0 no Etihad Stadium sem ser ameaçado pelos franceses. Riyad Mahrez foi um dos grandes destaques do confronto contra o PSG, que não conseguiu oferecer perigos para a sólida defesa da equipe inglesa.
A temporada dos homens de Pep Guardiola é impressionante. A equipe lidera a Premier League com folgas e pode colocar a mão na taça já neste final de semana caso vença o Chelsea dentro de sua casa.
Na última rodada o City venceu o Crystal Palace por 2-0, com Sérgio Aguero marcando apenas o seu segundo gol na competição nesta temporada, mas as pretensões de se sagrarem campeões no último final de semana foram frustrados por conta do adiamento da partida entre Manchester United e Liverpool.
Com 80 pontos conquistados e uma larga vantagem de 13 pontos pro segundo colocado, o City está próximo do seu quinto título da Premier League e vem com uma sequência de cinco vitórias consecutivas em todas as competções. São também 71 gols marcados e apenas 24 sofridos pela equipe de Pep Guardiola, o melhor ataque e melhor defesa da liga nestas 34 rodadas disputadas.
FORMA RECENTE
VVVVV – Aston Villa 1-2 MAN CITY | MAN CITY 1-0 Tottenham | PSG 1-2 MAN CITY | Crystal Palace 0-2 MAN CITY | MAN CITY 2-0 PSG;
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Ederson; Cancelo, Dias, Laporte, Mendy; Rodri, Gundogan, De Bruyne; Mahrez, Aguero, Sterling;
DADOS E CURIOSIDADES
- Nenhum dos últimos 11 jogos da Premier League entre Chelsea e Manchester City terminou empatado, com o Chelsea vencendo quatro e os Citizens sete. O Man City só venceu sete de seus primeiros 36 jogos na Premier League com os Blues (7 empates e 22 derrotas);
- O Chelsea perdeu seus últimos três jogos fora de casa contra o Man City pelo placar agregado de 9-1. A última vitória dos Blues no Etihad foi em dezembro de 2016 sob o comando de Antonio Conte (3-1);
- O Manchester City perdeu apenas um de seus últimos 24 jogos em casa na Premier League contra os times londrinos (20 vitórias e 3 empates), ficando invicto em cada um de seus últimos 14 jogos (12 vitórias e 2 empates), desde que perdeu por 2-3 contra o Crystal Palace em dezembro de 2018;
- O Manchester City manteve 18 clean sheets em 34 jogos da Premier League nesta temporada, um a mais do que havia registrado em toda a campanha 2019-20 – seu maior total em uma única temporada na competição é de 20 em 2018-19;
- O Chelsea manteve clean sheet’s em 11 de seus últimos 15 jogos na Premier League sob o comando de Thomas Tuchel – o maior número registrado por qualquer treinador em seus primeiros 15 jogos na história da competição. Os Blues buscam vencer três jogos seguidos sem sofrer gols pela primeira vez desde novembro de 2017;