Data: 15 de maio de 2021 / Horário: 13h:15min (Horário de Brasília)
Competição: FA Cup – Final
Local: Wembley (Londres – Inglaterra)
Transmissão: DAZN
CHELSEA FC
O Chelsea vai em busca do primeiro dos dois possíveis troféus nesta temporada. Neste sábado (15) os Blues vão até Wembley onde enfrentarão o Leicester City na grande final da FA Cup.
Finalista pelo segundo ano consecutivo, o Chelsea agora sob o comando de Thomas Tuchel se transformou na segunda metade da temporada e não teve vida fácil para chegar até a final, eliminando duas equipes nas fases anteriores, incluindo o Manchester City na semi-final, que também foi disputada em Wembley.
Ainda sob o comando de Frank Lampard, o Chelsea eliminou as equipes do Morecambe em Stamford Bridge pelo placar de 4-0, e o Luton Town por 3-1, sendo esta a última da lenda do clube como treinador.
Já com Thomas Tuchel à beira do campo, o Chelsea foi até o Oakwell Stadium para enfrentar o Barnsley, que disputa a Championship, e venceu com um placar magro e gol marcado por Tammy Abraham, artilheiro do clube na competição.
Nas quartas de finais o Chelsea recebeu o Sheffield United em Stamford Bridge e uma nova vitória, desta vez pelo placar de 2-0, gols de Olivier Norwood (contra) e Hakim Ziyech já nos acréscimos.
Na semi-final o grande desafio dos Blues até aqui na competição. Indo até Wembley, o Chelsea enfrentou o Manchester City, que sonhava com a conquista de quatro títulos na temporada, mas uma grande atuação coletiva colocou o Chelsea na final com um gol de Hakim Ziyech no início do segundo tempo.
O Chelsea sonha com o seu nono título da FA Cup e, embora venha de uma derrota na Premier League, sofrida contra o rival Arsenal na última quarta-feira (12), a equipe vai com confiança e força total para enfrentar os Foxes.
A partida também marcará a estreia do seu novo uniforme do Chelsea, da temporada 2021-2022, que foi lançado oficialmente na última quinta-feira (13) e que dividiu a opinião dos torcedores.
NOTÍCIAS DA EQUIPE
Thomas Tuchel tem boas notícias para a decisão da FA Cup. Mateo Kovacic, desfalque nas últimas semanas por lesão, está novamente disponível para ser escalado.
Com isso o treinador tem todos os seus jogadores disponíveis para seleção para a primeira das últimas e importantes partidas da temporada.
“Espero que possamos transformar em um bom desempenho na preparação para empurrar a equipe para o limite, essa é a minha responsabilidade. Queremos mostrar uma reação, é isso aí, é um grande jogo, é em Wembley e uma final da Fa Cup.”
“É minha primeira final aqui na Inglaterra e é enorme. Vou me empolgar com emoções amanhã, mas nos concentramos em preparar minha equipe melhor do que há dois dias.”
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Kepa Arrizabalaga, goleiro das Copas e titular no meio de semana contra o Arsenal será titular, confirmado por Thomas Tuchel.
Embora recuperado, Kovacic deverá iniciar a partida no banco de reservas, e a equipe deverá ir com Kanté e Jorginho formando dupla no meio de campo. Timo Werner e Hakim Ziyech também devem aparecer entre os titulares na partida.
LEICESTER CITY
O Leicester City sonha com seu primeiro título de FA Cup em sua história, embora já tenham participado de cinco finais no torneio.
Para chegar à sua sexta final na FA Cup, os Foxes eliminaram três equipes da Premier League, incluindo vitórias sob Bridghton and Hove Albion por 1-0 e uma imponente vitória por 3-1 em cima do Manchester United.
Na semi-final o Leicester City também foi à Wembley e com um gol de Kelechi Iheanacho, avançou para a grande decisão da FA Cup pela primeira vez desde 1969.
Em um momento um pouco turbulento na temporada, o Leicester City vem de um bom resultado na Premier League. Após tropeços para Southampton (1-1) e Newcastle United (2-4), os Foxes bateram o Manchester United por 2-1 no meio de semana e vão com moral pra partida.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
DADOS E CURIOSIDADES
- Chelsea e Leicester foram já se enfrentaram na FA Cup sete vezes. O confronto foi para o replay em duas oportunidades, mas o Chelsea sempre avançou diante dos Foxes;
- Houve encontros memoráveis no caminho para o Blues erguer a FA Cup, como o pênalti final vencido por Erland Johnsen em 1997, a finalização estrondosa de George Weah em 2000, a goleada por 5-2 em Stamford Bridge em 2012 e o gol na prorrogação de Pedro em 2018 e o gol de Ross Barkley vindo do banco na última temporada;
- As duas equipes também se encontraram na terceira rodada em janeiro de 1946, quando a FA Cup foi retomada após seis anos de pausa. Pela única vez na história da competição, os clubes disputaram confrontos em dois jogos até a sexta rodada, gerando a tão necessária receita do pós-guerra;
- Thomas Tuchel se tornará o primeiro treinador alemão a comandar uma equipe no estádio Wembley na final da FA Cup;
- Se Kai Havertz, Toni Rudiger e Timo Werner começarem entre os titulares, eles vão igualar o maior número de seus compatriotas como titulares em uma final inglesa, marcada pelo Arsenal em 2014;