O Chelsea foi derrotado pelo Aston Villa na rodada final da Premier League, mas contou com um tropeço do Leicester City diante do Tottenham para garantir a quarta posição na tabela e a classificação para a próxima edição da Champions League.
O JOGO
O Chelsea iniciou a partida com domínio total das ações e obrigando o goleiro Martinez a trabalhar. Rondando a área adversária com trocas rápidas de passe, o Chelsea empurrava o Villa para trás e o gol parecia questão de tempo.
As duas melhores oportunidades dos Blues saíram dos pés de Mason Mount, que fuzilou de fora da área, obrigando uma boa defesa de Martinez e em nova oportunidade escorou cruzamento de Azpilicueta direto pra fora.
VILLA CRESCE NA PARTIDA E O CHELSEA PERDE O CONTROLE
Aproveitando os erros do Chelsea na saída de bola, o Aston Villa começava a dar as caras no campo de ataque. No primeiro erro, de Mateo Kovacic, Bertrand Traoré arriscou de fora da área e quase enganou Mandy, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Mas na segunda oportunidade, em cobrança de escanteio, os donos da casa saíram na frente do placar. Após a cobrança do tiro de canto ensaiada, Bertrand Traoré recebeu na área, bateu com efeito, enganou Éadouard Mendy e abriu o placar.
SEGUNDO TEMPO E UMA CATÁSTROFE ANUNCIADA
As coisas não iam nada bem para o Chelsea e Thomas Tuchel foi obrigado à alterar seu goleiro, colocando Kepa Arrizabalaga no lugar do lesionado Édouard Mendy.
Tentando voltar ao jogo e empatar a partida, o Chelsea cedia espaços entre as linhas e o Aston Villa aproveitava para levar perigo. Em uma dessas chegadas, Traoré recebeu passe na área, foi derrubado por Jorginho e o árbitro de imediato assinalou a penalidade. Na cobrança El Ghazi ampliou para o Villa.
Momentaneamente fora da zona de classificação para a próxima UEFA Champions League por conta dos demais resultados da rodada, o Chelsea se via perdido em campo e Thomas Tuchel partiu pro modo full ataque, sacando Jorginho e Mateo Kovacic para as entradas de Hakim Ziyech e Kai Havertz.
GOL DE DESCONTO E PRESSÃO PELO EMPATE
Precisando virar a partida, o Chelsea chegou ao primeiro gol com Ben Chilwell escorando no segundo poste um cruzamento de Christian Pulisic, colocando os Blues novamente no jogo.
Enquanto isso, o Leicester City cedia o empate pro Tottenham, deixando o Chelsea novamente na quarta colocação.
Ocupando o campo de ataque, o Chelsea criou chances de empatar, ora parando na defesa adversária e na falta de pontaria, ora em decisões contestáveis da arbitragem, após Mings tirar finalização de Havertz com o braço dentro da área.
Em cima pelo empate, o Chelsea viu, já nos instantes finais o capitão Azpilicueta expulso após revidar entrada de Jack Grealish, mas com a virada do Tottenham contra o Leicester City, os Blues garantiram o quarto posto apesar da derrota.
A atuação do Chelsea foi simplesmente decepcionante diante do Villa e da pressão pelo resultado positivo. A equipe termina a temporada da Premier League com uma derrota, antes de uma final de UEFA Champions League diante do Manchester City no próximo final de semana.
TABELA FINAL DA PREMIER LEAGUE