Thomas Tuchel: “Nós somos os caras que querem desafiar o Manchester City”

-

O Chelsea enfrenta o Manchester City na decisão da UEFA Champions League no próximo sábado (29), e focado na última partida da temporada, Thomas Tuchel falou com a imprensa nesta segunda-feira (24) antes de viajar para Portugal.

No último domingo (23) os Blues foram derrotados pelo Aston Villa na última partida da temporada da Premier League e Tuchel revelou seus pensamentos sobre a permanência entre os quatro primeiros colocados.

“É uma coisa boa [terminar entre os quatro primeiros], mas é uma situação estranha, pois odiamos perder e nunca somos felizes quando perdemos. Esse sentimento nunca vai embora se é uma partida que importa no último dia da temporada e tem um enorme impacto como este, ou é uma derrota que muda o jogo.”

“Para nós, felizmente, isso nunca vai mudar ou nos sentiremos bem, isso é parte de nós que todos devemos aceitar. Ao mesmo tempo, é um pouco estranho que produzimos novamente números nesta derrota quando normalmente dizemos que deveríamos ser os vencedores merecidos, mas não somos. Então é uma sensação estranha novamente deixar a vitória escapar através de nossas mãos, mas ser capaz de produzir atuações fortes.”

“Pela terceira razão que parece estranho é que no final há um grande resultado e um grande objetivo que alcançamos. Era o objetivo principal e principal alvo e foi uma grande conquista de todos os jogadores e todos que nos ajudam.”

“Estamos muito felizes por termos conseguido porque produzimos resultados para entrar na situação que era possível perder e ainda estar entre os quatro primeiros. Tudo isso agora está feito e a enorme mistura de sentimentos precisa se resolver, este é o dia para isso com as sessões de recuperação e amanhã é um dia de folga.”

“A partir de quarta-feira estaremos totalmente focados no jogo de sábado. Não temos outros objetivos para alcançar, só jogamos pela taça e essa é a mentalidade que vamos chegar ao Porto.”

O final de temporada do Chelsea foi desafiador, com um calendário apertado e muitas partidas decisivas. Já o Manchester City já tinha sua campanha na Premier League decidida e não teve compromisso na FA Cup, o que possibilita mais descanso em relação ao Chelsea.

Thomas Tuchel revelou que a equipe precisa de um relaxamento mental por conta da grande pressão das últimas semanas.

“Um relaxamento mental [é necessário] agora porque foi um cronograma apertado para nós estarmos na corrida para estar entre os quatro primeiros desde o primeiro momento que cheguei, e chegar à final da FA Cup e da Liga dos Campeões significou uma tarefa enorme a cumprir, é por isso que era uma constante para cima e para baixo, pressão constante, focando em diferentes competições, que não foi fácil.”

“Então, estamos absolutamente felizes e é uma conquista notável que fizemos. Agora é o momento de uma pausa mental para os jogadores e vou usá-la pessoalmente para pensar em como vamos abordar o jogo no sábado. Quais são as manchetes? Os pontos-chave? Como abordamos mentalmente, emocionalmente, taticamente?”

“Este é o meu dia amanhã para estar preparado na quarta-feira, quando os jogadores voltarem. Os jogadores precisam de um pouco de distração e descanso mental para respirar e então eu quero que eles estejam aqui na quarta-feira cheios de alegria porque esta é talvez a semana mais emocionante em suas vidas como jogadores profissionais.”

“Estamos autorizados a nos preparar para uma final na Liga dos Campeões e é um sonho realizado. Esta é a atmosfera que queremos construir, mas não sei em que serão as manchetes e pontos a se concentrar. Isso será decidido amanhã.”

N’golo Kanté foi ausência na rodada final da Premier League após sofrer uma lesão contra o Leicester City no meio da última semana, enquanto Édouard Mendy se chocou com a trave e teve que ser substituído na derrota diante do Aston Villa no último domingo.

Thomas Tuchel concedeu atualizações e pensamentos sobre ambos os jogadores para a final da Champions League.

“Com N’Golo [Kanté] nada mudou. Penso em mudar minhas táticas agora e parar de perguntar sobre N’Golo. Vou colocá-lo em campo no treino de quarta-feira, se não houver algum problema, vamos colocá-lo em treinamento e colocá-lo em campo quando o jogo começar no sábado.”

“Talvez eu não converse com os médicos e fisioterapeutas para que eu não ouça dúvidas ou reclamações ou nada. Talvez eu tenha que pensar nas táticas. Parece bom e espero que continue assim.”

Aston Villa v Chelsea – Premier League – Villa Park Chelsea goalkeeper Edouard Mendy appears injured before being substituted at half time during the Premier League match at Villa Park, Birmingham. Picture date: Sunday May 23, 2021. EDITORIAL USE ONLY No use with unauthorised audio, video, data, fixture lists, club/league logos or live services. Online in-match use limited to 120 images, no video emulation. No use in betting, games or single club/league/player publications. PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY Copyright: xNickxPottsx 59967353

“A última atualização [de Édouard Mendy] é que ainda temos esperança de que ele participe do treinamento na quarta-feira, que ele se junte ao grupo. Ele teve uma grande melhora em seu gerenciamento da dor e por isso precisamos de mais atualizações na quarta-feira. Esperamos tê-lo na quarta.”

“Edou vai jogar se ele estiver em forma e se ele não estiver em forma na quarta- feira, vamos tentar quinta-feira, e se não, então vamos tentar sexta-feira. Seremos razoáveis e assumiremos a responsabilidade pela decisão. Ao mesmo tempo, temos confiança se ele não poder jogar. Temos um cara forte com Kepa [Arrizabalaga] no banco que tomaria seu lugar.”

“Então a corrida está acontecendo, estamos felizes que as imagens não mostraram que a lesão foi muito grave, então temos certeza. Mas cada hora e cada dia conta e espero que a equipe em torno de Edou e ele mesmo pode fazer o suficiente para que ele esteja em campo. Seria um bom impulso para nós.”

O Chelsea venceu as duas últimas partidas contra o Manchester City, ambas sob o comando de Thomas Tuchel, sendo uma na semi-final da FA Cup e uma na Premier League. No entanto Thomas Tuchel não acredita que isso seja uma vantagem psicológica para os Blues ter conseguido superar por duas vezes os comandados de Pep Guardiola.

“Não sei se é uma vantagem, mas estamos cientes disso que fechamos a diferença para o Man City em dois jogos. Fizemos isso em um curto período de tempo, não faz muito tempo. Mas em uma final tudo pode acontecer em todas as direções. A sorte é uma grande parte, a abordagem mental sobre quem pode lidar com a pressão, os pequenos detalhes como quem pode liberar a pressão e ter o primeiro momento positivo na partida.”

“Você tem que se adaptar constantemente ao que acontece, isso é muito, muito importante. Mas acho que nos ajudou muito a nos unirmos, crescermos e chegarmos com autoconfiança. Man City é a referência na Europa e nesta liga e nós somos os caras que querem caçá-los e fechar a lacuna. Queremos desafiá-los e é o que faremos por pelo menos 90 minutos no Porto.”

“A experiência ajuda, mas não nos dá uma vantagem. Isso nos ajuda a chegar com autoconfiança e estar cientes do que é necessário para ter a chance de vencê-los.”

O Chelsea perdeu três dos últimos quatro jogos disputados em todas as competições, o que ascende um sinal de alerta para a equipe que teve uma baixa de rendimento nas últimas semanas. Thomas Tuchel revelou seus pensamentos sobre o momento.

“Isso me preocupa porque sempre me preocupa quando perdemos. Não é tão fácil controlar essas derrotas para analisá-las porque os dados e estatísticas que produzimos, as performances que produzimos, não indicam que é necessário perder ou lógico perder. Mas o fato é que nós fizemos e estamos preocupados porque, como eu disse, é o pior sentimento, o de perder.”

“Não podemos negar o desempenho, às vezes é um pouco do que fomos azarados. Nas últimas semanas, não quero estressá-los muito porque parece que falamos sobre isso muitas vezes, mas é assim. Nós simplesmente não temos sorte o suficiente nestes jogos, talvez não tenhamos pressionado o suficiente ou o que seja.”

“Estamos procurando razões, mas não podemos negar que tivemos boas atuações e ganhamos esses jogos em todas as estatísticas que são relevantes para o jogo. Terminamos entre os quatro primeiros, infelizmente, perdemos uma final de copa, agora temos outra final na Liga dos Campeões. Normalmente é uma partida muito única e estamos cientes de que merecemos chegar lá.”

“Trabalhamos duro, tivemos momentos cruciais, tivemos adversários para superar. É praticamente isso. Então sim e não, estamos preocupados, mas a partir de quarta-feira não há dúvidas, nem dedos pontuais, nem segundas intenções. É só tudo para o jogo de sábado.”

Esta será a segunda final inglesa de UEFA Champions League nos últimos três anos e Thomas Tuchel acredita que enfrentar uma equipe da mesma liga não o dá vantagem, mas revelou que tudo pode acontecer em uma final.

“Obviamente, não temos a vantagem de estar na liga mais difícil e enfrentar um time em outra liga que não está acostumado a ter o calendário e adversidades. O Man City é claramente a referência da nossa liga, é o mais difícil de jogar contra e é assim que deve ser.”

“Nós não nos perdemos em pensamentos como este e a partir do momento em que as semifinais foram sorteadas, ficou claro que isso poderia acontecer. Focamos totalmente em nós e nós que chegamos é uma conquista incrível. Assim que chegar, queremos estar no nosso melhor.”

“É o City com Pep ao lado, então talvez eles sejam o melhor time da Europa no momento e talvez o mundo. Cabe a nós fechar a lacuna por 90 minutos e o bom é que já fizemos isso. Jogamos com esse time exato exatamente nas mesmas circunstâncias em um curto período de tempo. Este é o ponto para continuar e o ponto a acreditar.”

“Tudo é possível em uma final. Claro, tudo é possível em todas as direções e queremos empurrar a sorte, o destino e este jogo para o nosso lado.”

Thomas Tuchel e Thiago Silva estiveram juntos na última decisão de UEFA Champions League, onde saíram derrotados pelo Bayern de Munique.

Thomas Tuchel no entanto falou sobre a experiência de disputar uma final e como isso pode ser importante no sábado.

“Aprendi [com a final de 29/20], claro, porque aprendo a cada partida e a experiência é uma coisa crucial e muito importante no coaching. Quanto mais experiência eu tiver em treinar, melhor eu posso ser.”

“Chego mais inteligente e mais experiente na minha segunda final pessoal e ao mesmo para o Thiago [Silva]. Mas a situação é bem diferente porque chegamos no ano passado em um torneio de 12 dias onde jogamos dois jogos eliminatórios e depois a final.”

“Isso é muito diferente porque percorremos um longo caminho: com Frank na fase de grupos e nas eliminatórias jogamos seis partidas para chegar à final. Este é um sentimento muito diferente. Não tivemos a experiência juntos, mas tenho certeza que é uma grande vantagem para ele [Thiago Silva] chegar na final, ter essa experiência novamente, e aprender com o ano anterior.”

“Não tínhamos como equipe, mas não sei se é um assunto a ser usado. Eu como jogador, não tenho certeza se adoraria ouvir a história do meu treinador que estava lá no ano passado com um time diferente. Se tivéssemos juntos, usaríamos claramente, mas chegamos pela primeira vez juntos e vamos nos preparar, encontrar as mensagems e tópicos para usar nesta semana.”

Thiago Silva e Olivier Giroud estarão em seu último mês de contrato com o Chelsea após a final da UEFA Champions League, mas Thomas Tuchel disse que não é o momento certo para anúncios ou falar sobre o assunto.

“Em primeiro lugar, temos mais uma semana juntos e acho que tudo está atrasado por razões óbvias. Nós falamos, é claro, e o conselho sabe minha opinião. Não é o momento de fazer nenhum anúncio. O clube vai anunciar essas coisas, não o treinador. É bom que seja assim.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!