Thomas Tuchel fala antes da decisão da Champions League contra o Manchester City e confirma a aptidão de Mendy e Kanté

-

Restando um dia pra final da UEFA Champions League e já na cidade do Porto em Portugal, o treinador Thomas Tuchel falou novamente com a imprensa sobre o duelo contra o Manchester City.

Em sua segunda final seguida, a primeira pelo Chelsea na competição europeia, Thomas Tuchel descreveu o seu sentimento diante de um jogo tão importante para o clube.

“Eu diria que tenho total confiança em todos uma vez que é sobre fome, sempre no mais alto nível no esporte se resume à questão de quão mal você quer, mas eu nos senti muito concentrados, muito focados, muito disciplinados no acúmulo desta semana.”

“Eu nos sinto com uma confiança genuína, o que é muito bom ter, e uma sensação muito agradável de chegar em uma final juntos. Tivemos duas sessões de treinamento em Londres, uma ontem e fizemos uma sessão tática porque hoje é obviamente ao vivo.”

“Então hoje é o último treino, para saber os últimos detalhes, ter a última sensação e, mais importante, para os jogadores sentirem o estádio. Sentir, cheirar, e então a ocasião está chegando mais perto e a partir do jantar de hoje teremos uma contagem regressiva com duas reuniões amanhã, e o grande jogo chegando.”

Este será o terceiro confronto entre Thomas Tuchel e Pep Guardiola na Inglaterra, desde a chegada do treinador alemão ao Chelsea no início do ano. Entretanto, Thomas Tuchel disse que a partida é muito mais do que a rivalidade entre os dois treinadores.

Sport Themen der Woche KW15 Sport Bilder des Tages Chelsea v Manchester City – FA Cup – Semi Final – Wembley Stadium Manchester City manager Pep Guardiola left and Chelsea manager Thomas Tuchel shake hands after the final whistle during the FA Cup semi final match at Wembley Stadium, London. Picture date: Saturday April 17, 2021. EDITORIAL USE ONLY No use with unauthorised audio, video, data, fixture lists, club/league logos or live services. Online in-match use limited to 120 images, no video emulation. No use in betting, games or single club/league/player publications. PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY Copyright: xBenxStansallx 59245171

“É muito mais do que isso [Tuchel vs Guardiola], eu nunca sugeriria que sou eu contra ele, porque não temos um jogo de tênis amanhã. Chegamos com nossas equipes, e Pep vai preparar sua equipe e eu vou preparar minha equipe, da melhor maneira possível.”

“Tivemos duas experiências agora contra eles em competições diferentes, e duas partidas diferentes, duas escalações diferentes e amanhã será uma formação muito diferente, eu acho, do Man City.”

“Mas, no entanto, temos a experiência de quanto tivemos que sofrer, a experiência de quão corajosos, quão corajosos também precisamos para jogar em certos momentos do jogo. Para mim está prestes a, sobre isso amanhã, é sempre difícil jogar contra City, Bayern ou Barcelona quando Pep está na linha lateral. Eles criam e ele cria essa equipe com essa enorme crença, e esse enorme sucesso, e continuamente ganhando mentalidade.”

“Então, eles são talvez no momento o time mais forte da Europa e talvez no mundo, e eles têm uma enorme lacuna, eles construíram uma enorme lacuna entre eles e nós na liga, mas fechamos a diferença por 90 minutos em Wembley, fechamos a diferença por 90 minutos no Etihad, e é isso que queremos fazer amanhã.”

O Chelsea tem diversos rostos jovens no elenco e que devem aparecer entre os titulares na decisão da Champions League e o mesmo vale pro Manchester City. Thomas Tuchel falou sobre a mudança no futebol, principalmente no inglês onde os jovens jogadores tem aparecido com maior destaque nos últimos anos.

“Acho que o futebol em geral mudou. O jogo tornou-se mais técnico e mais rápido e mais rápido. Em todas as posições, os jogadores são todos os “rounders”. Os atacantes também defendem, precisam correr, fazer dribles, ganhar bolas de volta. Os meio-campistas precisam fazer tudo e os defensores atacam espaços agora com a bola e sem a bola. Eles precisam ser corajosos para cobrir um espaço enorme e não apenas sentar-se fundo.”

“O jogo em si mudou e é uma mudança constante, assim como os jogadores que são a maior parte deste jogo. Temos muitos jovens talentos ingleses na Bundesliga, então estávamos bem cientes de toda a sua qualidade e isso não muda quando você trabalha na França ou na Inglaterra.”

“Fico feliz em ter esses jogadores. Neste momento eles estão na liga mais difícil do mundo e é isso que molda sua atitude e nosso clube tem uma forte ética de trabalho, também um clube forte que aguça sua mentalidade e atitude. Isso é muito bom e vamos nós. Confiamos neles, eles são uma grande parte do nosso elenco.”

Thomas Tuchel também foi breve ao destacar que não há baixas por lesão no elenco, confirmando que N’golo Kanté e Édouard Mendy estão aptos para entrar em campo na final da Champions League.

“É a melhor notícia de todas, sem lesões e espero que continue assim até depois do treino de hoje.”

Caso a partida permaneça empatada nos 90 minutos e na prorrogação, o campeão será definido nas penalidades. Com dois goleiros em momentos completamente diferentes, Thomas Tuchel afirmou que ambos estão preparados caso seja necessário ir para a disputa de pênaltis.

“Bem, espero que sim [Kepa e Mendy estejam inspirados]. Sempre praticamos penalidades quando enfrentamos uma partida onde é possível terminar dessa forma. Podemos simular a pressão, a fadiga, a ocasião e como será amanhã? Não, mas ainda acreditamos que podemos cuidar disso, um certo ritmo e hábito durante as penalidades.”

“Honestamente, o pênalti foi fantástico em termos de qualidade dos cobradores, acho que nunca vi algo assim. 20 penalidades seguidas sem erro. Identificamos os caras que deveriam cobrar as penalidades para nós, mas no final, não sei quem está em campo. No final, precisamos estar bem preparados e vamos entrar nisso juntos, não importa o que aconteça.”

Questionado se espera alguma surpresa tática de Guardiola ou se estaria preparando alguma, Thomas Tuchel disse não saber o que esperar de diferente.

“Não sei o que esperar honestamente. Temos que esperar, não estou na cabeça do Pep e não sei o que ele pensa e prevê. Só para deixar isso claro, preparar uma equipe não é que eu lhes dê a impressão de que eu sei o que vai acontecer amanhã. Eu simplesmente não sei.”

Thomas Tuchel também falou da concentração da equipe e sobre usar as emoções ligadas ao jogo para extrair o melhor dos jogadores dentro de campo na partida tão decisiva e importante pro clube.

“Ontem estávamos muito concentrados e tivemos que fazer porque tivemos um treino tático e foi da maneira que normalmente fazemos sessões táticas.”

“Não me leve a mal, não quero fingir que é uma semana normal porque não é uma semana normal. Todo mundo se sente diferente sobre isso, mas chegamos e a contagem regressiva está em um grande, grande jogo, talvez o maior jogo da Europa. Então é uma semana muito emocionante, muito exigente, mentalmente, fisicamente e precisamos acertar. Nós, treinadores, precisamos acertar.”

“Hoje, por exemplo, foi um dia muito descontraído. Tivemos a possibilidade de tentar algum tempo de qualidade no hotel. O belo hotel, o clima lindo para relaxar e respirar um pouco e a atmosfera ao seu redor para se conectar com nosso núcleo, nosso amor pelo jogo nossa paixão que todos compartilhamos quando crianças.”

“Para se conectar com isso, esse foi o dia de hoje. Acho que a tensão está aumentando muito naturalmente. Se você pode desejar algo, nós não queremos chegar em uma final super animados e não queremos chegar sub animados, como jogar legal. Não somos legais. A melhor coisa é admitir seus sentimentos.”

“Quando você está nervoso, você está nervoso, você não é o único cara e talvez os treinadores também estejam um pouco nervosos. Por estar nervoso, você pode usá-lo para estar no seu melhor nível. A pressão às vezes é um grande impulso, às vezes é um grande pacote nas costas para carregar, apenas admita. Algumas palavras talvez ajudem, mas em geral vamos ser quem somos e somos um grupo forte e temos uma confiança genuína e crença no que fazemos e somos capazes se fizermos as coisas juntos.”

“Amanhã chegaremos juntos, todos estarão aqui para ser um grupo forte do Chelsea, para dar o último passo e ganhar esta taça.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!