A pré-temporada do Chelsea começou e diversos jogadores que estiveram emprestados na última temporada retornaram ao centro de treinamento de Cobham para iniciar as atividades antes do início dos amistosos.
Diversos rostos bastante conhecidos estão de volta de empréstimos, bem como caras novas da base, mas todos com o mesmo objetivo: surpreender Thomas Tuchel por uma vaga na equipe principal.
Falaremos hoje sobre um dos nomes mais realistas que podem surpreender Thomas Tuchel nesta pré-temporada: Addji Keaninkin Marc-Israel Guehi, ou apenas Marc Guehi.
Cria das categorias de base do Chelsea, Marc Guehi está no clube desde o sub-8, inicialmente como um lateral direito e meia atacante até se estabelecer como um defensor central. Ele fez sua estreia na equipe principal do Chelsea na Carabao Cup, na goleada de 7-1 em cima doGrimsby Town, antes de sair para a sua primeira experiência em empréstimo.
Seguindo os passos de Mason Mount, Tammy Abraham e Reece James, o jovem zagueiro Marc Guehi impressionou em seu empréstimo ao Swansea na Championship na última temporada, ajudando a equipe do País de Gales a chegar na final dos Play-offs, perdendo para o Brentford.
Forte fisicamente, Guehi tem uma grande capacidade de sair jogando com a bola nos pés e quebrar as linhas de marcação adversária. Na última temporada ele atuou em 40 partidas pelo Swansea na Championship, sendo fundamental para os 20 clean sheets alcançados pela equipe na sua campanha de quase acesso à Premier League.
Os números de Guehi foram impressionantes para um jovem de 21 anos. Ele teve uma média de 3,3 desarmes (66 realizados) e interceptações (65 interceptações) a cada 90 minutos na Championship, mostrando suas qualidades de pressionar e recuperar bolas no campo defensivo, além de ter uma média de 3,1 passes longos por jogo com 44% de acerto.
Embora não seja dos zagueiros mais altos, com apenas 1,82 de altura, Guehi teve uma média de 3,1 duelos aéreos vencidos pelo Swansea.
Com Thomas Tuchel aparentemente interessado em adicionar mais um zagueiro ao elenco pra temporada 21-22, Guehi pode seguir impressionando e cavar um lugar na equipe principal, fazendo com que o clube não precise ir ao mercado para reforçar a posição.
No entanto o tempo de jogo de Guehi pode ser mais limitado caso permaneça no Chelsea. Isso porque a equipe já conta com nomes experientes como Thiago Silva, Antônio Rudiger, Andreas Christensen, Kurt Zouma e até mesmo César Azpilicueta e Reece James que atuaram na linha de três defensores sob o comando do alemão.
Guehi ainda tem alguns pontos claros a serem aprimorados, como o seu posicionamento em campo, e um empréstimo para um clube da Premier League pode ser a melhor opção para jogador e clube.
Clubes como Newcastle United, Bayer Leverkusen e Borussia Moenchengladbach já demonstraram interesse em contratar o jovem por empréstimo, mas nada deve ser decidido antes do início dos amistosos da pré-temporada.