O Chelsea confirmou através do seu site oficial a transferência do atacante francês Olivier Giroud para o clube italiano AC Milan.
Contratado em 2018 vindo do rival Arsenal, Giroud se tornou um dos atacantes mais importantes em conquistas recentes do clube, sendo o artilheiro da equipe nas campanhas dos títulos da UEFA Europa League 18/19 e da UEFA Champions League 20/21.
Em sua passagem, Giroud alternou momentos de titularidade e reserva na equipe e disputou 119 partidas oficiais (59 como titular), marcando 39 gols no período.
Os valores da transferência não foram revelados, mas é reportado que o Chelsea receberá 1 milhão de euros do AC Milan, além de possíveis 1 milhão em bônus alcançáveis.
TRÊS ANOS E MEIO COM GRANDES TÍTULOS
Olivier Giroud foi contratado por £18 milhões em janeiro de 2018 vindo do rival Arsenal, em uma transferência tripla envolvendo a ida de Michy Batshuayi por empréstimo ao clube alemão Borussia Dortmund e a ida de Aubameyang para os gunners no último dia da janela de transferências de inverno daquele ano.
Ele estreou com a camisa dos Blues em uma derrota diante do Watford pelo placar de 4-1 no dia 5 de fevereiro, entrando aos 64 minutos de jogo no Vicarage Road. Seu primeiro gol pelo clube saiu em sua terceira aparição pelo Chelsea, na FA Cup, em uma goleada de 4-0 em cima do Hull City em Stamford Bridge no dia 16 de fevereiro daquele ano.
Na mesma temporada Giroud ainda marcou mais quatro gols com a camisa do Chelsea, incluindo dois gols na vitória por 3-2 em cima do Southampton na Premier League e um gol em cima do mesmo adversário na semi-final da FA Cup em Wembley.
Na temporada seguinte, sob a gestão de Maurizio Sarri, o atacante não viveu bons momentos na liga, mas se destacou na UEFA Europa League, sendo o artilheiro da competição europeia com 11 gols. Os destaques são o hat-trick marcado na goleada por 5-0 em cima do Dynamo Kiev nas oitavas de finais da competição, além do gol marcado contra o Arsenal, seu ex-clube, na final da realizada em Baku, no Azerbaijão.
Com a saída de Maurizio Sarri e a chegada de Frank Lampard, o francês perdeu espaço na equipe para o jovem Tammy Abraham, que se destacava e se tornava o artilheiro da equipe na temporada 19/20. Perto de deixar o clube na janela de transferências de janeiro, Giroud permaneceu no clube e ressurgiu com boas atuações antes da parada causada pela pandemia.
No retorno da temporada, os gols marcados por Olivier Giroud foram fundamentais para que a equipe terminasse a temporada entre os quatro primeiros colocados da Premier League, garantindo a classificação para a edição seguinte da UEFA Champions League. Foram 7 gols marcados em 12 partidas disputadas na reta final da Premier League, o que garantiu a renovação de seu contrato por mais uma temporada.
Assim como em 19/20, o início da temporada seguinte para Giroud não foi dos melhores. Seu primeiro gol foi marcado contra o modesto Barnsley na Carabao Cup em uma goleada de 6-0, marcando novamente dois meses depois, contra o Stade Rennes na UEFA Champions League.
E se as coisas não iam bem para Giroud na Premier League, elas começaram a ir para um bom caminho na UEFA Champions League. Ainda na fase de grupos, contra o principal rival do Chelsea pela primeira colocação, Giroud teve uma atuação impecável, anotando quatro gols contra o Sevilla fora de casa.
Com a má fase da equipe na metade da temporada, Giroud não teve muitas oportunidades, mas com a chegada de Thomas Tuchel, ele marcou um dos gols na vitória por 2-0 em cima do Newcastle United na Premier League antes de marcar o gol antológico de bicicleta nas oitavas de finais da Champions League contra o Atlético de Madrid, sendo este o seu último com a camisa dos Blues em partidas oficiais.
Em seus três anos e meio de Chelsea, Olivier Giroud conquistou uma FA Cup, uma UEFA Europa League e uma UEFA Champions League, sendo o artilheiro dos Blues nas duas conquistas continentais. Ao todo foram 39 gols marcados em 119 partidas disputadas.