Campeão da UEFA Champions League (Chelsea) e da UEFA Europa League (Villarreal) se enfrentam nesta quarta-feira (11) pela disputa da taça UEFA Super Cup na abertura oficial da temporada europeia.
A campanha impressionante do Chelsea na UEFA Champions League em 20/21 surpreendeu a muitos, com a equipe engrenando uma sequência de grandes atuações na competição após a nomeação de Thomas Tuchel como treinador da equipe em janeiro. No caminho os Blues derrubaram equipes como Atlético de Madrid, Porto e Real Madrid para chegar em sua terceira decisão do torneio mais importante do velho continente.
Na grande decisão da UEFA Champions League no Estádio do Dragão em Portugal, o gol solitário de Kai Havertz no primeiro tempo garantiu o segundo título da competição da história do Chelsea e uma vaga para a disputa da UEFA Super Cup contra o vencedor do segundo torneio continental em importância na Europa.
Está será a quinta participação do Chelsea na UEFA Super Cup, já que o clube participou da competição em 1998, 2012, 2013 e 2019, porém saiu vencedor do confronto em apenas uma oportunidade, em 1998 quando bateu a equipe do Real Madrid pelo placar de 1-0 no estádio Luis II em Mônaco.
“Tenho um grande respeito pelo Villarreal, tenho um enorme respeito por Unai Emery. Quero dizer, eles podem chamar o troféu [UEFA Europa League] de troféu Unai Emery em breve! Esse cara é incrível. Ele jogou cinco finais e ganhou quatro vezes – isso é loucura.”
“E com os times espanhóis, você tem que ter muito cuidado. Eles adoram este jogo, e eles jogam este jogo por posse de bola, e eles jogam com muita e muita coragem genuína. Então eu acho que eles vão abordar este jogo [sentindo que] eles não têm nada a perder. Mas que coisa melhor do que começar a temporada com uma final europeia. Vamos levar isso muito, muito a sério e fazer o melhor que pudermos para levar o próximo troféu para casa.”
Thomas Tuchel sobre enfrentar o Villarreal na UEFA Super Cup
Rapidamente consolidado após a chegada de Thomas Tuchel, o Chelsea busca iniciar a temporada em alta levantando mais um troféu após uma rápida ascensão ao topo do futebol europeu na última temporada.
Para chegar a esta partida, o Chelsea teve uma curta mas bem sucedida pré-temporada. A equipe goleou o modesto Peterborough United em um jogo treino em Cobham Training Ground antes de vencer, de virada, a equipe do AFC Bournemouth no Vitality Stadium. Na última semana os Blues participaram da The Mind Series e enfrentaram dois rivais locais de Londres, Arsenal e Tottenham, vencendo os gunners por 2-1 com gols de Kai Havertz e Tammy Abraham e empatando por 2-2 com os Spurs com direito a dois gols de Hakim Ziyech.
LEIA MAIS: Chelsea vs Villarreal – Fatos e estatísticas
A equipe do Villarreal de Unay Emery conquistou o seu primeiro título europeu na última temporada ao vencer o Manchester United nas penalidades na decisão da UEFA Europa League de forma surpreendente.
Esta foi a quarta conquista de Emery da Europa League em cinco participações e ele estará em sua quarta disputa de UEFA Super Cup.
NOTÍCIAS DAS EQUIPES
Thomas Tuchel tem todos os seus jogadores disponíveis para a partida contra o Villareal, porém não poderá contar com a mais nova contratação da equipe, o atacante belga Romelu Lukaku que ainda será anunciado como novo reforço.
Jogadores como Mason Mount, Jorginho, Emerson Palmieri, Ben Chilwell e Reece James não atuaram durante a pré-temporada, mas podem ganhar minutos em campo pela Super Cup nesta quarta-feira.
Embora ainda presentes no elenco atual, jogadores que estiveram presentes na pré-temporada como Ross Barkley, Davide Zappacosta e Baba Rahman não foram relacionados e não viajaram pra Irlanda do Norte e dificilmente serão parte da equipe de Thomas Tuchel pro restante da temporada.
Diferente do Chelsea, a equipe do Villarreal não obteve bons resultados durante a pré-temporada. Foram seis partidas amistosas disputadas e nenhuma vitória pra equipe de Unai Emery.
Foram três derrotas e três empates no período de pré-temporada, incluindo uma derrota pro Leicester City por 3-2 e um empate em 2-2 com o Leeds United no último final de semana, o que encerrou a preparação da equipe.
O Villarreal se reforçou pra temporada com as contratações em definitivo de Juan Foyth e Aissa Mandi. Samuel Chukwueze está disponível após sofrer uma lesão na reta final da última temporada, mas Dani Parejo pode ser desfalque por conta de um problema na panturrilha.
Ainda há dúvidas se Etienne Capoue, Francis Coquelin, Geronimo Rulli e Vicente Iborra voarão para a Irlanda do Norte após casos de Covid no elenco do Villarreal.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Thomas Tuchel deve aproveitar alguns jogadores que tiveram mais tempo com a equipe na pré-temporada. Este é o caso de Marcos Alonso, que deverá ocupar a ala esquerda da equipe no lugar de Ben Chilwell que ainda não entrou em campo na nova temporada.
Mateo Kovacic deve formar dupla no meio de campo com N’golo Kanté, e Jorginho, seguindo a mesma lógica de Chilwell, deverá começar no banco de reservas. Timo Werner, Hakim Ziyech e Kai Havertz devem formar o trio ofensivo da equipe, enquanto a defesa deverá contar com Azpilicueta, Rudiger e Zouma.
Elenco do Chelsea disponível pra UEFA Super Cup: Kepa Arrizabalaga, Marcus Bettinelli, Edouard Mendy, Antonio Rudiger, Marcos Alonso, Andreas Christensen, Thiago Silva, Kurt Zouma, Trevoh Chalobah, Ben Chilwell, Reece James, Cesar Azpilicueta, Emerson, Jorginho, N’golo Kanté, Ruben Loftus-Cheek, Christian Pulisic, Mateo Kovacic, Mason Mount, Callum Hudson-Odoi, Hakim Ziyech, Kai Havertz, Tammy Abraham e Timo Werner;
Unai Emery acredita que enfrentará uma equipe enfraquecida do Chelsea, mas ele também terá os seus desfalques na partida, podendo mandar o seguinte time a campo na quarta-feira.
EQUIPE DE ARBITRAGEM
A arbitragem da partida fica por conta do russo Sergei Karasev. Os assistentes de beira de campo serão os também russos Igor Demeshko e Maksim Gavrilin, enquanto o quarto árbitro será Alexey Kulbakov (Bielorrússia). O controle do VAR fica por conta de Marco Fritz (Alemanha), Pawel Gil (Polônia), Massimiliano Irrati e Filippo Meli (Itália).
ONDE ASSISTIR
A decisão da UEFA Super Cup entre Chelsea e Villarreal está marcada para às 16 horas (horário de Brasília) do dia 11 de agosto, com transmissão oficial da TNT Sports, HBO Max e SBT.
Você também pode acompanhar nossa cobertura completa nas nossas redes sociais e o tempo real da partida no nosso Twitter @ChelseaFansBra.