O Chelsea é campeão da UEFA Super Cup 2021. Após empate em 1-1 no tempo normal e prorrogação, os Blues contaram com uma noite inspirada de Kepa Arrizabalaga pra levar o segundo título europeu do ano.
O JOGO
O Chelsea começou ditando o ritmo da partida, com muita posse de bola e sem correr riscos.
Rondando a área adversária, o Chelsea quase chegou ao primeiro gol com Timo Werner que aproveitou cruzamento, mas parou na defesa do goleiro Asenjo. Na segunda grande oportunidade, Kanté aproveitou brecha na entrada da área, soltou o pé e parou em outra grande defesa do goleiro adversário.
Com a partida ficando um pouco mais equilibrada, o Chelsea aproveitou um contra ataque pra abrir o placar. Kai Havertz recebeu passe na esquerda, cruzou rasteiro pra Hakim Ziyech, na marca da cal, abrir o placar em Belfast.
Atrás do placar, o Villarreal começou a se soltar mais em campo e Mendy foi providencial para evitar o empate com Dia, após belo passe na entrada da área.
Mas o Chelsea não deixava de tentar ampliar o placar. Em cobrança de falta de Hakim Ziyech, o zagueiro Kurt Zouma apareceu na segunda trave mas desviou pra fora.
Autor do gol e um dos melhores jogadores em campo, Ziyech acabou sendo substituído ainda no primeiro tempo após sentir uma lesão no ombro e deu lugar a Christian Pulisic.
Na última jogada da primeira etapa o Villarreal quase aprontou. Após cruzamento, Alberto Moreno pegou de primeira e acertou o travessão da meta defendida por Édouard Mendy.
No segundo tempo o panorama da partida foi completamente diferente. Enquanto o Chelsea encontrava enormes dificuldades pra trocar passes, o Villarreal sufocava os Blues no campo de defesa em busca do empate, exigindo a intervenção de Édouard Mendy em algumas oportunidades.
Após muita pressão, o empate aconteceu. Rudiger saiu jogando errado, Dia recebeu na área, deixou de calcanhar pra Moreno estufar a rede e empatar a partida em Belfast.
Com o placar empatado, o Chelsea tentou novamente tomar conta das ações da partida mas não conseguiu evitar a ida da partida para a prorrogação.
Já no tempo extra, o Chelsea teve uma grande oportunidade com Christian Pulisic, que na frente do goleiro finalizou pra fora. Outra grande oportunidade de dar números finais ao confronto saiu dos pés de Mason Mount, porém a finalização foi defendida pelo goleiro do Villarreal.
Com o empate persistindo na prorrogação, a partida foi para as penalidades e Thomas Tuchel ousou tirando Mendy para a entrada de Kepa Arrizabalaga nas cobranças. Após Kai Havertz desperdiçar a primeira cobrança do Chelsea, Kepa Arrizabalaga defendeu a segunda cobrança do Villarreal, de Mandi. Em uma sequência de seis cobranças convertidas do Chelsea, Kepa Arrizabalaga novamente brilhou e defendeu a cobrança de Raul Albiol, dando a vitória e a taça da UEFA Super Cup pro Chelsea pela segunda vez em sua história.
O Chelsea inicia a temporada 2021/22 da mesma forma que terminou a temporada passada, levantando um troféu europeu e terá no final de semana sua estreia na Premier League contra o Crystal Palace.