Thomas Tuchel explica a decisão de utilizar Kepa nas penalidades, comenta sobre o futuro de Trevoh Chalobah e o calendário apertado

-

Thomas Tuchel conquistou o seu segundo título pelo Chelsea após a equipe vencer nos pênaltis o Villarreal pela UEFA Super Cup, em Belfast na Irlanda do Norte. Após o apito final e as celebrações, ainda no estádio, o treinador converou com a imprensa e comentou sobre a ida da partida pra prorrogação em um momento de início de temporada.

“Fisicamente, essa foi a pior coisa que poderia acontecer conosco, jogar a prorrogação. Mentalmente, foi a melhor coisa a acontecer. Primeiro, porque não houve atraso ou jogar em quatro semanas. Era o momento que precisávamos começar e é por isso que escolhemos o time titular.”

“Nós não queríamos quebrar nossas cabeças e compartilhar minutos. Tivemos todas essas discussões e pensamentos. Dividimos minutos? Continuaremos a fase de preparação? Usamos esta partida para estar prontos para sábado? Decidimos que não, usamos este jogo para ganhar e nada mais.”

“Fomos com o time que jogou contra Arsenal e Tottenham na melhor forma possível. Somos 100% da nossa capacidade? Não, absolutamente não. Mas estamos prontos para jogar futebol em um certo nível. Tivemos que sofrer porque você podia ver que depois de 35 minutos que as coisas ficaram difíceis para nós.”

“Tivemos algumas perdas fáceis de bola, foi difícil com espaços fechados e infelizmente no segundo tempo, continuamos assim depois de 35 minutos fortes no início. Eles mereciam [o empate] por causa disso, terminaram nossos ataques muito cedo e nós permitimos chances.”

“Fiquei muito impressionado com nossa reação depois de 75 minutos porque tivemos controle total do jogo novamente. Fizemos um jogo muito bom até os 120 minutos.”

“Então, havia um monte de coisas boas. Fisicamente, usamos demais jogadores que não estavam prontos para jogar 120 minutos. Só temos dois dias até o próximo jogo contra o Crystal Palace, então isso não nos ajuda.”

“Mas este é o cronograma. Viemos com muitos jogadores que nem jogaram um amistoso até agora. Esta é a situação e não ajuda ninguém se dissermos que não estamos prontos. Temos que nos adaptar, estar o mais pronto possível em nossa mentalidade, e dar o nosso melhor no sábado.”

Surpreendentemente Thomas Tuchel substituiu Édouard Mendy para a entrada de Kepa Arrizabalaga para as penalidades e o espanhol ajudou a equipe defendendo duas cobranças do Villarreal. Thomas Tuchel explicou a sua decisão na prorrogação.

“Claro, eu mencionei desde que cheguei que temos uma quantidade inacreditável de qualidade em nossa estrutura de apoio no clube. Este é um dos nossos exemplos.”

“Quando chegamos no meu primeiro jogo contra o Barnsley, tivemos essa conversa com os treinadores de goleiros e o departamento de análise que veio com essas estatísticas de que Willy Caballero é o melhor em defesa de pênaltis, o segundo melhor foi Kepa e o terceiro melhor foi Edou nesta estatística.”

“Conversamos abertamente com os goleiros que pode ser assim em uma situação como a de hoje que a gente toma essa mudança, não por motivos pessoais, mas para ajudar as chances da equipe porque temos essa estatística.”

“Willy não está mais aqui entre os três. Eles mostraram todo o espírito fantástico que eles aceitam e não têm nenhum problema. Quando você vê Mendy colocar seu ego de lado quando tomamos esta decisão, e ele está ciente, isso é fundamental, por que fazemos isso. Isso não é um sentimento e apenas uma ideia repentina do treinador.”

“Isso foi planejado e discutido abertamente com os goleiros e estou muito feliz que eles mostraram esse espírito de equipe que Edou estava bem para levar isso para a equipe. Você ainda precisa de sorte, mas todo mundo sabe como é. Graças ao apoio e sorte, Kepa pôde mostrar e provar sua qualidade.”

Trevoh Chalobah se destacou durante a pré-temporada do Chelsea, garantindo um lugar na equipe titular na UEFA Super Cup. Com uma atuação impecável, o jovem defensor tem chamado a atenção e Tuchel falou sobre o futuro do jogador.

“Absolutamente é por isso que ele jogou. Ele jogou bem contra o Arsenal e jogou um bom jogo também contra o Bournemouth, depois o Arsenal, depois o Tottenham. Queríamos ter caras com ritmo que são capazes de jogar 90 minutos.”

“Trevoh foi o primeiro no treinamento e é fisicamente forte e mereceu jogar por suas performances até agora e novamente hoje ele foi muito forte. Ele sofreu em alguns momentos, mas depois com Azpi ao seu lado e Jorgi perto dele e ajudando-o na organização tática, ele intensificou-se novamente.”

“Ele nunca perdeu a cara e ficou calmo e foi físico o suficiente para jogar 120 minutos. Foi impressionante. Ele forçou seu caminho para o nosso pensamento, vamos ver como vai ser.”

“Ainda temos alguns dias para decidir seu futuro pessoal, mas no momento ele mostra seu valor para a equipe.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!