O Chelsea anunciou a contratação do atacante Belga Romelu Lukaku que pertencia à Inter de Milão em um contrato de 5 anos de duração.
Em nota publicada em seu site oficial os Blues confirmaram a chegada do atacante de 28 anos, que se tornou a contratação mais cara da história do clube e a segunda maior da Premier League, custando cerca de 115 milhões de euros.
Ao assinar seu contrato, Romelu Lukaku disse:
“Estou feliz e abençoado por estar de volta a este clube maravilhoso. Foi uma longa jornada para mim: vim aqui quando criança, que tinha muito a aprender, agora estou voltando com muita experiência e mais maduro.”
Romelu Lukaku chega ao Chelsea como a principal contratação da equipe para a temporada 2021/2022 e poderá fazer sua estreia pela equipe na rodada de abertura da Premier League.
INÍCIO DA CARREIRA E PRIMEIRA PASSAGEM PELO CHELSEA
Esta será a segunda passagem de Romelu Lukaku pelo Chelsea. O belga foi contratado pelo Chelsea em agosto de 2011 vindo da equipe do Anderletch da Bélgica, onde se destacou marcando 41 gols e contribuindo com 18 assistências em 98 jogos disputados. Seus atributos e qualidades logo chamaram a atenção dos Blues, que desembolsaram na época 15 milhões de euros para contratá-lo em 2011.
Porém Lukaku não teve muitas oportunidades no Chelsea. Parte do elenco campeão da UEFA Champions League de 2012, Lukaku não chegou a entrar em campo na competição sob o comando de André Villas-Boas e Roberto Di Matteo, conseguindo mais oportunidades na equipe Sub23 no período.
EMPRÉSTIMOS E PASSAGENS POR EVERTON E MANCHESTER UNITED
Sem muito espaço no elenco, Lukaku foi emprestado ao West Bromwich Albion para a temporada 2012/13 e não decepcionou. Ao todo ele marcou 17 gols na Premier League, sendo o artilheiro da equipe e eleito o melhor jogador do clube naquela temporada.
Na temporada seguinte Lukaku retornou ao Chelsea para a pré-temporada sob o comando de José Mourinho, porém seu futuro na equipe foi novamente colocado em dúvida após ter desperdiçado uma penalidade na UEFA Super Cup contra o Bayern de Munique. Lukaku ainda chegou a fazer duas partidas pelos Blues na Premier League naquele ano, porém foi emprestado ao Everton para o restante da campanha 13/14.
Seu início na equipe do Everton foi surpreendente. Nos primeiros 8 jogos disputados foram 7 gols marcados, incluindo um double em cima do rival Liverpool em um empate por 3-3. Lukaku foi fundamental na campanha em que o Everton conquistou 72 pontos na Premier League, o recorde do clube que terminou na quinta colocação.
Sem fazer parte dos planos de José Mourinho, Lukaku foi negociado em definitivo com a equipe do Everton, por um valor de £28 milhões e seguiu em alta, sendo o principal artilheiro da equipe azul de Liverpool.
Após três temporadas bem sucedidas no Everton, Romelu Lukaku despertou o interesse do Manchester United, que desembolsou 84 milhões de euros para sua contratação.
Sua passagem na equipe de Manchester começou em alta, porém seu rendimento em campo foi caindo ao longo dos meses. Na equipe ele marcou 42 gols e fez 13 assistências em 96 partidas, antes de ser negociado com a Internazionale de Milão por 72 milhões de euros.
MUDANÇA PRA ITÁLIA E O AUGE NA CARREIRA
Na Itália Romelu Lukaku viveu o melhor momento da sua carreira. No auge da forma física, Lukaku foi o artilheiro da equipe italiana em sua primeira temporada, ajudando na campanha do vice-campeonato da equipe de Antonio Conte. Foram 34 gols marcados e seis assistências distribuídas em 54 partidas em todas as competições.
Na temporada seguinte Lukaku seguiu em plena evolução. Seus 24 gols e 10 assistências foram fundamentais na campanha do título italiano da Inter de Milão após 10 anos, encerrando a hegemonia da Juventus na Serie A italiana. Além de artilheiro da equipe, Lukaku foi o melhor jogador da equipe e se tornou no período um dos melhores atacantes do mundo.