Neste sábado o Chelsea faz sua estreia na Premier League e enfrentará a equipe do Crystal Palace. A equipe terminou a última temporada na quarta colocação e buscará disputar o título da competição pela primeira vez desde 2017.
Para isso o clube manteve seus principais jogadores da última temporada, além de firmar a contratação do atacante belga Romelu Lukaku e Thomas Tuchel em sua entrevista coletiva falou sobre o reforço.
“Eu estou muito feliz. Ele pode ser uma excelente escolha para nós e adição. Ele tem o poder, o físico para nos ajudar, a experiência e a personalidade para ter um enorme impacto em nosso elenco.”
“Ele é, ao mesmo tempo, um cara humilde. Um jogador de equipe e ele se preocupa com o Chelsea, então tivemos a sensação de que valeu a pena tentar lutar muito por ele, então estamos felizes por ele ser nosso jogador agora.”
“Ele fez de tudo para correr esse risco para fazer acontecer [a transferência]. Ele, claro, teve um grande impacto no Inter, ele era um grande jogador com muita responsabilidade sobre os ombros, ganhando um grande título para o Inter na última temporada.”
“Então, era realmente muito importante para nós que era seu desejo de voltar ao Chelsea e terminar sua história aqui o que ele quer para si mesmo. Era muito importante.”
“Temos um grupo muito forte que é definido por um vínculo muito forte e com uma certa atitude de estar prontos para ajudar uns aos outros. Achamos que Romelu, vindo por aqui e sempre tendo Chelsea em seu coração, é a adição perfeita ao nosso grupo porque ele encarna tudo isso.”
“Estamos orgulhosos disso neste clube. Tivemos, é claro, algumas mudanças no telefone e com mensagens, mas agora ele está seguindo o protocolo e em quarentena mais alguns dias e vamos trabalhar nos detalhes.”
A falta de eficiência na frente do gol foi um dos pontos mais questionados no time do Chelsea na última temporada. Deixando muitos pontos pra trás contra equipes da parte de baixo da tabela na última campanha, o Chelsea deve se beneficiar com a chegada do matador belga. Thomas Tuchel comentou sobre o salto dado com a chegada de Lukaku.
“Bem, em primeiro lugar ficamos em quarto e não em segundo, em quarto e não em terceiro, então há algumas pontes para superar e lacunas para fechar. Tivemos uma meia temporada muito boa com o grupo juntos e, claro, com um final fantástico e agora com um começo emocionante com um troféu.”
“Estávamos procurando um certo perfil e Romelu se sente confiante para jogar físicamente, para jogar de e marcar gols, também muito forte em usar seu ritmo, então isso sempre será uma figura-chave no nosso jogo.”
“Queremos ser fortes nas vitórias de bola e transição ofensiva, é isso que a liga exige e o que exigimos de nós mesmos. Não queremos ser apenas um time de posse de bola ou apenas um time defensivo, bolas longas, mas a sensação de que os pontos fortes de Romelu nos darão um novo poder quando cruzarmos pelo lado.”
“Acho que não temos que mudar muito nosso estilo de jogo. Ele tem carisma, uma boa idade agora, um líder e espero que ele seja um líder no nosso grupo.”
Com a chegada de Romelu Lukaku, a saída de Tammy Abraham tem sido ainda mais especulada. No entanto Thomas Tuchel afirmou que não há nada de concreto sobre o futuro do atacante inglês.
“Há sempre possibilidades de que os jogadores nos deixem, especialmente na mesma posição que Romelu. A situação da Tammy é clara, obviamente é discutida. Falei muitas vezes sobre isso, mas no momento, não há notícias.”
“Temos um bom relacionamento, ele é nosso jogador e ele está no elenco, então tem uma chance de jogar. Nos próximos dias, veremos o que acontece, qual é o desejo de Tammy e as possibilidades, mas agora, na sexta-feira à tarde, o foco é no sábado e não na sua situação.”
Com a manutenção do elenco e uma metade de temporada forte, o Chelsea se tornou um dos favoritos ao título de acordo com a imprensa. Perguntado sobre seu pensamento sobre o “favoritismo”, Thomas Tuchel se mostrou surpreso com a afirmação.
“Sim, isso me surpreende. Todo mundo que sabe ler pode ver que ficamos em quarto lugar e precisamos de ajuda no último dia de jogo para chegar em quarto lugar para torná-lo uma temporada de sucesso.”
“Quando você vem em quarto, você não é favorito na próxima temporada. Temos algumas lacunas para fechar, deixamos o Liverpool passar na última partida e temos uma grande diferença para fechar para Manchester United e Manchester City.”
“Eu vejo o mercado de transferências de City e United, então eu não vejo nenhuma razão para que eles deveriam ser piores do que na temporada passada. Eles melhoraram seu elenco, são equipes estáveis e muito fortes. Não, estamos com fome e somos desafiantes para estar entre os quatro primeiros em primeiro lugar e depois disso queremos desafiar todos para o melhor resultado possível.”
“Não temos medo de lutar por cada título que disputamos, incluindo as taças, Liga dos Campeões e Premier League. Não vale a pena quebrar nossas cabeças sobre serem favoritos ou não. É o processo que conta e estar no nosso melhor todos os dias para estar em alguma parte do jogo no mesmo nível e melhorar outras partes do nosso jogo, fazer isso dia após dia e estar prontos para competir.”
“Sabemos muito bem que você precisa de sorte e impulso e então veremos.”
O Chelsea se tornou uma das melhores equipes da europa rapidamente após a chegada de Thomas Tuchel. Tendo conquistado o maior título da temporada na Champions League, os Blues mostraram todo o seu poder pra disputar títulos. No entanto Thomas Tuchel acredita que o time de amanhã ainda não estará em seu melhor.
“Talvez não [estejamos no nosso melhor] para amanhã, porque sentimos que precisamos de tempo para estar na melhor forma física dada a nossa preparação especial com três ou quatro grupos de jogadores chegando em momentos diferentes.”
“Esta situação não mudou e espero e queremos que joguemos com a mentalidade de que vamos caçar Man City, Man United e Liverpool, não a partir de janeiro, mas a partir de sábado.”
“A única maneira de fazer isso é estar na melhor forma amanhã mental e fisicamente para garantir que, com nossos torcedores de volta ao estádio, que temos três pontos do nosso lado. Mas esta é a mentalidade que abordamos nesta temporada. Nós nos vemos como caçadores e desafiantes para as três equipes que terminaram acima de nós.”
“É sempre assim quando você termina entre os quatro primeiros que há dezesseis equipes querendo roubar pontos de você. Você tem que estar ciente e no seu melhor. Esta é a mentalidade que queremos ter.”
No primeiro jogo da temporada, Thomas Tuchel estará diante dos torcedores do clube no estádio completamente lotado. Ele comentou sobre o assunto na coletiva.
“Espero que mude o jogo inteiro e o treinamento. É bom que tenhamos tido nossas experiências em nossa meia temporada. Temos essas experiências positivas em duas finais.”
“Criou um certo vínculo em que podemos confiar. Estamos felizes com a atitude e mentalidade do grupo e esperamos poder mostrar essa energia porque eu realmente acredito que esta é a energia que os espectadores querem ver em todo o mundo. Você não vai ao estádio só querendo uma vitória, você vai sentir o seu time e tem esse vínculo. Essa energia especial e atitude.”
“Cabe a nós produzir isso em todas as partidas em Stamford Bridge e será dar e receber com os espectadores. Eles também estarão em seu melhor nível e de lado com seu entusiasmo. Vai dificultar para os outros jogar contra nós em casa.”
Embora tenha contratado Romelu Lukaku, dois outros jogadores foram especulados no Chelsea durante a janela de transferências, sendo ele Erling Haaland e Lionel Messi. Em tom de brincadeira, Tuchel disse que o clube tentou a contratação de ambos.
“Sim, tentamos contratar os dois e queríamos Lewandowski como número 10 atrás. Infelizmente, o conselho não ouviu e só temos Romelu.”
“Sim, perdemos muitas oportunidades no mercado de transferências e é por isso que você me acha muito chateado e não quero continuar.”
“Não! Tínhamos um certo perfil e estamos muito felizes com a mentalidade e atitude do grupo. Queríamos que ficasse assim. Não é um dado ter isso em um grupo. É precioso e pode ser decisivo no futebol. Na minha opinião, é decisivo e somos muito cuidadosos e queremos protegê-lo. Não se tratava de trazer a quantidade mais possível de jogadores para este grupo.”
“Tínhamos que ter certeza de que o jogador era bom o suficiente, no estado de espírito certo e pode dar com sua personalidade para nos melhorar. Queríamos ter o máximo de certeza possível com essa transferência. Há sempre dúvidas com as transferências, mas temos muita certeza com Romelu porque ele conhece o clube e o que é o Chelsea. É assim.”
Com a chegada de Lukaku por um valor recorde no clube, Thomas Tuchel não acredita 100% que será pressionado por resultados, mas que trabalhará duro pra tirar o melhor e o suficiente de seu elenco.
“Talvez, mas Man City está fazendo o mesmo, eles estão melhorando seu elenco, o Manchester United está melhorando seu time. Não nos vejo como os únicos tentando melhorar nosso elenco e fechando a lacuna apenas trazendo jogadores.”
“Isso não seria suficiente porque todo mundo está fazendo o mesmo. Então, deste ponto de vista talvez os outros estejam à nossa frente e a lacuna seja mais aberta e ficando maior.”
“Mas trazer qualidade, mentalidade e personalidade é sempre bem-vindo e não sinto que aumenta a pressão sobre mim, torna a vida mais emocionante como treinador porque acreditamos que essa é uma forte adição ao nosso grupo.”
“Estamos felizes que Romelu está aqui, temos muitos jogos para jogar e outra competição em dezembro no Mundial de clubes e viemos de uma estranha pré-temporada com a Euro e Copa América, então tenho certeza que precisamos de jogadores fortes para o nível que exigimos.”
Thomas Tuchel também concedeu atualizações sobre o estado dos jogadores após 120 minutos disputados em Belfast na Irlanda do Norte, e revelou uma baixa na equipe, além da dúvida de uma peça importante do elenco.
“Hakim perderá o jogo com certeza por causa de sua lesão. A decisão foi tomada e será tratada de forma conservadora. No momento a situação é assim e não precisamos da cirurgia, que é uma notícia muito, muito boa para esse tipo de problema. Esperamos que continue assim e ele possa voltar aos gramados nas próximas duas semanas. Não podemos prometer, mas é isso que esperamos.”
“Temos alguns problemas com N’Golo Kante, precisamos resolver isso. Fisicamente foi a pior coisa que poderia acontecer conosco nas fases em que estamos agora, jogar 120 minutos. Mentalmente e psicologicamente foi a melhor coisa porque vencer nos pênaltis lhe dá um enorme impulso e isso é um grande impulso de energia positiva e sentimentos.”
“Para amanhã temos que ter cuidado com as decisões que ainda não foram tomadas, quem começa, quem nós introduzimos antes? A recomendação é que alguns façam 60-70 minutos, a quem pressionamos para fazer mais 90. É difícil prever as exigências físicas do jogo de amanhã e as decisões ainda não foram tomadas.”
“Tomaremos nosso tempo e tomaremos as últimas decisões amanhã. Temos mais uma noite, talvez seja a coisa mais importante dormir bem, comer bem, beber bem e superar alguns momentos difíceis amanhã fisicamente.”
“Será difícil? Vamos ficar cansados? É claro. É um jogo próximo da final [da Super Cup]? Sim. Todas as razões estão lá, mas é nossa exigência para nós mesmos superar esses obstáculos e não reclamar deles. Queremos estar na melhor forma possível e teremos em mente que isso não é o mesmo que estamos em seis semanas, mas para amanhã queremos alcançar os 100% possíveis para poder vencer o Crystal Palace.”