O Chelsea estreou com o pé direito na edição 2021/22 da Premier League com uma vitória por 3-0 em cima do Crystal Palace em Stamford Bridge neste sábado (14).
Fazendo sua estreia na Premier League, o jovem zagueiro Trevoh Chalobah foi um dos grandes destaques da partida, e sua brilhante atuação foi coroada com um belo gol, fechando o placar da partida.
Após o final da partida, falando com a imprensa, Thomas Tuchel rasgou elogios ao jovem jogador.
“Foi muito agradável e merecido. Trevoh foi muito forte na pré-temporada, tão sólido quando jogou 90 minutos contra o Arsenal e quase 90 minutos contra o Tottenham, mostrou potencial.”
“Ele é um cara muito humilde e calmo, mas ele estava lá desde o primeiro dia e aproveitou para mostrar sua qualidade. Este não é um presente que deixamos ele jogar, foi bem merecido e ele teve uma grande atuação contra o Villarreal por 120 minutos e ele foi robusto o suficiente para jogar outros 90 na Premier League, primeiro jogo em casa.”
“Isso é super legal. É nisso que eu realmente acredito, que podemos ter os melhores jogadores do exterior e jogadores famosos, mas também é sobre o Chelsea ter jovens da academia que podem jogar e no final ele jogou ao lado de Reece James e Mason Mount.”
“Isso é muito importante, ter esses jovens e essa mistura. Ok, ele até marcou, foi uma tarde perfeita para ele e você podia ver que todo mundo estava muito, muito feliz.”
Após uma imponente e confortável vitória, sem parte de seus principais jogadores, o Chelsea foi novamente colocado pela imprensa como um dos grandes favoritos ao título da Premier League, porém Thomas Tuchel tratou de colocar o Chelsea como um “caçador” aos times que terminaram nas três primeiras colocações da última temporada.
“Para ser honesto, eu nos vejo como uma quarta força e que não pode ser o favorito no próximo ano. O número quatro tem que fechar a diferença para três, dois e um e é aqui que estamos.”
“Dissemos que na última campanha nós estabelecemos na parte de cima, fechamos as lacunas nos 90 minutos, mas vamos tentar continuar com isso. É a Premier League, a melhor competição.”
“A conta é nossa e eu realmente acredito que estamos no papel dos caçadores e precisamos chegar a Liverpool, Man City e Man United. Precisamos fazer essa semana em casa, semana fora e este foi um primeiro passo muito bom. Bem merecido.”
“Não temos vergonha de dizer isso em voz alta que tentamos ser os melhores em qualquer competição que jogamos, mas a realidade é que ficamos em quarto lugar [na temporada passada] e temos que fechar a diferença.”
O Chelsea encontrou dificuldades para marcar gols com Thomas Tuchel na segunda metade da última temporada, com uma média abaixo da primeira metade da última campanha. Abrindo a temporada com três gols e com chances de ter marcado mais, Thomas Tuchel revelou que sempre esteve ciente do problema.
“Não sei, é muito cedo, mas estamos bem cientes do problema, digamos, ou sobre a situação. Foi difícil para nós converter todas as chances que criamos. Elas deveriam ser suficientes para marcar mais, então tentamos ajudar com a adição de Romelu Lukaku ao time.”
“Na Premier League vai ficar super difícil de marcar, então estamos felizes por fazer três gols. Fizemos isso sem um pênalti do Jorginho, que é um primeiro passo impressionante e espetacular da gente.”
“Ainda podemos melhorar no último terço, temos que ficar um pouco mais calmos e clínicos ainda. Não parar de pressionar e procurar soluções. É um jogo muito complexo e uma liga muito exigente. Temos que pegar o que pudermos. No próximo domingo, contra o Arsenal, será outro desafio difícil.”
Questionado se o Chelsea não seria caçado pelos adversários por ter um grande e forte elenco para a nova temporada, após ter conquistado um título europeu, Thomas Tuchel afirmou:
“Jogamos a Liga dos Campeões e ganhamos, mas fomos azarões e a Liga dos Campeões é uma competição diferente – é como um torneio.”
“Nós jogamos em um nível super alto, chegamos constantemente ao mais alto nível quando era necessário, então sentimos que foi bem merecido. Mas esta é uma competição e a realidade é que estávamos em quarto lugar na temporada passada e precisávamos da ajuda do Tottenham no último jogo para ser o quarto. Não ajuda se traduzirmos a vitória da CL para o status de ser automaticamente favorito na Premier League.”
“Esta é a liga mais difícil do mundo para vencer e há três equipes que fizeram melhor do que nós na temporada passada. Agora cabe a nós manter a calma, trabalhar duro e alcançar o mais alto nível em uma base permanente.”
“Se você perguntar a todas as quatro equipes que eles vão admitir que vão tentar o seu melhor para ganhar a Premier League, todos os quatro estão bem cientes de que a partir de 5, 6, 7, 8 equipes estão empurrando e empurrando.”
“Você não pode planejar isso, não ajuda falar sobre isso. Sinto que temos que caçar os outros desde o primeiro dia. Esta é a mentalidade com a qual queremos jogar. Nunca temos vergonha de lutar pelo melhor resultado possível, mas a realidade é que não podemos ser os favoritos agora.”
O Chelsea tem sido firme contra todos os tipos de preconceitos, ofensas de ódio e abusos online. Thomas Tuchel revelou suas preocupações sobre os abusos feitos nas redes sociais em meio à campanhas do clube contra este tipo de ódio.
“Estou preocupado porque as mídias sociais têm uma enorme influência e abuso nas mídias sociais também é uma influência horrível para qualquer um, não apenas para os jogadores de futebol.”
“Claro que apoiamos todos, todas as ações do nosso dono e clube e qualquer ação contra o abuso online. Eu sou em um ponto a pessoa errada para perguntar porque eu não uso mídias sociais, mas estamos muito cientes dos problemas que vêm com ela. Estamos cientes e nunca vamos parar de pressionar contra isso.”