Duas rodadas, duas vitórias. Neste domingo o Chelsea venceu o Arsenal no Emirates Stadium por 2-0, e Romelu Lukaku, estreanto na equipe de Thomas Tuchel marcou o primeiro gol da partida.
Ainda no norte de Londres, em coletiva, Thomas Tuchel conversou com a imprensa via videoconferência.
“Eu não me senti tão confortável comigo, eu tenho que dizer. Teria sido mais confortável se tivéssemos conseguido marcar o terceiro porque tivemos sorte uma vez em um escanteio com um cabeceio do Arsenal. O momento pode mudar a qualquer momento, mas, como você diz, acho que merecíamos ganhar.”
“Senti-nos um pouco com as pernas pesadas no primeiro tempo, sem nossa nitidez e frescor. Ficamos um pouco desleixados, houve perdas fáceis de bola, então houve momentos em que não era tão confortável e nos metemos em alguns problemas.”
“Mas acho que é necessário aceitar, pois viemos de uma pré-temporada única e continuamos com uma semana de sobrecarga na semana passada para alguns dos caras que tiveram uma terceira semana de treinamento. Então, juntando tudo isso, estou feliz como jogamos como um time, como atacamos e defendemos juntos. Acho que foi uma vitória merecida e a maneira perfeita de começar.”
Romelu Lukaku precisou de 15 minutos pra marcar seu primeiro gol em seu retorno ao Chelsea. Thomas Tuchel falou sobre o desempenho do atacante em seu primeiro jogo na temporada.
“Foi um começo muito bom. Claro, é a melhor coisa quando seu atacante marca imediatamente um gol importante para nos dar a liderança. Além disso, ele se relacionou muito bem com Mason Mount e Kai Havertz e deu algo ao nosso jogo que podemos jogar diretamente na linha de frente.”
“Ele também foi perigoso durante todo o jogo porque ele é sempre perigoso nos contra-ataques e nós já o trouxemos para o jogo muito bem. Então agora é sobre detalhes. Há coisas para melhorar, mas é o início da temporada. Ele quase marcou um segundo, mas que foi uma defesa fantástica de Bernd Leno. Mas foi uma estreia muito boa e ele se relacionou muito bem. Agora é o momento de continuar e melhorar.”
Durante o segundo tempo, Reece James sofreu uma pancada na cabeça e precisou de atendimento médico dentro de campo, mas conseguiu permanecer na partida. Thomas Tuchel explicou o ocorrido.
“Não houve nenhuma concussão. Ele estava preocupado com a mandíbula e o dente, então ele ficou um pouco chocado no primeiro momento. Está tudo bem com ele. Ele está muito bem.”
Ainda restam alguns dias de janela de transferências e alguns jogadores como Jules Koundé e Saúl Ñiguez vêm sendo ligados ao Chelsea, porém Thomas Tuchel se mostrou muito satisfeito com o seu elenco.
“Estou absolutamente feliz com nosso elenco e com as alternativas que temos. Não é um elenco muito grande, estávamos sentindo falta de Christian Pulisic hoje e isso significava que todos os outros estavam na equipe.”
“Isso significa que talvez não tenhamos o maior elenco, mas que temos um elenco muito competitivo em todas as posições. Isso, por um lado, é necessário porque jogamos muitas competições e jogaremos o Mundial de Clubes em dezembro. Também jogamos muito tempo na última temporada e houve a Euro e Copa América.”
“Então, se queremos competir, precisamos desse nível. Mas, ao mesmo tempo, também é importante que sejamos um grupo forte, esta foi talvez a chave para o último meio ano. Jogamos com um forte vínculo e um grande espírito de equipe. Este é um desafio para a equipe e para mim criar essa atmosfera novamente e que todos estejam prontos para tomar decisões difíceis e continuar empurrando a equipe. Se fizermos isso, podemos alcançar mais do que temos.”
Romelu Lukaku teve uma boa conexão com Mason Mount e Kai Havertz formando o trio ofensivo da equipe em seu primeiro jogo. Thomas Tuchel falou sobre o assunto na coletiva.
“Acho que o perfil dele nos dá algo que não tínhamos tanto. Ele tem alguma profundidade em seu jogo e podemos superar a pressão com bolas longas. Se estivermos perto da área, também podemos jogar com ele quando há defensores nas costas dele porque ele é um jogador muito físico, mas não perdemos nossa ameaça nos contra-ataques porque ele gosta de correr para espaços abertos.”
“Ele estava envolvido e isso foi bom de ver. Ele estava envolvido no treinamento, envolvido com os caras. Ele é uma pessoa muito aberta, inteligente e amigável, então foi fácil para ele se conectar com todos. Eles gostam de brincar um com o outro e isso é importante porque ele nos dá mais oportunidades. Ao mesmo tempo, temos que trabalhar nos detalhes e continuar, porque este foi o primeiro dia para ele agora e há muito mais por vir.”
Romelu Lukaku está no auge da sua carreira e forma física. Provado em diversas ligas na Europa e em competições internacionais como a Euro e Copa do Mundo, o belga é uma grande adição ao elenco do Chelsea. Thomas Tuchel revelou que nenhum adversário gostaria de jogar contra Lukaku, e que suas características são ideais para o Chelsea.
“Eu certamente não acho que ninguém quer jogar contra ele. Sua fisicalidade, força, jogo de ligação e habilidade para atacar o espaço, ele nos dá outra dimensão. É nosso trabalho não perder nossa força: o ritmo de trabalho, o esforço da equipe e a intensidade sem a bola. Temos que juntar tudo.”
“Não é apenas sobre as qualidades e as habilidades de Romelu, é o pacote que o torna tão promissor para nós. É a idade dele, a experiência, que ele é um torcedor do Chelsea cujo sonho era fazer isso no clube. Isto é o que sentimos desde o primeiro dia dele.”
“Ele tem essa personalidade e cresceu essa personalidade nos clubes que jogou. Ele já jogou por grandes clubes e tem essa confiança em si mesmo. Espero que ele tire a pressão dos ombros dos nossos jovens. Este foi o primeiro jogo jogado e temos muito mais o que fazer. Está apenas começando e não é hora de muitos elogios ou celebrações. Continuamos no início da temporada.”