O Chelsea pode ter uma grande baixa para as duas próximas partidas da equipe na temporada, já que o brasileiro Thiago Silva pode ser suspenso após um pedido da CBF – Confederação brasileira de futebol.
Após os clubes da Premier League terem chegado a um acordo para a não liberação de jogadores para defenderem suas seleções nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 em países da lista vermelha do Reino Unido por conta da quarentena exigida de 10 dias após o retorno, incluindo países da América do Sul, a CBF entrou com um pedido na FIFA para o cumprimento de uma regra que suspende os jogadores não liberados por suas equipes.
Segundo a regra da FIFA, os jogadores que não forem liberados por seus clubes para defender suas seleções nas eliminatórias podem ser suspensos por até cinco dias após o término da “Data FIFA”. Isso faria com que o brasileiro Thiago Silva e diversos outros jogadores sul americanos da Premier League não estejam disponíveis para entrar em campo por suas equipes durante a rodada do fim de semana.
Além de possívelmente não estar disponível pra enfrentar o Aston Villa, Thiago Silva também não estaria disponível pra rodada de abertura do Chelsea na UEFA Champions League contra o Zenit St. Petersburg em Stamford Bridge na próxima terça-feira (14).
Caso os clubes ignorem as regras da FIFA e escalarem os jogadores suspensos, o artigo 22 disciplinar da FIFA poderá ser aplicado, fazendo com que a equipe perca a partida pelo placar de 3-0.
Premier League, clubes e nem a FIFA se pronunciaram sobre o assunto até o momento.