Thomas Tuchel explica decisão de substituir Saúl Ñíguez e as qualidades de Romelu Lukaku

-

Uma vitória por 3-0 em cima do Aston Villa no retorno da Premier League após a “data FIFA” fez com que o Chelsea alcançasse a segunda colocação na tabela de classificação.

Dois dos três gols da partida foram marcados por Romelu Lukaku, os seus primeiros em Stamford Bridge pelo clube e após a partida Thomas Tuchel falou da importância do atacante.

“Hoje ele [Lukaku] era e a ideia era que ele fosse a diferença e nos desse um perfil diferente. Ele tem um tipo de personalidade e autoconfiança, ele quer marcar, ajudar a equipe com seus gols e ele tem a confiança e compostura para fazer isso.”

“Foi super importante hoje porque ele marcou dois gols muito difíceis, sem toque fácil, e isso fez a diferença para nós. Isso nos ajudou a conseguir três pontos muito importantes contra um adversário difícil. Ele acrescenta algo que não tínhamos nessa capacidade até agora. Então, eu estou muito feliz.”

Saúl Ñíguez fez sua estreia com a camisa do Chelsea após ser contratado por empréstimo do Atlético de Madrid, porém os primeiros 45 minutos do camisa 17 na Premier League não foram dos melhores, culminando na sua substituição no intervalo. Thomas Tuchel explicou sua decisão na coletiva de imprensa.

Saul Niguez on loan from Atltico Madrid of Chelsea & Jacob Ramsey of Aston Villa during the Premier League match between Chelsea and Aston Villa at Stamford Bridge, London, England on 11 September 2021. PUBLICATIONxNOTxINxUK Copyright: xAndyxRowlandx PMI-4414-0008

“Foi uma decisão difícil, mas ele estava lutando e eu assumo a responsabilidade por isso. Eu o coloquei em uma partida difícil após a pausa internacional e foi difícil para ele se adaptar à fisicalidade e, em geral, tive a sensação de que ele lutou com a intensidade e pressão do Aston Villa.”

“Também foi difícil para ele se adaptar ao nosso sistema e princípios, então pensamos, para dar um pouco mais de estabilidade, mudaríamos a formação para o 5-3-2 no segundo tempo com o Jorginho. Foi difícil, mas ele pode aceitar que é minha responsabilidade e talvez também seja normal.”

“No treinamento, parecia que ele não tinha problemas para se adaptar, mas isso é treinamento. O jogo foi muito intenso hoje porque foi isso que o Aston Villa fez dele. Ele lutou um pouco, houve algumas perdas fáceis de bola que é muito, muito incomum para ele. É por isso que decidimos antes que ele perdesse mais confiança, então fizemos a mudança.”

Callum Hudson-Odoi foi titular contra o Aston Villa na ala direita da equipe. Sendo mais reserva do que titular, o jovem teve sondagens do Borussia Dortmund na janela de transferências, porém o Chelsea não permitiu sua saída e Tuchel explicou a decisão.

London, England, 11th September 2021. Thiago Silva and Callum Hudson-Odoi of Chelsea celebrate after the Premier League match at Stamford Bridge, London. Picture credit should read: Paul Terry / Sportimage PUBLICATIONxNOTxINxUK SPI-1177-0068

“Nós conversamos e foi uma decisão muito fácil para mim tomar no último dia da janela de transferência. Não podemos deixar um jogador que está na equipe desde 18/19 sair.”

“Ele é capaz de jogar como lateral-direito, lateral-esquerdo nas duas posições de dez. Ele conhece o grupo, nós o conhecemos muito bem e não havia chance de dizer sim no último dia.”

“Para ele, pessoalmente, pode ter sido uma boa oportunidade, mas para nós e nossos objetivos que queremos alcançar, era simplesmente impossível. Foi fácil para mim, na verdade.”

“Callum tem que superar a diferença entre treinamento e jogos. Vejo um Callum mais forte a cada dia no treinamento e ele precisa superar essa lacuna e mostrar esse tipo de determinação que ele mostra no treinamento.”

“Se ele recebe minutos, nunca é um presente. Ninguém recebe presentes porque tomamos talvez decisões difíceis como para Callum não deixá-lo sair [por empréstimo]. Ele precisa merecer e eu sei que jogar [como lateral-direito] não é sua posição favorita, mas eu acho que ele pode jogar nesta posição e servir a equipe quando for necessário.”

“Hoje era necessário e ainda assim ele pode jogar melhor, ainda assim ele pode ser mais agressivo, ainda assim ele precisa se esforçar absolutamente até os limites. Isso é o que ele faz no treinamento e, como eu disse, ele precisa superar essa lacuna para lutar por seu lugar no elenco. Esta é a vida no Chelsea.”

Assim como Romelu Lukaku, o português Cristiano Ronaldo marcou duas vezes para o Manchester United em seu retorno a Old Trafford, e questionado se o belga poderia marcar mais gols que o português na Premier League, Tuchel encerrou a coletiva.

London, England, 11th September 2021. Romelu Lukaku of Chelsea scores the first goal during the Premier League match at Stamford Bridge, London. Picture credit should read: Paul Terry / Sportimage PUBLICATIONxNOTxINxUK SPI-1177-0008

“Eu não poderia me importar menos enquanto Lukaku marcar para nós. Honestamente, eu sei que você gostaria de ter uma boa resposta, mas infelizmente, eu não tenho uma. Lukaku foi decisivo para nós hoje e é isso que estamos procurando. Ele quer marcar pelo Chelsea, ajudar a equipe com seus gols e foi isso que ele fez hoje.”

“É por isso que ele está aqui. Ele não tem vergonha de falar da sua ambição em voz alta porque ele é cheio de confiança e é o tipo de personalidade que pode lidar com isso. Isso é o que ele mostrou nos primeiros jogos e hoje.”

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!