César Azpilicueta: Temos que lutar para chegar onde queremos chegar começando por amanhã”

-

Além do treinador Thomas Tuchel, o capitão da equipe, César Azpilicueta também falou com a imprensa nesta segunda-feira (13) antes do confronto contra o Zenit na estreia dos Blues na Liga dos Campeões.

Azpilicueta falou sobre a emoção em levantar o troféu que faltava em sua carreira no Chelsea.

“Claro, me senti muito especial. Todo mundo gostou muito daquela noite no Porto, mas agora este é um novo desafio pela frente, começamos do zero na Europa.”

“Temos que lutar muito para chegar onde queremos e a partir de amanhã, será um jogo difícil. Não há espaço para erros, temos que estar focados. O passado foi, é claro, muito especial, mas isso não nos dará nenhuma vantagem para esta temporada.”

“Temos a experiência, o desejo, estamos com fome de ir mais longe e temos que mostrar isso amanhã.”

Não há dúvidas de que o Chelsea é uma equipe ainda mais forte do que na última temporada, principalmente pela adição pontual de Romelu Lukaku pro setor ofensivo. Azpilicueta comentou sobre a chegada do atacante belga e o trabalho do clube pra reforçar um bom elenco.

“A cada ano, o clube tenta melhorar e é muito natural. Os jogadores que estão aqui desde a última temporada, o clube sempre tenta melhorar a equipe a cada ano e, claro, Romelu [Lukaku] é uma grande adição à equipe.”

“Sua experiência, seu desejo, sua ambição de ajudar a equipe, é claro que nos sentimos mais fortes, pois ele nos dá confiança voltando de um troféu que dá a todos a mesma confiança. Uma nova adição sempre ajuda, agrega qualidade à equipe e é um desafio que enfrentaremos juntos.”

Saúl Ñíguez foi outra adição para o elenco do Chelsea, porém sua estreia na Premier League não foi das melhores, sendo substituído durante o intervalo da partida contra o Aston Villa. No entanto Azpilicueta ressaltou a qualidade e experiência do conterrâneo para obter sucesso em Stamford Bridge.

Saul Niguez on loan from Atltico Madrid of Chelsea & Jacob Ramsey of Aston Villa during the Premier League match between Chelsea and Aston Villa at Stamford Bridge, London, England on 11 September 2021. PUBLICATIONxNOTxINxUK Copyright: xAndyxRowlandx PMI-4414-0008

“Saul é um grande jogador, eu o conheço desde os seus dias na seleção [espanhola] e ele tem grande experiência no mais alto nível com o Atlético de Madrid.”

“Claro que, quando ele assinou, teve algumas horas estressantes, chegou em um novo país, primeiro jogo contra um bom adversário que foi muito agressivo, então é normal, às vezes você precisa de um pouco de tempo para se adaptar. Sua resposta tem sido pontual, seu desejo de melhorar, fazendo perguntas, ele quer se adaptar o mais rápido possível, mas alguns jogadores precisam de mais tempo do que outros.”

“Ele tem nosso total apoio, ele é uma grande adição e estou feliz por tê-lo em nossa equipe e tenho certeza que ele vai continuar crescendo e ajudando a equipe. Ele será um jogador importante nesta temporada.”

Depois de conquistar a Liga dos Campeões em 2012, o Chelsea não foi bem na temporada seguinte, sendo eliminado da competição ainda na fase de grupos. Azpilicueta afirmou que espera que tudo seja diferente nesta nova temporada.

“Espero! [que seja diferente de 2012/13] Foi uma experiência muito ruim, dolorosa porque eu vim do Marselha e chegamos às quartas-de-final e nas oitavas da competição, então quando cheguei ao Chelsea, logo após vencer a Liga dos Campeões, foi um momento difícil estar na fase de grupos depois de ser campeão.”

“Eu sou o único no elenco ainda, mas vou tentar ajudar com essa experiência para garantir que isso não aconteça novamente. Como eu disse antes, nós somos os Campeões, então começamos do zero. Este é um novo desafio, temos adversários difíceis e temos que estar prontos para isso.”

“Esperamos passar, esse é o nosso objetivo, queremos lutar por tudo e essa experiência espero que nos ajude a seguir em frente.”

Cesar Azpilicueta é o jogador com mais tempo na equipe profissional do Chelsea, tendo chegado em agosto de 2012. Tendo passado por grandes momentos e com grandes elencos, Azpilicueta falou sobre as diferenças dos elencos passados.

“Tive sorte de compartilhar muitos bons momentos com muitos bons elencos e jogadores, de alta qualidade. Acho que as comparações não são boas porque todo mundo é diferente, temos qualidades diferentes, está evoluindo. Eu olho para trás na minha primeira temporada na Premier League e vejo agora como o futebol mudou, é completamente diferente.”

“Vejo esse time com grande potencial, ambição, temos uma competição saudável e um bom grupo de rapazes que treinam duro e vamos para frente porque temos uma temporada emocionante pela frente e queremos lutar por tudo.”

“Isso vai refletir no trabalho diário que fazemos aqui, como nos comprometemos uns com os outros, como vivemos nosso trabalho e aquela atmosfera que criamos na última temporada foi uma grande diferença para conseguir o troféu. Temos que cuidar disso como estamos começando esta temporada, todo time quer ser o Campeão da Europa.”

Romelu Lukaku teve um impacto imediato em sua chegada no Chelsea, tendo marcado três gols em três partidas disputadas. Azpilicueta falou das qualidades do atacante e como ele ajuda a equipe.

Football – Premier League – Liverpool v Chelsea 28th August 2021 – Premier League – Liverpool v Chelsea – Jordan Henderson of Liverpool squares up to Cesar Azpilicueta of Chelsea and Romelu Lukaku of Chelsea – Photo: Simon Stacpoole / Offside. Liverpool UK *** Fußball Premier League Liverpool gegen Chelsea 28. August 2021 Premier League Liverpool gegen Chelsea Jordan Henderson von Liverpool kämpft gegen Cesar Azpilicueta von Chelsea und Romelu Lukaku von Chelsea Foto Simon Stacpoole Abseits Liverpool UK PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY Copyright: xSimonxStacpoolexOffside

“Romelu é uma grande personalidade, caráter e um grande líder. Ele é muito vocal, ambicioso, ele ajuda todos e os companheiros de equipe ofensivos a serem mais perigosos.”

“Com sua presença, você o respeita. Quando os defensores o vêem, sabem que ele é um rapaz grande, poderoso que pode criar chances a qualquer momento. Vimos no sábado passado como ele é eficiente para nós e isso já é um impacto enorme.”

“É tanto o impacto dentro e fora do campo, é imenso e estamos muito felizes porque ele é um jogador de ponta, de alta qualidade.”

Cesar Azpilicueta ganhou quase todos os títulos possíveis no Chelsea, porém ressaltou que não gosta de viver do passado e olha para novas conquistas no futuro.

“Eu sou uma pessoa que não gosta de viver no passado. Eu tento olhar para a frente e ver como eu posso melhorar a cada dia quando eu venho para o treinamento. Eu sei como o futebol funciona e você não pode viver no passado e você deve mostrá-lo todos os dias.”

“Tive a chance de ter a confiança do clube desde o primeiro dia e dos dirigentes que tive no passado. É assim que eu vivo e como eu quero ser para melhorar a cada dia. Joguei em muitas posições e mudamos o sistema com Thomas para jogar com três defensores e às vezes sou um zagueiro. Ele é um treinador que quer foco total de todos e eu tento ser um exemplo disso quando eu venho para o treinamento. Dou o meu melhor e espero obter os resultados que todos nós queremos.”

Roberto Di Matteo foi demitido após conquistar a Liga dos Campeões em 2012, mas falhar em ser uma equipe competitiva na temporada seguinte. Thomas Tuchel vive um momento completamente diferente, com uma equipe forte e capaz de enfrentar qualquer adversário e obter resultados. Azpilicueta comentou o assunto.

Bildnummer: 11782655 Datum: 28.10.2012 Copyright: imago/Action Plus 28.10.2012.London, England. Cesar Azpilicueta of Chelsea and Roberto Di Matteo Manager of Chelsea in action during the the Premier League game between Chelsea and Manchester United at Stamford Bridge.

“Essa foi uma decisão do clube! Eu estava aqui quando Roberto [Di Matteo] perdeu o emprego. Ele foi meu empresário quando cheguei aqui. Ele ganhou dois títulos em seus primeiros meses no comando e sempre serei grato a ele por me trazer aqui e pelos meses que estivemos juntos, mas essa foi uma decisão para o clube.”

“Agora, com Thomas, ele vai fazer o que ele quer fazer desde o primeiro dia. Ganhar troféus, jogar bem, obter resultados que todos nós queremos obter no Chelsea.”

Campeão da Liga dos Campeões, mas quarto colocado na Premier League, esta foi a temporada 20/21 do Chelsea. Questionado se gostaria de vencer a Premier nesta temporada, Azpilicueta disse:

Porto, Portugal, 29th May 2021. Cesar Azpilicueta of Chelsea poses with the trophy during the UEFA Champions League match at the Estadio do Dragao, Porto. Picture credit should read: David Klein / Sportimage PUBLICATIONxNOTxINxUK SPI-1071-0195

“Eu nunca no início a temporada escolho um troféu para ser ganho. Trata-se apenas de ganhar troféus e o maior que você pode obter. Claro, a Liga dos Campeões é a maior, mas sempre senti desde que cheguei aqui que o Chelsea luta por cada troféu.”

“Entramos em todas as competições com uma mente totalmente focada em chegar o mais longe possível. Cada ano é cada vez mais difícil. Entrar como campeões da Europa significará que todos os times vão querer nos vencer e teremos que estar prontos para isso, porque este é um novo desafio. Vai ser difícil.”

Azpilicueta é um dos jogadores mais experientes do elenco, porém seu contrato expira ao final da atual temporada. Ainda sem uma renovação, o jogador revelou não estar preocupado com o assunto.

“Eu não tenho nenhuma preocupação. Me sinto totalmente confiável pelo clube desde que cheguei. No momento, é verdade que meu contrato termina em junho [de 2022], mas eu só me concentro no que vem ao lado para treinar e jogar o melhor que posso. Tudo vai cuidar de si mesmo.”

“Eu não preciso dizer mais nada. Eu tenho que continuar fazendo o que estou fazendo e ele [novo contrato] virá sozinho. Claro, eu amo estar aqui, me sinto amado desde que cheguei e meu objetivo é ficar aqui o máximo que puder.”

O Chelsea não era um dos favoritos ou candidatos ao título da Liga dos Campeões na última temporada. Azpilicueta revelou o momento em que passou a acreditar que o título seria possível.

“É difícil dizer um momento porque enfrentamos o Atlético de Madrid, que é experiente na competição e chegou a duas finais e foi o melhor da liga na Espanha e venceu depois, mas quando você joga e domina bem e consegue o resultado, sentimos que estávamos um passo mais perto da final.”

“Jogamos no Porto, que todos esperavam que ganhássemos facilmente, mas foi bem difícil e tivemos que lutar para passar.”

“Você sabe, o momento em que enfrentamos o Real Madrid que são os reis da Europa por muito tempo e ganhou a competição muitas vezes com jogadores de grande experiência.”

“Eu estava em campo, estávamos vencendo por 1-0 e eu pensei que 1-1 poderia acontecer e poderíamos ir para a prorrogação. Senti que éramos muito melhores do que eles, perigosos e fortes, mas apenas com o 1-0, mas no momento em que marcamos o segundo gol, senti como, sim, é isso.”

“Todos vimos o Real Madrid marcar gols nos últimos minutos, quando todos sentiram que estavam mortos. Tive a sensação de que em campo precisávamos do segundo gol, pois eles são perigosos até o último segundo.”

“A força do nosso lado era ser resiliente e marcar o segundo gol. Superamos uma grande e experiente equipe no Real Madrid com jovens na primeira semifinal. Isso nos fez sentir fortes e, na final contra o Man City, nos sentimos fortes, e o desejo de todos era incrível.”

“A atmosfera que criamos no grupo na preparação, não só os jogadores, mas a equipe e os caras que não tiveram a sorte de jogar, isso fez a diferença para mim.”

“Ver a alegria dos jogadores, famílias e funcionários é algo que sempre lembrarei para sempre.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!