A campanha de defesa do título da UEFA Champions Leaguea começa nesta terça-feira (14) pro Chelsea, que recebe a equipe russa do Zenit St Petersburg em Stamford Bridge pela primeira rodada da fase de grupos.
Três meses após o triunfo no Porto com a vitória por 1-0 com gol de Kai Havertz em cima do Manchester City, o Chelsea deu um grande salto e se consolidou como uma das equipes mais fortes da europa.
Contando com uma consistência defensiva acima da média, a equipe de Thomas Tuchel conta com reforços de peso para ir em busca da terceira orelhuda de sua história. A contratação de Romelu Lukaku por £97,5 milhões mostra a ambição do Chelsea para esta temporada e uma boa campanha na Champions League é o grande objetivo pros comandados de Tuchel.
No final de semana os Blues entraram em campo pela Premier League contra o Aston Villa, e embora não tenham tido vida fácil no primeiro tempo da partida, o segundo gol, marcado por Mateo Kovacic, deu uma maior tranquilidade pra equipe encaminhar a vitória por 3-0 com direito aos dois primeiros gols de Romelu Lukaku em Stamford Bridge.
Dividindo a liderança da Premier League com Man United (1º) e Liverpool (3º), o Chelsea faz um bom começo de temporada e agora volta suas atenções para o grupo H da UEFA Champions League.
Assim como o Chelsea, a equipe do Zenit St Petersburg lidera a Premier League Russa neste início de temporada. Com 17 pontos conquistados em sete partidas, a equipe está invicta na competição com cinco vitórias e dois empates e é uma das favoritas ao título nacional.
No último sábado o Zenit recebeu a equipe do Akhmat Grozny em São Petersburgo e venceu por 3-1 sem grandes problemas e com direito a dois gols brasileiros, marcados por Malcom e Wendel.
Colocado como a terceira força do grupo H atrás de Chelsea e Juventus, o Zenit St Petersburg busca conseguir um maior destaque no cenário europeu já que tem dominado as competições nacionais nos últimos anos, mas se vê distante de conseguir ser um dos postulantes à conquistar a Champions League que terá a final desta temporada em seu estádio.
PALAVRAS DO TREINADOR
“Você pode fazer o que quiser [sobre nossas chances de título], mas nós não mudaremos nossa abordagem. Todo mundo tem as mesmas chances. Os objetivos são alcançar o mais alto nível a cada jogo. Se fizermos isso, tudo é possível, se não, não temos chance.”
NOTÍCIAS DAS EQUIPES
Christian Pulisic segue sendo uma baixa para Thomas Tuchel. O norte americano sofreu uma lesão no tornozelo à serviço da seleção norte americana e desfalca a equipe contra o Zenit St Petersburg.
N’golo Kanté, que também sofreu com um problema no tornozelo, já treina com a equipe, mas não estará disponível para entrar em campo, sendo mais um desfalque para Thomas Tuchel.
Não há problemas de lesões relatadas e todos os demais jogadores estão disponíveis para serem escalados.
O treinador Sergei Semak do Zenit tem alguns desfalques importantes em sua equipe. O meio campista Magomed Ozdoyev sofreu uma lesão no ligamento na rodada de abertura do campeonato russo e é um desfalque para a equipe. Já Dmitri Chistyakov com uma lesão no tornozelo é uma dúvida para a partida e não deverá ser escalado como titular.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Em meio ao calendário agitado, Thomas Tuchel deverá usar alguns jogadores mais descansados na estreia da Champions League. Com isso, Reece James, suspenso no final de semana da Premier League, deverá retornar para a ala direita da equipe.
Cesar Azpilicueta, que entrou no segundo tempo da vitória diante do Aston Villa, deve retornar à titularidade na defesa, ao lado de Thiago Silva e Antônio Rudiger.
No meio de campo a dupla Kovacic e Jorginho deve marcar presença, enquanto Saúl inicia no banco de reservas. Ben Chilwell deve ocupar a ala esquerda pela primeira vez na temporada, ocupando o lugar de Marcos Alonso que tem sido titular neste início de temporada.
O trio da frente deverá contar com Mason Mount, Timo Werner e Romelu Lukaku.
Com dois desfalques quase que certos, Sergei Semak poderá contar com a presença dos brasileiros Claudinho, Douglas Santos e Malcom, após a CBF e a FIFA terem chegado a um acordo em relação à suspensão dos jogadores não liberados pra “data FIFA”.
Sardar Azmoun deverá formar uma dupla de ataque com Artem Dzyuba na partida.
Provável escalação do Zenit: Kritsyuk; Sutormin, Lovren, Rakitskiy, Santos; Erokhin, Kuzyaev, Claudinho, Malcom; Dzyuba, Azmoun;
EQUIPE DE ARBITRAGEM
A partida desta terça-feira (14) será apitada pelo árbitro polonês Bartosz Frankowski, apoiado pelos assistentes poloneses Marcin Boniek e Jakub Winkler. Krzysztof Jakubik será o quarto árbitro e o alemão Marco Fritz estará no comando do VAR, ao lado do assistente italiano Marco Di Bello.
ONDE ASSISTIR
Chelsea x Zenit St Petersburg pela primeira rodada da fase de grupos da UEFA Champions League terá transmissão do Space e HBO Max nesta terça-feira (14/09) ás 16:00 (horário de Brasília).
Você também pode acompanhar nossa cobertura completa nas nossas redes sociais e o tempo real da partida no nosso Twitter @ChelseaFansBra.