Atual campeão da Liga dos Campeões, o Chelsea entrou em campo nesta terça-feira (14) em sua estreia em Stamford Bridge contra a equipe do Zenit St Petersburg e apesar da grande dificuldade pra furar a marcação adversária, conseguiu um único gol com Romelu Lukaku na segunda etapa.
Com algumas mudanças em relação à equipe que entrou em campo no final de semana pela Premier League, Thomas Tuchel escalou Ziyech e Mount ao lado de Romelu Lukaku no ataque, enquanto Andreas Christensen ocupou a vaga de Thiago Silva. Reece James, suspenso na Premier, foi titular na ala direita da equipe.
O JOGO
Depois de uma leve pressão da equipe visitante, o Chelsea tomou o controle das ações, mas contra um adversário bem fechado, os Blues não criavam chances reais para abrir o placar.
A equipe até que segurava a bola no campo ofensivo, mas apenas rondava a área adversária com muita dificuldade de infiltração, enquanto o Zenit apostava em jogadas longas para Malcom e Claudinho para incomodar a defesa do Chelsea.
Sem espaço e sem criatividade, o Chelsea não levava perigo ao goleiro adversário, e ao mesmo tempo não corria riscos na defesa, que se comportava muito bem na partida. A primeira oportunidade real do Chelsea saiu somente aos 42 minutos, após levantamento pra área e cabeceio de Romelu Lukaku por cima do gol de Kritsyuk.
Na volta do intervalo o Chelsea começou em cima do Zenit e Hakim Ziyech, em finalização da entrada da área parou na defesa do goleiro no cantinho. Com maior presença ofensiva, em um lance pouco comum, Antonio Rudiger partiu do campo de ataque passando por meio time do Zenit, mas da entrada da área finalizou pra fora.
Chegando cada vez com mais perigo, o Chelsea teve grande chance com Hakim Ziyech, que recebeu passe de Kovacic, tirou da marcação, mas tentou passe para Lukaku, desperdiçando a oportunidade. Na jogada seguinte, Lukaku recebeu fazendo o pivô, deixou pra Reece James que finalizou fraco na rede pelo lado de fora.
Saindo em jogadas de contra ataque, o Zenit encontrou uma escapada entre a defesa do Chelsea com Azmoun, mas Rudiger, dentro da área fez o desarme providencial para manter o zero no placar.
Com muitas dificuldades pra furar a forte e bem organizada defesa adversária, Thomas Tuchel decidiu fazer a primeira alteração da partida, tirando Hakim Ziyech para a entrada de Kai Havertz e logo a equipe conseguiu abrir o placar. Azpilicueta recebeu passe na intermediária, levantou pra área e de cabeça Romelu Lukaku abriu o placar em Stamford Bridge.
Com a vantagem no placar, o Chelsea se soltou mais em campo e empurrava o Zenit pro seu campo defensivo, e ia com tudo em busca do segundo gol na partida. Em jogada de trocas de passes de qualidade, Marcos Alonso reebeu na área, cortou pro meio mas finalizou pra fora, desperdiçando uma boa oportunidade.
Mas o Zenit deu a resposta logo em seguida, em contra ataque rápido, Azmoun encontrou Dzyuba na área e em dividida com Mendy, a bola foi desviada pra linha de fundo.
Com a partida controlada, sem correr grandes riscos, o Chelsea ainda teve a chance de ampliar nos acréscimos da partida, em contra ataque armado por Romelu Lukaku, que foi travado na hora da finalização já dentro da área e assim terminou a partida em Stamford Bridge, Chelsea 1, Zenit 0.
Com a vitória por apenas um gol de diferença, o Chelsea fica com a segunda colocaçao no Grupo H da Liga dos Campeões com três pontos, mas saldo inferiro ao da Juventus, que na outra partida do grupo goleou o Malmo por 3-0.