Pela quarta rodada da Premier League, o Chelsea vai até o Tottenham Hotspur Stadium para enfrentar os Spurs. Segundo colocado e ainda invicto na temporada, os Blues de Thomas Tuchel terão mais um derby londrino pela frente, e terão um Tottenham com diversos problemas de lesão.
Em entrevista coletiva desta sexta-feira (17), Thomas Tuchel falou do assunto antes do confronto.
“Vamos ver quem [do Tottenham] pode jogar e quem não pode. Ainda faltam dois dias, então não estou muito envolvido em especulações e não me envolvo muito em previsões sobre quem vai ou não jogar.”
“É um adversário difícil, um derby londrino, tivemos um grande resultado na temporada passada e vamos tentar de tudo para repetir isso. Mas não importa quem jogue, alguns jogadores também voltaram, e eles farão de tudo para ter seus jogadores de volta em campo.”
“Então esperamos um adversário difícil, uma grande multidão, e um grande jogo para jogar.”
Romelu Lukaku e Harry Kane são dois dos grandes centro avantes do futebol mundial na atualidade e se enfrentarão pela primeira vez desde o retorno do belga ao Chelsea.
Tuchel afirmou que a equipe do Chelsea precisa estar muito focada nos perigos que Harry Kane pode trazer, mas que não deve se esquecer de outros jogadores importantes do adversário.
“Há uma grande semelhança: eles marcam gols decisivos. Eles adoram marcar e sempre marcaram, não importa a competição. Então essa é a semelhança, além disso eles são jogadores muito diferentes, diferentes estilos de jogo.”
“E precisamos estar muito focados se Harry Kane jogar, em como defendê-lo, onde fechá-lo, quando fechar os passes.”
“Uma vez que ele tem a bola ele é um dos caras mais perigosos do mundo para terminar ataques, ele é fantástico em conversão e há alguns jogadores ao seu redor que entregam bem, e também podem ser decisivos.”
“Vamos ver se Heung-Min Son pode jogar, porque ele também pode ser decisivo. Mas também temos alguns caras ao redor de Romelu que são capazes de servi-lo e entregar boas performances. No final, é um esforço de equipe, e sempre será assim.”
Diferente do Tottenham, o Chelsea não tem tantos problemas com lesões no momento, e Thomas Tuchel revelou o retorno de um jogador providencial pra equipe.
“Sem novas preocupações com lesões, o que é uma boa notícia. Christian [Pulisic] está treinando individualmente e tentando voltar o mais rápido possível para o treinamento da equipe, então ele não estará no elenco.”
“N’Golo [Kanté] está de volta, e de volta em plena forma e pronto para jogar.”
Na última quinta-feira (16) o lateral Reece James revelou em suas redes sociais que suas medalhes de campeão da Liga dos Campeões e da Super Cup haviam sido roubadas de sua residência, revelando imagens das câmeras de segurança. Thomas Tuchel se mostrou arrasado com a notícia do roubo.
“Foi muito chocante para todos nós ouvir as notícias e ver as imagens. Não há muito o que dizer, acho. Vamos apoiar emocionalmente e, no final das vezes, ajuda a focar em outra coisa.”
“Para que nem todo mundo tente ajudá-lo e queira falar com você sobre isso de novo e de novo e de novo. Às vezes ajuda a manter o foco no jogo e treinamento, e o que fazer para ter a melhor distração, mas é claro que todos aqui o apoiam, e é isso.”
Antônio Rudiger tem contrato com o Chelsea até o final da atual temporada, e parecem haver impasses quanto aos valores e termos entre o jogador e a diretoria do Chelsea.
Thomas Tuchel no entanto revelou que espera que soluções sejam encontradas para a renovação de um dos melhores zagueiros da atualidade.
“Não [há novidades], espero que eles encontrem soluções, mas não é só entre treinadores e jogadores, e o que desejamos e é por isso que é entre o clube, os jogadores e o agente no momento.”
“Esperamos que eles encontrem a solução e tudo o que posso dizer, ele é excelente, e desde muito tempo muito consistente, em um nível muito alto.”
“Sinto-o muito calmo e focado, e não é uma distração para ele, então tudo está no lugar, e dar às coisas o tempo que elas precisam. Às vezes precisa de um pouco mais de tempo, às vezes as coisas são muito rápidas.”
“Não há notícias do meu lado, e eu acho que Toni se sente muito, muito bem no Chelsea, ele se sente muito respeitado por seus companheiros de equipe e ele sente a importância que ele tem na equipe e no elenco.”
“Isso é merecido porque ele entrega, ele sente o amor dos torcedores quando ele joga e ele está na liga mais forte da Europa, em um grande clube, então não há muitas razões para mudar isso.”
“Mas no final é entre ele e o clube, e isso está em boas mãos. Estou calmo e relaxado, o que tiver que acontecer vai acontecer.”
O Chelsea venceu seus dois últimos jogos após a data FIFA, porém Thomas Tuchel admitiu que a equipe não esteve em seu melhor em ambas as partidas (vs Aston Villa e Zenit St Petersburg).
“Sim, mas acho que é bem normal. Eu não esperava que estivéssemos no nosso melhor nível no início de setembro após esta pré-temporada, depois de um longo período e após a pausa internacional, eu absolutamente não esperava os melhores jogos de nós como uma equipe.”
“Para mim, no momento, é mais importante que sejamos competitivos, que mostremos uma certa mentalidade e sejamos implacáveis, temos a crença de superar minutos difíceis e períodos dentro dos jogos.”
“Temos que admitir que o Aston Villa e Zenit jogaram em seu melhor nível, então isso também é o que temos que aceitar e respeitar que nossos adversários são fortes e que a competição é difícil. Ainda bem que podemos vencer, mas é difícil para nós vencer no momento.”
“Mas não é nada para se preocupar. Temos que melhorar nosso ritmo de jogo, entender isso, as acelerações e contra-pressionar a bola para que haja coisas para melhorar.”
“Hoje tivemos uma fantástica sessão de treinamento e usamos o tempo juntos para nos prepararmos para isso, para focar nessas coisas. É uma coisa boa quando você é capaz de vencer e não por pura sorte, mas por ser capaz de competir em partidas difíceis.”
“Todos sabem que temos que melhorar, mas é aqui que estamos agora. Temos um longo caminho a percorrer, a temporada acabou de começar.”
“Não me surpreende que o motor não esteja funcionando tão bem como no final da temporada passada, leva tempo.”
Romelu Lukaku já se estabeleceu como o homem de referência no ataque do Chelsea, marcando quatro gols nas últimas quatro partidas disputadas pelo clube. Thomas Tuchel no entanto falou sobre o desafio de encontrar um bom equilíbrio em torno do camisa 9.
“Não acho que seja um desafio muito difícil porque estamos ficando cada vez melhores. Agora temos Romelu, ele é um jogador chave para nós na frente, então perdemos alguns jogadores do grupo e todos trazem energia diferente.”
“Se perdermos um jogador importante, então não perdemos apenas o jogador, também é a personalidade deles e alguém que talvez seja um amigo no vestiário. Essas coisas precisam de tempo para se reajustar e se acalmar, fique calmo.”
“Como agora, tomamos a decisão de ter Malang Sarr, Ruben Loftus-Cheek e Ross Barkley no nosso elenco para que essas coisas levem tempo. Todos sabem o que está acontecendo, todos agora sabem o que é o elenco e em quem podem confiar. A partir daí, espero que as coisas vão ficar mais fáceis e fáceis.”
“A repetição ajuda e estar ciente de que temos que melhorar as coisas. Usamos o tempo, isso é o mais importante, isso está acontecendo em Cobham todos os dias e é por isso que eu sou positivo.”
Questionado se este seria um bom momento para enfrentar o Tottenham, que vem de dois resultados negativos, tanto na Premier League com a derrota para o Crystal Palace, quanto pelo empate com o Stade Rennes na Conference League, Thomas Tuchel disse:
“É sempre um bom momento porque é um grande jogo, uma grande rivalidade, então é um jogo que você quer jogar e sempre um bom tempo. Não sei se é bom porque um treinador é novo ou os jogadores estão fora. Nunca se sabe o efeito disso.”
“Eles têm um novo treinador que traz novas energias e eles tiveram um começo fantástico com a vitória em casa em cima do Man City. Eles criaram uma atmosfera que os ajudou a vencer Man City.”
“Eles jogaram implacavelmente e trabalhando duro. Isto é o que eles fizeram e esperamos o mesmo contra nós, um adversário duro e uma partida emocionante em Londres. Estamos felizes em fazer parte disso e eu nos acho competitivos, confiamos em nós e acho que precisamos estar em nosso melhor nível para ganhar o jogo.”
Questionado pelo falo do Chelsea estar vencendo mas sem jogar tão bem nas últimas partidas, Thomas Tuchel respondeu afirmando que acredita que a equipe pode jogar melhor do que está jogando no momento.
“Sim, eu não diria que não estamos jogando bem, mas podemos jogar melhor.”
“Somos uma equipe difícil de vencer e é muito mais fácil ter resultados e jogar melhor do que jogar bem sem resultados e tentar manter o ímpeto. No lugar que estamos é mais fácil.”
“Claro, uma vitória ajuda a ter um bom ambiente, manter a calma e estar aberto a críticas. Ajuda. Acho que no momento sinto que todos estão cientes de que podemos jogar melhor, mas não somos muito ruins.”
“Em alguns momentos dos jogos, temos períodos muito bons, mas temos que admitir que as equipes vieram muito bem preparadas.”
“O Aston Villa mudou sua formação pela primeira vez em anos e jogou com atitude e qualidade fantásticas. O Zenit mudou sua formação para 5-4-1. Eles vieram com um time de qualidade da Liga dos Campeões, mas jogaram como um azarão com sua abordagem tática.”
“Precisamos de algum tempo para nos adaptarmos a isso porque estamos em uma boa corrida em termos de resultados para que as equipes venham bem preparadas e dificultem muito a vida para nós.”
“A culpa é nossa e do que merecemos e precisamos encontrar soluções. Enquanto estamos fazendo isso, precisamos ser uma equipe difícil de vencer e é isso que queremos ser, queremos ser o time que ninguém quer jogar contra, e novamente assim no domingo. Isso é muito importante para ter essa atitude porque é normal que as coisas nem sempre vão a seu favor durante 90 minutos.”
“Você tem que lutar por momentos difíceis e isso é o que fazemos. Superamos esses momentos e nunca estamos em dúvida e sinto que estamos confiantes para passar por esses momentos nos jogos e talvez seja o melhor esperar que isso possa acontecer e não esperar demais de nós.”
O Chelsea entrou em campo na Liga dos Campeões, enquanto o Tottenham entrou em campo na quinta-feira pela Cofnerence League. Com dois dias a mais de preparação, Thomas Tuchel afirmou que o tempo extra é bom, mas que não dá nenhuma vantagem no confronto.
“Isso é bom. Eu gosto porque temos um bom dia de folga e ainda um dia de recuperação e dois treinos onde podemos nos preparar física e taticamente para melhorar exatamente onde queremos melhorar. Eu gosto disso.”
“É muito raro, por isso é bom para nós. Mas é uma vantagem? Eu acho que se você for para as estatísticas ao longo dos anos eu acho que você não vai encontrar nenhuma vantagem se uma equipe tem um ou dois dias de folga.”
“Às vezes é bom ficar no ritmo, isso depende. Para nós, em particular, foi bom ter os quatro dias.”
Saúl Ñíguez não teve uma boa estreia pelo Chelsea contra o Aston Villa, sendo substituído no intervalo de jogo por Jorginho. Thomas Tuchel falou da reação do jogador e do apoio que lhe foi dado pelos seus companheiros de equipe.
“Temos caras que tiveram o mesmo início difícil na equipe e essa equipe é uma equipe muito solidária, então todos compartilharam suas experiências também desde seus primeiros jogos na Premier League.”
“Eu como treinador o mesmo. Quando eu assisti a Premier League e estava na linha lateral no meu primeiro jogo contra o Wolverhampton este foi outro nível do que eu vi e eu já tinha jogado contra times da Premier League na Liga dos Campeões, então se chegar até você em cada três dias é bastante impressionante e talvez um choque de cultura.”
“Não duvidamos de sua qualidade e capacidade de adaptação. Talvez agora leve um pouco de tempo para tirar o peso de seus ombros, mas o bom é que ele é de uma idade onde ele não se preocupa muito.”
“Ele é autoconfiante e o bom é que todo mundo no vestiário e no clube o conhece muito bem e jogou muitas vezes contra ele, então não há dúvidas. Ele só precisa de um pouco de tempo e a melhor coisa para reagir foi o que ele fez. Ele treina bem e treina com intensidade e isso vai se preparar para a próxima vez que ele estiver em campo para nós.”