Mais um derby londrino e mais uma grande vitória do Chelsea na Premier League. Fechando a quinta rodada, os Blues foram até o norte de Londres e venceram o Tottenham por 3-0 e uma grande atuação da equipe no segundo tempo após a entrada de N’golo Kanté.
Thomas Tuchel falou com a imprensa após o apito final, revelando seus pensamentos em ingressar com o francês no lugar de Mason Mount no intervalo.
“Na verdade, não mudamos o sistema, mas talvez esse seja o ponto principal. Parecia que mudamos o sistema, mas jogamos com mais crença, mais energia, mais qualidade, fomos mais nítidos. Fomos simplesmente muito desleixados e não afiados o suficiente no primeiro tempo.”
“Confiamos muito em nosso jogo hábil no primeiro tempo e esquecemos de trazer a atitude e energia certas para este jogo. Houveram performances individuais em alto nível. Por exemplo, Thiago Silva e Kepa, mas como equipe, permitimos muitas chances, muitas perdas fáceis de bola, pouca posse de bola, e cada duelo 50/50 foi contra nós.”
“Isso tinha que mudar e, bem, se você tem N’Golo [Kanté] no banco e quer intensificar nestas partes do jogo, é o melhor jogador para trazer porque ele é único e pode mudar qualquer momento. Então a mudança parecia ser, em termos de características, um pouco mais defensiva, mas queríamos melhorar nossa compactação, vitórias de bola e espírito como equipe.”
“Queríamos uma intensidade e uma taxa de trabalho maior em nosso jogo para ganhar bolas ativamente e colocar a partida na metade do campo adversário. Então podemos confiar em nossas habilidades, essa era a ideia por trás disso. A reação foi absolutamente necessária, mas mostramos e fizemos um segundo tempo muito forte para merecer essa vitória.”
Édouard Mendy não ficou nem no banco de reservas, dando lugar a Kepa Arrizabalaga contra os Spurs. Thomas Tuchel explicou o motivo da ausência do goleiro titular nesta partida.
“Tentamos durante toda a semana e ontem no treinamento foi assim, foi no chute de última hora contra o Zenit na Liga dos Campeões. É muito doloroso para ele [Mendy] e não se sentia 100% confortável indo para um trecho completo. Ele não se sentia confortável em lutar em jogadas de bolas paradas ou escanteios.”
“Então decidimos ir com 100% e que era Kepa e ter Edou conosco para apoiar e ter uma boa energia. Estou feliz por Kepa ter um papel crucial hoje e manteve um clean sheet. Isso é o que ele merece e eu estou feliz que ele conseguiu.”
A entrada de N’golo Kanté no intervalo foi fundamental pra mudança de postura do Chelsea pra segunda etapa. Perguntado se o francês era tão influente pro Chelsea quanto Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são para suas equipes, Tuchel disse:
“Ele é um jogador de ponta. Se você tem N’Golo, você tem algo que todo mundo está procurando. Você tem tudo o que precisa no meio-campo com ritmo de trabalho, intensidade, bola ganha, jogo hábil, fora da bola, com a bola, dribles e até um gol.”
“Vejo isso todos os dias no treinamento e é difícil acreditar como ele é bom. Ele não comete falhas nas bolas recuperadas. Ele joga excelente em todos os jogos de posse no treinamento. Ele é um cara único.”
“Não há mais palavras necessárias de mim. Temos um meio-campo forte junto com Jorgi e Kova no segundo tempo. N’Golo é N’Golo. Ele é fantástico.”
Christian Pulisic ainda não retornou de lesão, mas Thomas Tuchel revelou que o norte americano pode estar de volta no meio de semana contra o Aston Villa na Copa da Liga Inglesa.
“O jogo contra o Aston Villa talvez esteja muito perto, espero estar errado. Esta é a minha impressão com ele não em treinamento até agora, mas vamos ver amanhã. Talvez ele tenha tido uma boa progressão hoje e talvez seja possível. Seria super bom tê-lo, mas é duvidoso.”
Andreas Christensen se tornou um grande jogador no sistema defensivo do Chelsea, que é atualmente um dos mais eficientes de todo o mundo. Thomas Tuchel falou sobre o dinamarquês.
“Andreas [Christensen] tem sido muito forte desde o dia que cheguei, pode jogar nas três posições na defesa e joga com muita confiança.”
“No início, tive a sensação de que era um pouco difícil acreditar em si mesmo e se impor e confiar na qualidade dele porque ele tem tudo o que precisamos nessas posições. Mais uma vez uma performance muito forte.”
“Contamos plenamente com ele e ele está indo muito bem até agora e é o alvo de todos que ele continue assim.”
Lenda de Chelsea e Tottenham, Jimmy Greaves faleceu aos 81 anos neste domingo e antes da bola rolar houveram homenagens ao ex-jogador. Perguntado se o início forte do Tottenham em campo pode ter sido motivado pela emoção do momento, Tuchel disse:
“Eu não sei se veio a partir disso, mas para mim ficou claro que eles tinham outra energia em relação à nossa em campo como um time que corriam riscos. Eles jogaram de forma muito agressiva e jogaram de forma corajosa.”
“Isso abriu chances de contra-ataques para nós porque era um adversário muito agressivo e muito emocional do Tottenham no início. Mas como eu disse, fomos muito desleixados, não afiados o suficiente para usar essa agressão a nosso favor e de vez em quando eu não me sentia compacto o suficiente.”
“Não tenho certeza de onde veio, mas concordo com a falta de intensidade e energia no nosso jogo como equipe no primeiro tempo. O segundo tempo foi uma resposta fantástica e um desempenho muito bom.”