Terminada a “data FIFA”, o Chelsea retorna a campo neste sábado (16) pela oitava rodada da Premier League, e nesta sexta (15) o treinador Thomas Tuchel falou sobre o confronto, revelando as baixas do elenco e demais informações sobre o confronto londrino.
De início, Tuchel confirmou a ausência de quatro jogadores importantes diante do confronto deste sábado.
“Thiago [Silva] estará de volta à tarde, espero que a salvo de sua partida no Brasil. Tivemos nossa conversa hoje sobre o Brentford, tivemos nosso treinamento tático hoje, e ele perdeu tudo isso.”
“Ele jogou 90 minutos e teve 12 horas de viagem, então essa é a resposta talvez sobre a sua disponibilidade. Ele não será (aproveitado). Toni Rudiger está lesionado, voltou lesionado da seleção alemã, então não está disponível.”
“Christian Pulisic ainda está machucado e temos dúvidas com Hakim Ziyech, ele perdeu as duas últimas sessões de treinamento com dor de cabeça e parece que ele não estará com a equipe amanhã. Romelu [Lukaku] está bem, fazendo todos os treinos e indo bem para amanhã.”
Thiago Silva retornou ao Chelsea pouco tempo antes da partida de sábado, sem tempo para se preparar para o confronto contra o Brentford e Tuchel deu sua opinião sobre essa situação.
“Bem, nós sabíamos antes quando ele voltaria e quando ele iria viajar, então, nada de novo. Eu me acostumei com muitas coisas em pausas nacionais, é assim que é hoje em dia.”
“Estamos felizes com isso, todos os treinadores com a quantidade de jogos que nossos jogadores jogam por seus países? Não, não estamos. Alguém nos pergunta se queremos mudar alguma coisa? Além disso, não. Então não é novidade.”
Quebrando o ritmo após uma pausa para as partidas de seleções, o Chelsea precisará entrar no ritmo novamente para se manter no topo da tabela e Thomas Tuchel falou dos desafios de colocar a equipe novamente em seu melhor nível.
“Com certeza [é um desafio após a data FIFA]. Recriar o sentimento, o momento e a energia que toda equipe precisa para ganhar jogos é o grande desafio. É sempre difícil depois de viajar e jogos por diferentes equipes, em diferentes países e diferentes estilos de jogo.”
“É sempre um desafio reiniciar o motor e o impulso. Podemos chamar de mentalidade ou qualquer outra coisa, não é tão fácil, mas, por outro lado, estamos acostumados e é bom que estamos cientes de que as coisas podem ser difíceis.”
“Ninguém espera um jogo fácil amanhã, isso é muito claro para nós e é um bom primeiro passo que chegamos com essa expectativa. Enfrentamos um adversário difícil em um momento difícil porque eles estão em um bom momento, merecem seus pontos, e jogarão com muito entusiasmo.”
“É isso que temos que enfrentar e temos que enfrentá-los com apenas duas sessões de treinamento juntos. Este é o desafio e vamos ver como somos bons.”
Questionado sobre o fato de uma atitude tomada pelos treinadores à respeito das pausas internacionais, Thomas Tuchel disse:
“Falamos sobre isso nas reuniões dos treinadores da UEFA, falamos sobre isso. E o calendário é o calendário e depois disso você tem que aceitar. Não estou muito frustrado com isso, mas não gosto, acho que são muitos jogos e competições para os melhores jogadores.”
“O jogo é para os jogadores e espectadores e os espectadores querem ter os melhores jogadores em campo, querem que eles sejam saudáveis, em forma, em forma e com vontade, e você nem sempre pode fornecê-los se você jogar tantos jogos em tantas competições.”
“Dado o fato de que só temos três substituições na Premier League e não cinco como as outras ligas é uma grande coisa que temos que lidar. Não estou muito frustrado e desculpe se dei essa impressão. Talvez seja minha linguagem corporal.”
“Eu sei que uma pausa internacional está chegando e sei que temos sete jogos no meio. Tentamos fazer o melhor durante cada pausa internacional. Essa pausa internacional foi um pouco melhor para nós em termos de minutos e gestão dos jogadores.”
“Tivemos a chance de dar a alguns de nossos jogadores dois dias de folga para descansar e recarregar as energias, então este [grupo] se sentiu um pouco melhor pelo menos do que o último, mas então a próxima [pausa] está no horizonte e virá. Temos sete partidas para jogar e então os caras vão embora e continuarão jogando.”
O Brentford é uma das grandes surpresas da Premier League, tendo alcançado o acesso após grande campanha na Championship. Thomas Tuchel falou sobre o que espera do jogo deste sábado.
“Eles vão jogar com muito entusiasmo e eles já ganharam impulso depois de serem promovidos depois de tantos anos quando eles estavam se esforçando. Finalmente, o Chelsea não vem para uma taça ou jogo amistoso, mas uma partida na Premier League.”
“Eles têm muitos pontos e resultados muito bons e estão fazendo um trabalho fantástico e a atmosfera será assim. Eles vão jogar com muita coragem e confiança, mas não podemos ser surpreendidos. Sabemos de tudo isso e cabe a nós nos adaptarmos a ela e aceitarmos a situação como ela é. Eles não vão nos presentear nem um centímetro no campo e temos que estar prontos mentalmente, fisicamente e taticamente.”
“Não se trata apenas de conhecer as soluções e superar o adversário, este também é um jogo onde temos que combinar mentalidade e atitude. Isto é exatamente o que fizemos contra o Southampton. Aceitamos o papel de que a outra equipe é o azarão e talvez sejamos os favoritos e aceitamos, mas isso não nos impediu de jogar como azarões.”
“Fizemos um jogo muito, muito intenso e um bom jogo de futebol contra o Southampton. Vamos tentar fazer a mesma coisa amanhã. É claro que há alguns obstáculos a serem superados e nunca é fácil depois de uma pausa internacional, mas espero que estejamos preparados e até agora sentimos que fizemos tudo para chegar na melhor forma possível.”
Cinco jogadores do Chelsea foram indicados ao prêmio do Ballon d’Or. Questionado sobre quem seria o seu favorito ao título, Thomas Tuchel disse:
“Se eu disser que nem sei quem está na lista, o que você diria? Não gosto de prêmios individuais, é um esforço de equipe. O que fizemos na temporada passada foi um esforço de equipe. Éramos mais do que apenas jogadores solitários. Éramos uma equipe e um grupo de amigos quase.”
“Nos sentimos como um clube forte, os caras eram um time forte em cada jogo e isso nos dá a possibilidade de chegar a uma grande final e vencê-la e nos dá a possibilidade de ter alguns jogadores nesta lista de famosos 30 nomes.”
“Fico feliz quando temos cinco nomes porque mostra que é valorizado e que os caras fizeram um bom trabalho e estão nos holofotes. Espero que um dos nossos jogadores consiga, porque então aumentará a confiança e tudo o que você precisa para se tornar um bom jogador.”
“Eu nem sei quais são os cinco jogadores da lista e não vou julgar ninguém por outro. Eles fizeram um trabalho incrível na última temporada. É sobre a temporada passada.”
“Desde muitas semanas estou no futuro e no presente. Temos que esquecer tudo isso e não colocar as expectativas muito no alto com o que aconteceu na temporada passada ou esses prêmios.”
O Chelsea terá uma sequência contra adversários considerados mais fáceis na Premier League, porém Thomas Tuchel tratou de descordar sobre a tal termo empregado aos próximos adversários da equipe.
“Eu não posso concordar com você porque você usou a palavra mais fácil. Eu posso concordar que se você quer dizer que temos sete jogos onde somos sete vezes os favoritos e temos sete vezes para provar que somos o melhor time porque queremos ser o melhor time.”
“Eu acho que não devemos ser tímidos para reconhecer isso. Não devemos nos tornar menores do que somos. Queremos provar sete vezes no próximo confronto que merecemos ser os favoritos, mas precisamos de uma certa mentalidade para isso.”
“Se o favorito significa que as coisas serão fáceis, não podemos estar mais errados e este é o caminho errado para ir. Se ser favorito significa que ainda esperamos um jogo difícil amanhã em Brentford, então isto é algo bom para aceitar.”
“No final, temos que tirar toda a pressão dos ombros e correr riscos no jogo, jogar com certa liberdade, porque com medo de perder um status você não pode ganhar absolutamente nada. É por isso que se você assinar [um contrato] com o Chelsea, se você trabalha para o Chelsea, se você joga para o Chelsea, então você joga para ganhar. Você não pode se surpreender se você é o favorito em um jogo contra o Brentford, mas isso muda alguma expectativa? Espero que não.”
“Temos nossa expectativa certa, o que esperamos do jogo de amanhã, uma vez que temos a atitude certa, temos a atitude certa, esperamos acertar o resultado. É isso que estamos fazendo e é aqui que está o foco. Então sabemos que temos um período de sete jogos.”
“São sete diferentes e difíceis e eu treinei um time azarado tempo suficiente na Alemanha para saber o quão capaz você pode ser como um grupo para fechar a lacuna no futebol moderno. É possível no futebol moderno. Agora estamos do outro lado e tento fazer um ponto em cada jogo e começa com amanhã.”