A campanha de defesa do título da UEFA Champions League começou com uma vitória pelo placar mínimo diante do Zenit St. Petersburg em Stamford Bridge, porém o Chelsea foi derrotado pela Juventus na segunda rodada e busca se reabilitar e brigar pela primeira colocação do grupo H.
Embora tenha dominado as ações da partida contra a Juventus, a falta de criatividade da equipe aliada à falta de entrosamento com Romelu Lukaku, o Chelsea não levou grandes perigos à equipe italiana e um gol de Federico Chiesa aos 10 segundos do segundo tempo foi o suficiente para sacramentar a primeira derrota da equipe nesta edição da Champions League.
Ocupando a segunda colocação do grupo com três pontos conquistados, os Blues de Thomas Tuchel enfrentam o lanterna do grupo, a equipe do Malmo nesta quarta-feira (20) em Stamford Bridge em busca de melhores atuações do que as apresentadas recentemente.
Além disso os Blues balançaram as redes apenas uma vez nesta edição da Champions League, com o gol marcado por Romelu Lukaku na estreia contra a equipe russa, mostrando a grande dificuldade e baixo desempenho recente dos homens de frente da equipe.
Em sua última partida, válida pela Premier League após a data FIFA, o Chelsea encontrou enormes dificuldades para vencer a equipe do Brentford fora de casa, precisando contar com uma série de grandes defesas do goleiro senegalês Édouard Mendy para garantir os três pontos e se manter na primeira colocação com 19 pontos em oito partidas disputadas graças ao gol anotado por Ben Chilwell.
Mas o baixo desempenho contra o recém promovido à elite do futebol inglês chamou atenção, principalmente quando se fala dos homens de ataque, que pouco conseguiram fazer durante os 90 minutos e essa poderá ser uma grande oportunidade para uma virada na situação.
Lanterna do grupo, a equipe sueca do Malmo FF disputa sua primeira Champions League desde a temporada 2015-16, tendo que avançar por todas as fases pré-eliminatórias da competição. Vitórias diante de Riga, HJK, Rangers e uma crucial por 3-2 no agregado sobre o Ludogorets garantiram a equipe na fase de grupos, porém o sorteio não foi dos mais generosos.
Ainda sem ao menos conseguir balançar as redes nesta edição da UEFA Champions League e permanece sem conquistar um ponto sequer e acumula um saldo negativo de -7 após derrotas para Juventus (0-3) e Zenit St. Petersburg (4-0).
No entanto na liga sueca a equipe de Jon Dahl Tomasson lidera a competição com 44 pontos em 23 partidas disputadas, a mesma pontuação de Djurgarden e AIK que ocupam a segunda e terceira colocação respectivamente em uma luta apertada pelo título da Allsvenskan.
No final de semana a equipe visitou o Ostersunds na Jamtkraft Arena e não encontrou dificuldades para vencer pelo placar de 0-3 com gols de Antônio Colak, Adi Nalic e Anders Christiansen, mas o treinador terá que optar por poupar seus principais jogadores na Champions League ou mandar força total mesmo com a possibilidade de perder força na briga pelo título nacional.
PALAVRAS DO TREINADOR
“Eu acho que em geral eles são um time que joga com muita confiança, em seu próprio estilo, e eles confiam no que estão fazendo. Eles talvez não estejam acostumados a este nível mais alto, é por isso que talvez eles estejam lutando na estatística da fase de grupos, porque a liga na Suécia não é o mesmo nível que a Champions League.”
NOTÍCIAS DAS EQUIPES
Há apenas uma baixa na equipe de Thomas Tuchel para a partida contra o Malmo pela UEFA Champions League. O norte americano Christian Pulisic, ainda se recuperando de uma lesão no tornozelo é o único desfalque.
Já a equipe do Malmo terá diversos desfalques. Oscar Lewicki, Jonas Knudsen, Ola Toivonen, Felix Beijmo e Anel Ahmedhodzic estão fora da equipe para esta quarta-feira.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Thomas Tuchel deverá rotacionar o elenco diante do Malmo. Com isso, Thiago Silva, Andreas Christensen e Malang Sarr devem ser titulares na defesa. Já no meio de campo, Jorginho e Saúl Ñíguez devem estar entre os titulares. Nas alas, Reece James e Marcos Alonso devem ser escalados.
Fazendo a ligação entre o meio de campo e o ataque, Mason Mount deve retornar à titularidade, enquanto Romelu Lukaku e Kai Havertz devem formar a dupla de 2 atacantes no 3-5-2 de Tuchel.
Jon Dahl Tomasson tem alguns desfalques para escalar sua equipe. Oscar Lewicki, Jonas Knudsen e Ola Toivonen estão todos afastados com problemas no joelho, enquanto Felix Beijmo está fora com uma lesão na clavícula.
Já Anel Ahmedhodzic não estará disponível após ter sido expulso na derrota diante do Zenit na última rodada da Champions League.
Provável escalação do Malmo FF: Dahlin; Moisander, Brorsson, Nielsen; Larsson, Rakip, Innocent, Christiansen, Berget; Birmancevic;
EQUIPE DE ARBITRAGEM
A partida desta quarta-feira (20) será apitada por François Letexier da França, com os também franceses Cyril Mugnier e Mehdi Rahmouni como seus assistentes. Thomas Leonard será o quarto árbitro, enquanto Alejandro Hernández (ESP) e Benoît Millot estarão no comando do VAR.
ONDE ASSISTIR
Chelsea x Malmo FF pela terceira rodada da fase de grupos da UEFA Champions League terá transmissão exclusiva no HBO Max nesta quarta-feira (20/10) ás 16:00 (horário de Brasília).
Você também pode acompanhar nossa cobertura completa nas nossas redes sociais e o tempo real da partida no nosso Twitter @ChelseaFansBra.