Com muitos desfalques, o Chelsea foi até o St James Park e venceu o Newcastle United por 3-0 com dois gols de Reece James e um de Jorginho e abriu vantagem na liderança da Premier League.
O JOGO
Desde o primeiro minuto de jogo o Chelsea teve que enfrentar um adversário que não tinha vergonha de se defender com blocos muito baixos em campo. Com praticamente todo o time do Newcastle atrás da linha da bola, o Chelsea rondava a área e não encontrava espaços, tendo como alternativa as bolas alçadas pra área, porém sem sucesso.
Em uma das raras vezes onde o espaço foi encontrado, Hakim Ziyech recebeu na área, finalizou colocado no ângulo mas o gol foi prontamente anulado por impedimento. Não muito depois, em nova jogada de bola alçada pra área, Kai Havertz desviou e na segunda trave Hakim Ziyech isolou, perdendo a grande oportunidade do primeiro tempo.
Enquanto o Chelsea buscava encontrar espaços, o Newcastle buscava ganhar tempo segurando a bola atrasando as cobranças de tiro de meta e de lateral, sem oferecer grandes perigos ao goleiro Édouard Mendy que pouco trabalhou.
No segundo tempo o Chelsea voltou em cima do Newcastle, com mais posse de bola ofensiva e agredindo mais o adversário que apenas se defendia em campo.
Arriscando mais as finalizações, o Chelsea não acertava o alvo e Thomas Tuchel processou suas duas primeiras alterações na partida, ingressando com Ruben Loftus-Cheek e Ross Barkley nos lugares de N’golo Kanté e Hakim Ziyech e a partir deste momento a partida mudou.
Após cruzamento de Ben Chilwell, a defesa do Newcastle falhou em afastar, a bola sobrou para Reece James dominar e soltar uma bomba no ângulo do goleiro Darlow e abrir o placar no St James Park.
Buscando o segundo gol, o Chelsea seguia em cima do Newcastle com total domínio da partida e o segundo gol não demorou pra sair. Em jogada pelo meio, Loftus-Cheek arriscou a finalização, a bola explodiu na marcação e sobrou pra Reece James encher o pé novamente e ampliar o placar.
Com a vitória praticamente assegurada, o Chelsea seguia dominante e em jogada de contra ataque, Kai Havertz recebeu passe em profundidade, driblou o goleiro Darlow que cometeu a penalidade. Na cobrança Jorginho não desperdiçou e fechou o placar da partida. Newcastle United 0, Chelsea 3.
Com a vitória por 3-0 e os tropeços de Liverpool e Manchester City, os Blues abrem três pontos de vantagem na tabela de classificação na décima rodada.
O próximo compromisso da equipe será pela UEFA Champions League no meio de semana contra o Malmo fora de casa.