Thomas Tuchel fala sobre a união do elenco do Chelsea e os desfalques para enfrentar o Burnley pela Premier League

-

Nesta sexta-feira Thomas Tuchel falou com a imprensa antes da partida contra o Burnley pela décima primeira rodada da Premier League. Os Blues lideram a Premier League com três pontos de vantagem em relação ao Liverpool, mesmo com as baixas importantes no elenco. Tuchel iniciou a coletiva fornecendo atualizações sobre os jogadores lesionados e que serão desfalque.

“Sim [Romelu Lukaku voltou a correr], mas nenhuma mudança para o jogo de amanhã para Romelu e Timo [Werner]. Ambos estão fora. Christian Pulisic está de volta com o grupo, como ele estava contra o Malmo.”

“Infelizmente, Marcos Alonso e Mateo [Kovacic] estão fora. Marcos se machucou no último minuto da partida contra o Malmo. Ele tentou sair agora para treinar, mas o estresse é muito alto no tornozelo, é muito doloroso. Não é nada grande, mas muito doloroso no momento, então ele não estará na equipe amanhã.”

“Para dar-lhe qualquer data agora [sobre o retorno de Lukaku], eu teria que confirmar. Também temos a data FIFA agora e seremos mais claros depois disso.”

“Vamos usar o tempo, é claro, e ver o que está acontecendo na segunda semana da data FIFA. Se você me perguntar a pergunta, então eu posso ser mais preciso do que agora. Temos essa pausa e vamos usá-la. Ele vai fazer tratamento todos os dias, o mesmo para Timo e Mateo, para trazê-los em campo o mais rápido possível.”

Mason Mount foi desfalque nas duas últimas partidas do Chelsea com uma doença não revelada pelo clube, no entanto ele foi convocado por Gareth Southgate para defender a seleção inglesa na data FIFA. Thomas Tuchel comentou sobre o assunto.

“Uma ideia brilhante, é uma ideia brilhante se é assim. Há muitas janelas, é claro, muitas competições, muitos jogos para os melhores jogadores. Aumenta apenas a quantidade e não a qualidade. Torcedores e todo mundo querem ter os melhores jogadores em campo, e é demais, é simples assim.”

“Se está tudo bem, mas o que eu sei agora é que precisamos de um tratamento adequado dos dentes do siso, então pode ser que ele esteja fora ou se junte um pouco mais tarde.”

“Nós sempre vamos empurrá-lo e encorajá-lo. Não há dúvida. Estamos orgulhosos quando ele é convocado, ele fica orgulhoso quando é convocado, então não há táticas acontecendo atrás de portas fechadas para manter Mason aqui. É o oposto. Mas temos total responsabilidade pela saúde dele e há algo acontecendo que precisamos cuidar.”

“Foi isso que fizemos com Andreas Christensen quando ele de repente estava fora para o jogo contra o Southampton na copa porque o tratamento precisava ser feito. Essa é a primeira prioridade. Então faremos de tudo para que isso aconteça e talvez Mason possa se juntar ao elenco.”

O ex-treinador do Chelsea e campeão da Premier League e FA Cup com os Blues, Antônio Conte assumiu o comando do Tottenham nesta semana. Perguntado sobre o que achava da chegada do italiano no rival londrino, Tuchel disse:

“Haha! Estou feliz onde estou. Claro, é uma boa notícia para a Premier League; ele é um dos melhores treinadores do mundo, você só tem que olhar para seus títulos.”

“Então ele vai fazer com que seja super difícil jogar contra o Tottenham, tenho certeza absoluta. Mas estou em um lugar feliz, e não estou preocupado com o que os outros e os outros clubes fazem. Estou gostando muito de onde estou.”

O Chelsea disputou quatro partidas em dez dias, o que exige um bom gerenciamento e rotação do elenco. Thomas Tuchel falou sobre os cuidados necessários com um calendário tão apertado.

“Um pouco, mas ao mesmo tempo, ficamos felizes quando temos três dias entre as partidas, pois podemos dar um dia de folga para recuperação mental e ainda ter duas sessões de treinamento juntos. Hoje foi a última sessão de treinamento e nos encontraremos mais tarde para jantar e depois dormir em um hotel para usar o tempo corretamente e cuidar do nosso tempo quando descansarmos e jogarmos afiados amanhã.”

“Sei que exigimos muito no momento, mas é importante exigir isso de nós mesmos. Esperamos um jogo difícil, um adversário difícil que é curto em pontos, mas não desempenho curto. O Burnley joga um jogo forte e intenso, eles têm uma abordagem corajosa. Eles jogaram contra o Manchester City com alta pressão intensa.”

“Portanto, precisamos estar no nosso melhor nível para chegar a soluções e igualar a intensidade que eles trazem para os jogos. Como eu disse, exigimos muito de nós mesmos, mas é necessário trazer tudo isso para o campo porque há um adversário forte esperando.”

“Pode ser humano ou razoável dizer que temos seis vitórias em sete partidas e de alguma forma vamos gerenciá-lo novamente porque é um jogo em casa e temos um time forte. Mas precisamos estar 100% nivelados, 95% não é suficiente. É por isso que empurramos todo mundo porque esse é o cronograma.”

“Nós gerenciamos todo mundo. Alguns dos caras, especialmente aqueles na frente porque sofremos lesões – Mason, Christian, Timo e Romelu – estão um pouco em apuros com eles sendo muito usados e cansados. Mas, ao mesmo tempo, todo mundo quer estar em campo.”

Callum Hudson-Odoi abriu mão das suas convocações recentes para a seleção sub-21 da Inglaterra para focar no seu momento no Chelsea. Questionado sobre a atitude do jogador, Tuchel disse que isso é um assunto entre Odoi e a FA.

“Eu não me envolvo nessa discussão. Sei que tem sido uma discussão entre a federação e Callum [Hudson-Odoi] e se eu estiver certo, acabou com Petr Cech em discussão com a federação. Fiquei feliz com isso.”

“Eu não tenho interesse em me envolver e saber as razões exatas. Se Callum está aqui, temos controle total sobre o que ele está fazendo, sua carga, seu foco, e sua abordagem para o seu jogo. Então também é uma coisa boa quando estamos no comando dele.”

“Ele está claramente no caminho certo, você pode ver nas partidas e quão eficaz ele é. Sinto-o muito focado e ele esperou muito tempo por essas chances e agora elas chegaram. A melhor reação dele é mostrar a consistência que precisamos no momento para ele. Ele está em um bom caminho.”

Trevoh Chalobah é uma das gratas surpresas do Chelsea nesta temporada e suas grandes atuações lhe renderam um novo contrato de longo tempo no clube. Thomas Tuchel falou sobre o quão satisfeito é com o jovem zagueiro inglês.

“Ele pode alcançar o que quiser. Era seu sonho de infância jogar pelo Chelsea e ele está no seu melhor caminho para ter um grande impacto. Estamos felizes que ele se comprometeu e assinou seu contrato.”

“Ele é um garoto do Chelsea, está vivendo seu sonho e estou impressionado com sua maturidade. Ele está muito focado e não se empolga. Você pode ver a carreira que ele teve, ele teve boas escolhas, teve muitos desafios diferentes para enfrentar [por empréstimo], e quando ele entrou na pré-temporada todo mundo tinha a sensação de que ele estava pronto para fazer parte do grupo.”

“Ele provou isso para que todo o crédito fosse para ele. Ele pode alcançar o que quiser se ficar humilde e faminto ao mesmo tempo, o que é o que ele está fazendo. O cara legal que ele é, ele está no lugar certo para realizar seus sonhos no Chelsea.”

Conor Gallagher está emprestado ao Crystal Palace e tem sido um dos destaques da equipe nesta temporada. Sendo cogitado para compor o elenco principal dos Blues na próxima temporada, o jovem jogador tem sido acompanhado por Thomas Tuchel.

“Ele [Gallagher] não é difícil de seguir porque ele está se destacando a cada dia de jogo, então é fácil seguir e creditar a ele. Tivemos longas conversas na pré-temporada e imaginamos que ele poderia ficar e lutar pelo seu lugar aqui, mas decidimos que quando as conversas surgiram com Patrick Vieria no Crystal Palace, ele entendeu o papel que poderia ter na Premier League no clube. Ele queria aceitar o desafio.”

“Também concordamos em deixá-lo ir porque pensamos que, no final, isso poderia ser a coisa certa a fazer. Você precisa de um pouco de sorte e, claro, muita qualidade. O coração de Conor é tão, tão grande; você pode acordá-lo às 4 da manhã e ele vai começar a correr e correr, recuperar bolas e vencer duelos. Isto é o que ele faz. Ele se sente bem e tem a confiança do clube e do treinador.”

“Agora, é o início de novembro e ele é um membro importante do elenco do Crystal Palace. É bom onde ele está e não há necessidade de mudar isso. Ele se sente bem e sente um grande papel neste clube.”

O Chelsea venceu o Burnley na última temporada pelo placar de 2-0, já sob o comando de Thomas Tuchel. Ele comentou sobre o confronto contra os Clarets.

“Nós percorremos um longo caminho. Olhamos as fotos novamente para entender o que fizemos, de onde viemos. Também estamos ansiosos porque todos estão falando sobre a atmosfera difícil que você enfrenta contra o Burnley. Foi muito rápido, tivemos apenas alguns dias de preparação, agora nos conhecemos muito melhor. Você sabe exatamente o que ganha quando enfrenta o Burnley.”

“Eles têm uma identidade clara e um treinador que está no comando há muitos anos. Você pode ver a mentalidade do treinador em campo de sua equipe. Então vamos tentar ter a mesma saída que podemos ganhar, mas vai ser difícil. É uma boa jornada até agora, então espero que tenhamos alguns meses pela frente.”

Um dos méritos de Thomas Tuchel desde que assumiu o Chelsea em janeiro foi tornar o grupo muito unido, o que tem feito grande diferença dentro de campo. Questionado sobre o fato deste ser possivelmente o grupo mais unido que já treinou, o alemão evitou comparações e elogiou o seu grupo de jogadores.

“É um grupo unido e é um prazer treiná-los. Eu não gosto de comparações porque eu gosto de todas as minhas equipes e você só pode ser bem sucedido se você gosta de suas equipes e se torna parte dela.”

“Eu não sei o que você viu nas redes sociais, isso me preocupa um pouco o que nossos caras colocaram lá! É bom estar aqui todos os dias e faz parte deste grupo, rir juntos e aproveitar nosso tempo.”

“Sabemos exatamente, no final, quando o jogo chega que você precisa de uma mistura para aproveitar o momento, se sentir livre, ser criativo, ser corajoso, mas ao mesmo tempo saber o que está por vir, saber o quão difícil vai ser na Premier League e estar totalmente focado.”

“Você sempre quer uma boa mistura. Se você nos vê jogar basquete, é porque é dois dias depois de um jogo ou antes de um jogo e não queremos dar muita carga. Ainda queremos que os meninos juntos lá fora aproveitem o que estão fazendo. É um bom grupo com bom espírito e é bom estar aqui todos os dias.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!