Diante da partida mais importante do grupo H da UEFA Champions League entre Chelsea e Juventus em Stamford Bridge, o treinador dos Blues, Thomas Tuchel concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (22) em Cobham.
Thomas Tuchel forneceu atualizações sobre jogadores lesionados, revelando que Romelu Lukaku segue como dúvida para a partida, mas que Jorginho está disponível.
“Não tenho certeza ainda [se Lukaku estará disponível], temos mais um treinamento. Ontem ele estava no treinamento da equipe e parecia bem, vamos ver a reação. Ele tem agora nos próximos minutos uma consulta com os médicos e fisioterapeutas para ver sobre a reação e o próximo treinamento.”
“Temos a chance de trazer 20 jogadores para o elenco, então há uma chance de ele estar no elenco nos últimos minutos. Este é o máximo que podemos tirar da situação agora.”
“Jorgi está absolutamente bem. Tivemos que tirar Kai [Havertz] por causa de problemas no tendão. Ele sentiu um pouco de tensão, então o tiramos. Temos algumas dúvidas sobre ele e precisamos verificar se ele pode treinar sem problemas. Este é mais ou menos um ponto de interrogação.”
“Timo [Werner] se sente bem, ele estava no treinamento ontem e está no elenco. Mateo Kovacic está fora. É isso aí.”
Ser o número um ao final da fase de grupos pode ser muito benéfico para a fase oitavas de finais, evitando adversários teoricamente mais fortes. Thomas Tuchel falou sobre a importância de vencer o grupo na competição.
“Em primeiro lugar, fazemos o que fazemos. Quando jogamos futebol, tentamos ganhá-los [os jogos]. Isso é o que fazemos e isso não vai mudar.”
“Ok, mais tarde no jogo, se o placar for um empate, talvez não permitiremos que Edou Mendy entre na área dos adversários quando tivermos um escanteio no final, porque não arriscaremos nossa classificação e vamos com tudo.”
“Mas até este momento vamos tentar de tudo para ganhar o grupo e para ter a chance de fazer isso, temos que ganhar o jogo.”
Com a ausência de Romelu Lukaku e Timo Werner nas últimas semanas, Thomas Tuchel encontrou boas soluções dentro do próprio elenco e teve uma excelente sequência de bons resultados. Perguntado se as ausências dos jogadores destacaram sua flexibilidade como treinador, Tuchel disse:
“Sempre tivemos as opções. É sobre os jogadores que quando eles são necessários e têm a chance de mostrar seu potencial, eles precisam mostrá-lo e estar prontos para a vida no Chelsea. Isso é o que eles fazem de uma forma muito impressionante e nós sempre temos opções. Quando jogamos com Romelu, jogamos com Romelu.”
“Quando jogamos com o Timo, jogamos com o Timo e quando eles não estão disponíveis tentamos encontrar soluções. É por isso que estamos aqui e por isso temos um grande elenco. É por isso que confiamos em todos porque os caras sabem o que é preciso para jogar no Chelsea. É isso aí. Nós cuidamos da atenção para os caras que estão disponíveis e em forma. Para todos os jogadores lesionados e os caras que estão fora, eles recebem toda a nossa atenção para estar de volta ao campo o mais rápido possível. É praticamente isso.”
Reece James tem sido impressionante na atual temporada, se destacando como um dos melhores alas/lateriais direitos da Premier League. No entanto Thomas Tuchel ainda ressaltou que o jovem inglês ainda está longe do seu potencial total.
“No momento, ele joga como lateral-direito e faz isso em um nível muito alto. Não vejo razão para nos deixarmos levar por coisas como se ele é o melhor do mundo ou o melhor da Inglaterra ou o melhor da Europa. Se ele joga, ele precisa ser a melhor versão de si mesmo. Ele está melhorando, ele assume a responsabilidade e isso é necessário.”
“Ele está longe de terminar em seu desenvolvimento. Ele é super jovem. Ele tem todo o potencial para ser um grande e importante jogador para o Chelsea e ele está a caminho. Não mais, e obviamente não menos. Eu o sinto dedicado e com fome de mais e é isso que queremos.”
Roman Abramovich está em Londres pela primeira vez desde 2019 e esteve presente em Stamford Bridge nesta segunda-feira. Questionado se a equipe teria que fazer uma grande atuação diante do dono do clube, Tuchel disse:
“Para fazer um show para ele? Não, isso não é importante. Nosso show é o básico. O básico é o nosso show. Damos o nosso melhor se o dono estiver aqui ou se ele não estiver. Se ele não estiver aqui, sei que nos observará de perto e acompanhará de perto.”
“Fazemos um show diariamente e, por show, quero dizer trabalho duro, para fazê-lo feliz e entretê-lo e a todos os nossos torcedores que estão no estádio amanhã. É um grande jogo e um jogo difícil, precisamos de todos no estádio cheios. Precisamos de nós mesmos para estar em alto nível e é isso que fazemos. Se ele estiver lá [em Stamford Bridge], estaremos super felizes, mas não mudaremos nossa abordagem.”
“Em primeiro lugar, eu tenho que dizer que eu não sei se ele está em Londres no momento ou estará em Londres amanhã para que talvez responda a pergunta se eu o conheci, não.”
“Ele é um dono especial? Eu acho que primeiro e mais importante ele é um fã de futebol – um grande fã de futebol. Ele está apaixonado pelo jogo, ele está apaixonado pelos detalhes, ele quer saber tudo sobre ele.”
“[Ele quer saber] sobre o que está acontecendo aqui em Cobham e nós o mantemos informado, nós o mantemos informado porque ele tem um interesse genuíno e amor genuíno pelo jogo e isso é o mais importante e isso torna as coisas muito especiais.”
“Eu tenho a sensação de que é sobre isso e ele quer ser entretido, ele quer ser competitivo e ele quer ter a atitude certa em campo. Isto é o que ele criou aqui. É incrível e somos abençoados por desfrutar do nosso tempo aqui neste clube. E continuar progredindo é o que fazemos.”