O Chelsea abre a rodada da Premier League neste sábado (04) fora de casa contra o West Ham United e nesta sexta-feira (03), Thomas Tuchel falou com a imprensa em Cobham.
O treinador revelou primeiramente as informações sobre os jogadores lesionados e disponíveis na equipe para a partida.
“Mateo Kovacic, N’Golo [Kanté], Ben Chilwell e Trevoh Chalobah não treinaram hoje. Então, eles estão todos fora para amanhã, mas todos os outros estão disponíveis.”
“Sim, todo jogador é um jogador a mais, mas é claro que há um monte de jogadores de meio-campo, e já faz muitas semanas para Kova, sentimos falta dele e também do N’golo. Claro que Ben Chilwell ficará fora por um longo tempo, sabemos disso. Para Trevoh precisamos de mais exames para ver o quão ruim é a lesão.”
Eles [Reece James, Jorginho e Timo Werner] estão disponíveis, sim, eles estão treinando e disponíveis.”
O West Ham United de David Moyes tem surpreendido desde a última temporada. Atualmente na quarta colocação na Premier League, os Hammers são um forte oponente e Thomas Tuchel falou sobre os rivais londrinos.
“Eles estavam quase entre os quatro melhores na temporada passada, eles estavam lutando toda a temporada por isso. Eles são uma equipe muito boa com um treinador muito bom, eles mostram uma enorme solidariedade.”
“É sempre uma alegria assistir seus jogos porque eles jogam com muita energia, muita positividade no que estão fazendo, na crença deles.”
“Eles não têm muitas mudanças, jogam como um time e fazem o que fazem de bom, acreditam em si mesmos e é por isso que todos estão lá quando merecem estar. No momento eles estão em quarto lugar, eles jogam forte em competições europeias.”
“É um jogo difícil, é um time difícil de jogar contra – mas também é difícil jogar contra nós, então será uma partida emocionante na hora do almoço. Então precisamos estar em nosso melhor nível para ter uma chance de ganhar.”
O Chelsea tem tido muitas partidas em curtos períodos de tempo. Vindo de uma atuação ruim contra o Watford, os Blues enfrentarão uma dura sequência e Thomas Tuchel falou sobre os desafios de jogar após ter pouco tempo de recuperação.
“Sim, é outro desafio que está por vir. Como você disse, tivemos uma semana muito emocionante contra o Leicester, depois a Juventus, depois o Man Utd, grandes jogos, grandes desafios, mas muita recompensa por boas atuações.”
“Depois houve a noite do ballon d’or, então de repente o jogo da noite de quarta-feira contra um Watford forte, corajoso e encorajado, um adversário sem nada a perder, então houve distrações, muitas abordagens diferentes para os jogos.”
“De quarta à tarde até sábado de manhã não há muito tempo para sonhar ou perder o foco, tivemos que nos concentrar imediatamente. Foi isso que fizemos, tivemos uma reunião de manhã e outra à noite para preparar nossa equipe porque simplesmente não há tempo para fazer isso amanhã.”
“É difícil, às vezes estamos cansados e às vezes é estressante, mas é isso que queremos e amamos e estamos no meio disso.”
Romelu Lukaku está recuperado de lesão, no entanto começou no banco de reservas contra o Watford e Thomas Tuchel falou sobre as chances do atacante belga começar a partida.
“Bem, eu não vou te dizer porque isso é parte da programação onde também queremos que os oponentes saibam muito tarde quem começa para nós.”
“Ele está treinando, ele quer começar, ele está ansioso para começar e como você pediu antes, agora é toda a equipe. Quão difícil é chegar ao nível superior? Também é difícil para Romelu e os outros caras que entraram depois de lesões atingirem seu nível superior?”
“Sinceramente, não sei. Devemos sempre tentar alcançar o nível superior. O Watford nos causou muitos problemas, então precisávamos nos concentrar em não permitir muitas grandes chances e era um jogo mental para aguentar e não ficar muito frustrado.”
“Ainda tivemos que esperar as chances de sermos clínicos e isso nos deu a vitória. Amanhã haverá novas perguntas, é uma equipe completamente nova, teremos algumas mudanças novamente, mas a partir daí vamos, mas estamos cheios de confiança.”
Saúl Ñíguez ainda não mostrou ao que veio no Chelsea. Com muitas dificuldades de se adaptar ao estilo do futebol inglês, o meio campista espanhol tem sido uma das últimas opções de Thomas Tuchel. Thomas Tuchel falou sobre o jogador e a possibilidade de utilizá-lo na ala esquerda.
“Ele ainda está se adaptando e recebeu um cartão amarelo cedo e foi um pouco tímido para jogar, em duelos. Para isso faltou um pouco de fisicalidade porque ele não queria arriscar tomar um cartão vermelho.”
“Eu acho que ele poderia desempenhar um papel na ala para nós. Mesmo que joguemos em um jogo dominante, um jogo ofensivo porque ele é muito forte em chegar na área dos adversários.”
“Muito forte na finalização, ele tem bom tempo para chegar ao segundo poste para o cabeceio. Ele às vezes faz isso no treinamento e é por isso que achamos que ele pode ser um bom ajuste e talvez nos próximos jogos temos que tentar porque Chilly está fora a longo prazo e muitos jogos estão chegando e talvez não possamos colocar todos os jogos sobre os ombros do Marcos [Alonso].”
Hakim Ziyech marcou o gol decisivo contra o Watford e tem feito algumas boas partidas recentemente. Perguntado sobre a possibilidade do marroquino ser titular em mais partidas, Thomas Tuchel disse:
“Eu gosto dele. Ele pode sentir que se sente melhor agora, ele levou muito tempo. Ele sempre foi muito ambicioso com sua lesão no ombro. Eu posso sentir que os 100% que ele poderia dar não era os 100 por cento do seu melhor nível. Agora ele se sente muito melhor. Eu posso senti-lo, ele sorri, está feliz, decisivo.”
“Ele teve grande influência do banco contra Leicester e Watford. Ele teve duas partidas no meio desde o início – Juventus e Man United. Ele está em boa forma, bom estado de espírito e queremos que ele seja influente. Não vou dizer se ele começa amanhã ou vem do banco.”
Com muitas lesões no elenco recentemente, Thomas Tuchel conta com os retornos de Jorginho e Reece James. Ele falou sobre a importância de poder contar novamente com os jogadores.
“É enorme porque Reece [James] é o especialista do lado e Jorgi é o cara deixado de Kova, N’golo e ele dos três em cujos ombros colocamos o papel central por um período muito longo agora.”
“Absolutamente feliz que Ruben [Loftus-Cheek] entra agora na maneira como ele faz isso. Mas estamos felizes que Jorgi está de volta aos treinos e mal podemos esperar para Kova e N’golo voltem porque eles são uma parte muito importante da temporada e em nossos jogos.”
“Esse papel no meio-campo, onde perdemos a experiência e as qualidades de liderança dos caras que estão fora. É bom que eles estejam de volta. Nunca vamos reclamar porque estamos aqui para encontrar soluções. Se sentirmos falta dos jogadores, temos jogadores e eles têm contratos aqui porque eles merecem.”
“Isso é o que fazemos e teremos uma equipe forte em campo amanhã e tivemos uma equipe forte em campo contra o Watford e estamos acostumados a ter algumas mudanças no meio.”