Novamente um resultado decepcionante para um desfalcado time do Chelsea nesta quarta-feira (08/12), já que a equipe ficou no empate por 3-3 com o Zenit fora de casa na última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, terminando na segunda colocação.
Após a partida, o irritado Thomas Tuchel falou com a imprensa, dando sua opinião sobre o desempenho e resultado da partida.
“Bem, você sabe, se você treinar o Chelsea e nós sofremos seis gols em dois jogos… demos quatro vezes a vantagem nessas duas partidas.”
“Minha ambição de falar sobre performances individuais não é tão alta, porque ninguém pode estar feliz hoje, e ninguém pode estar feliz contra o West Ham. Então não é absolutamente o momento para falar sobre performances individuais, sobre se estamos felizes ou não felizes, ninguém pode estar feliz.”
Contra o West Ham no final de semana, Thomas Tuchel disse que os detalhes custaram os três pontos para a equipe. Questionado se estes mesmos detalhes influenciaram no resultado contra o Zenit, Tuchel disse:
“Eu me lembro agora que você normalmente é um cara legal e que eu não levo para o lado pessoal que você faz um julgamento aqui que meus jogadores não estão me ouvindo, o que eu não acho tão bom. Mas a opinião é sua.”
“Acho que tivemos um primeiro tempo muito bom e depois paramos de fazer as coisas que fizemos nos primeiros 15 minutos. Eu tive a sensação, e é minha opinião, que quando estamos no comando, quando somos a melhor equipe, estamos esquecendo por que somos a melhor equipe. O investimento, o nível de concentração, o nível de investimento físico foi maior o suficiente para ser a melhor equipe.”
“Uma vez que isso cai 5% ou 10%, uma vez que começamos a gerenciar resultados, uma vez que começamos a mudar nosso comportamento com base no placar, somos punidos no momento. Aconteceu contra o West Ham e hoje.”
“A reação foi boa e isso me mostra que não é sobre o que podemos fazer, porque de repente quando sofremos um gol, dois gols, podemos intensificar e mostrar uma reação. Mas uma vez que tínhamos a liderança, nós a damos de novo.”
“Nos últimos seis minutos, começamos a jogar bolas de volta, começamos a não atacar com a mesma agressividade e com a mesma fome e fomos imediatamente punidos. É para mim o nível de investimento que temos que fazer, não importa o que esteja na tabela de pontuação.”
Reece James jogou como um meio campista contra o Zenit, com Thomas Tuchel explorando mais uma posição para o jovem inglês. O treinador revelou que James poderá atuar em mais oportunidades como um número 6.
“Claro, mas espero normalmente que N’Golo [Kanté], Mateo [Kovacic], Jorgi e Ruben [Loftus-Cheek] comecem no meio-campo e todos eles estiveram fora hoje, então precisamos ser um pouco criativos e colocar Reece lá.”
“Sabíamos da qualidade no meio-campo central e queríamos ter um pouco de fisicalidade. É por isso que ele nos ajudou lá hoje, mas o objetivo é colocá-lo de volta na ala. Para isso, precisamos de jogadores de volta que possam jogar no meio-campo central.”
O Zenit fez uma grande partida, surpreendendo a muitos durante os 90 minutos, no entanto Thomas Tuchel disse que esperava uma grande partida da equipe russa.
“Exatamente assim – muita qualidade se você der espaço suficiente, se você não está fechando o espaço com esforço suficiente. Enquanto você ataca, você sempre pode ser ferido por contra-ataques. Se você comete grandes erros em posições centrais você é punido por contra-ataques porque a velocidade é alta, porque a qualidade é alta, o nível técnico é incrivelmente alto.”
“Então você precisa fazer suas coisas no mais alto nível. Se você fizer isso você pode ter um jogo como os primeiros 15 minutos. Se você não fizer isso e sentir que isso deve ficar bem, você é punido porque o nível é muito alto e foi isso que aconteceu.”