Uma vitória suada contra o Leeds United manteve o Chelsea na cola dos líderes da Premier League e Thomas Tuchel falou com a imprensa neste sábado (11/12) em Stamford Bridge.
O treinador, questionado se acreditava que o segundo gol seria o da vitória, revelou que estava confiante e creditou isso à boa reação dos jogadores em campo.
“Eu estava confiante de que talvez tenhamos mais uma chance de mudar as coisas porque jogamos de maneira muito forte no primeiro tempo e mostramos novamente uma boa reação após o empate.”
“No meio, jogamos talvez com um pouco com o medo de termos algo a perder, e absolutamente não queríamos perder pelo que trabalhamos tanto. Então, sim, há sempre um pouco de sorte, é claro, quando você tem um gol tão tardio. Mas nós admitimos dois deles então talvez fosse a nossa vez.”
“Precisávamos dessa vitória desesperadamente para o humor, a crença, para os torcedores aqui. Estou muito feliz como conseguimos, estou muito feliz com a forma como jogamos, e temos dois dias de folga agora e é uma boa sensação para os meninos.”
Thomas Tuchel tem ficado muito irritado na beira do gramado diante à muitos erros do Chelsea nas últimas partidas e os jogadores fizeram gestos em direção à torcida do Leeds após cantos ofensivos. Tuchel no entanto revelou estar sempre focado na partida.
“Eu não vi nada disso, eu não estava ciente disso e eu estava totalmente focado no jogo, então eu acho que talvez você saiba melhor sobre o que aconteceu do que eu.”
Com a falta de jogadores para as posições no meio de campo, Jorginho vem jogando com dores nas costas nas últimas partidas. Thomas Tuchel falou da importância do ítalo-brasileiro que foi decisivo marcando em duas cobranças de pênalti.
“Ele é super importante. Jorgi se sacrificou por muitas semanas, na verdade. Eu estava ciente de que este momento chegaria onde ele sofreria porque ele jogou a campanha da Liga dos Campeões conosco, a Euro com a Itália, e todas as suas eliminatórias da Copa do Mundo. Então, não só houve um esforço físico para ele, tem sido mentalmente muito exigente.”
“Ele não teve pré-temporada, começou o jogo da Super Copa imediatamente. Então eu sabia que haveria um ponto na temporada que ele sentiria seu corpo e não estaria totalmente em forma. Mas Jorgi é Jorgi e ele está plenamente ciente da situação que sentimos falta de Kova (Mateo Kovacic) e N’Golo (Kanté).”
“Ele se sacrifica e dá o seu melhor todos os dias. Ele passa horas e horas com os fisioterapeutas e o departamento médico para se colocar na melhor forma possível. É muito bom ter esse tipo de atitude.”
“Foi uma grande recompensa para ele hoje, pois não é fácil marcar duas penalidades em um jogo.”
Antônio Rudiger tem sido um dos melhores jogadores do Chelsea na atual temporada, sendo muito influente não apenas defensivamente, mas também no ataque. Tuchel falou da importância do zagueiro alemão para a equipe.
“Ele é sempre importante, não aceitou perder hoje e podemos concordar com isso que era necessário.”
“Esperávamos hoje que seria um jogo intenso para Toni e para a Azpi (César Azpilicueta) por causa do estilo muito único de defender, esperávamos ter espaços onde pudéssemos progredir.”
“Eles faziam muita pressão, eles constantemente tinham que ter seu foco na defesa e também no ataque. Eles nos deixaram progredir nesses espaços, mas foi bom, ele não aceitou perder e tivemos sorte, claro, de ter essa última penalidades tão tarde. Mas fizemos de tudo para dar a volta por cima.”
Após o terceiro gol do Chelsea houve uma confusão generalizada entre os jogadores de ambas as equipes. Perguntado sobre o corrido, Tuchel desviou a atenção e disse que não sabe dos detalhes.
“Eu não vi em detalhes o que estava acontecendo. Eu posso entender a frustração porque todos nós estivemos neste tipo de situação quando você pensa que tem um ponto ou tem empatado e então ele escapa ainda mais tarde e você fica com raiva e frustrado.”
“Todos nós sabemos disso porque é uma equipe de atletas e uma equipe de pessoas que se sacrificam para vencer e odeiam perder como nós e isso fica quente.”
“Espero que não houve coisas ruins. Se você tem Toni, você tem Toni. Você não pode ter Toni sendo o líder emocional e líder agressivo em campo e, de repente, não se envolver se há alguns companheiros de equipe para proteger ou envolvidos em uma discussão.”
“É 100% Toni e espero que como eu observei que não houve nenhum dano feito e em um quadro que você pode aceitar. Espero que sim, porque eu não vi isso em um jogo intenso como este.”