Thomas Tuchel fala sobre a partida contra o Wolves, revela possíveis retornos e o momento de jogos adiados na Premier League

-

Thomas Tuchel falou com a imprensa nesta sexta-feira (17/12) antes da partida do final de semana contra o Wolverhampton pela Premier League.

Em meio à uma crise de covid, o treinador forneceu atualizações sobre seu elenco, revelando que não há mais infectados pelo coronavírus.

“Sem mais resultados positivos no momento. Claro [é um grande alívio], mas a loteria começa de novo amanhã de manhã e amanhã à tarde. Estamos felizes no momento em que Kai [Havertz] teve mais um resultado negativo, então ele estará de volta ao treinamento e vamos ver.”

Diversos jogos da rodada da Premier League foram adiados por conta da pandemia e o rápido avanço da nova variante do coronavírus no Reino Unido, no entanto a partida do Chelsea contra o Wolves foi mantida e Thomas Tuchel deu sua opinião sobre o assunto.

“Se eles querem [manter os jogos], podem, não está nas minhas mãos. A clareza é sempre boa, e transparência é sempre boa em todos os assuntos.”

“Eu conheço as regras agora, eu não me envolvi muito cedo. Eu só li e imediatamente esqueci, porque há muitos deles, o que acontece “se e quando”. Claro que há regras e isso é tudo que posso dizer.”

O Chelsea vem de um empate amargo com o Everton, resultado este que afastou a equipe das duas primeiras equipes na ponta da tabela de classificação da Premier League. Thomas Tuchel falou sobre o momento da equipe com muitas lesões e ausências.

LONDON, ENGLAND – DECEMBER 16: Jarrad Braithwaite of Everton scores their side’s first goal during the Premier League match between Chelsea and Everton at Stamford Bridge on December 16, 2021 in London, England. (Photo by Clive Mason/Getty Images)

“Sim, espero. É sempre muito difícil senti-lo [o desempenho], porque estamos muito desapontados com o resultado.”

“Ainda estamos tentando, nos esforçando para não aceitar o resultado na partida, na análise da partida e do desempenho, porque era uma vitória clara para nós, obviamente não foi e depois todo mundo, porque somos competitivos, porque queremos ter a prova para o nosso desempenho nos resultados; é fácil duvidar, é fácil ser emocional, é fácil deixar a decepção assumir.”

“Mas ao mesmo tempo temos que aceitar que jogamos muito bem o futebol, criamos muitas chances e fomos punidos. Acontece no momento e ainda concordo com você, há bons sinais, bons comportamentos, bons dados, e há boa energia.”

“Olhe para a alegria pura da equipe quando marcamos, como todos sentiram esse alívio e o esforço que fizemos. Se continuarmos a nos esforçar, vamos conseguir a saída, não há alternativa, é só dar tudo.”

“Não há garantia de resultados, então vamos continuar nos esforçando ao máximo, mas não é tão fácil, é apenas um dia após o jogo, para tirar tudo fora de seus ombros, mas estamos no meio disso.”

O Wolves foi o primeiro adversário que Thomas Tuchel enfrentou como treinador do Chelsea em janeiro deste ano. Desde então a equipe se sagrou campeã da Premier League e teve um início forte na Premier League. Perguntado se sonhava em ter tal impacto desde então, ele disse:

“Foram muitos jogos desde então! Sim, mas é claro que tivemos uma grande conquista em termos de troféu, mas a conquista também está empurrando o momento ao limite.”

“É também uma conquista fazer parte disso, sentir-se valorizado, deixar que todos se sintam valorizados e fazer parte deste clube. Isso é o que me faz feliz. Então é bom que tenhamos alguns jogos, algumas vitórias e até um grande título.”

“Mas não é o momento para refletir sobre isso, no momento em que estamos no meio de tirar este resultado fora de nossos ombros. Então temos que ser positivos e encontrar um time titular que seja competitivo o suficiente para vencer esta partida contra os Wolves, porque é difícil.”

“É difícil criar chances contra eles, é difícil quebrar a linha defensiva deles. Precisamos ter muito cuidado com sua velocidade e qualidade individual na frente. Então há um monte de coisas em que se concentrar.”

Mateo Kovacic retornou aos treinamentos com a equipe e Thomas Tuchel revelou que o croata poderia estar apto para entrar em campo neste domingo após passar mais de um mês longe dos gramados.

“Mateo [Kovacic] teve seu primeiro dia de treinamento, hoje. Se você quer ter a minha opinião muito honesta, temos novamente Jorginho como uma dúvida para domingo, porque ele está com dor. Temos Ruben Loftus-Cheek como uma dúvida, porque ele está com dor. Então sabemos que eles podem viajar conosco amanhã? Não, nós não sabemos.”

“Não sei se é possível jogar no domingo, então talvez comecemos com N’Golo [Kanté] e Mateo. Seria justo? Não. Isso seria possível? Não sei, mas talvez sim.”

“Sim [estou relutante em ter Kanté como titular], mas precisamos encontrar um equilíbrio agora porque colocamos tudo nos ombros do Jorginho e na responsabilidade dele. Ruben se machucou ontem, então vamos ver.”

“Talvez sejamos forçados a fazer as coisas malucas que normalmente não faríamos. Mas o que é normal? Sentimos falta dos principais jogadores e encontramos soluções.”

Em meio há grande pandemia, Thomas Tuchel não tem o controle sobre quais jogadores estarão disponíveis para a partida de domingo. Ele no entanto disse que a equipe está pronta e acredita que a equipe terá que correr riscos.

“Sim, estamos prontos, mas estamos prontos para os resultados amanhã. Hoje, já fizemos nossos testes para que ninguém possa entrar no campo de treinamento sem um teste negativo.”

“Nós fomos talvez – não muito cuidadosos – mas deixamos Kai [Havertz] fora porque ele se sentia mal, então pensamos que era uma possibilidade que ele poderia testar positivo, fizemos um teste pcr que nem era necessário nas minhas informações, mas ele deu negativo.”

“Eu não tinha mais ninguém no banco então nós assumimos esse risco em consideração que a saúde vem em primeiro lugar. Kai ainda testou negativo, então ele estava treinando, mas você nunca pode ter certeza, amanhã tudo pode ser diferente e nós temos que ir a partir daí.”

“Amanhã às 14:00 é treinamento, então todos nós sentamos no ônibus e vamos para Wolverhampton. Eu não te conto nenhum segredo, uma vez que você tem jogadores fora por Covid, você tê-los fora por dez dias e em dezembro este é um mínimo de três partidas. Isso cria obstáculos e questões a serem superadas.”

O Wolverhampton fez uma boa partida contra o Manchester City e Brighton recentemente e Thomas Tuchel afirmou que apesar do início difícil, a equipe tem se superado e será um duro adversário.

“Eles [Wolves] tiveram um início de temporada difícil, mas se recuperaram desde então. Eles são muito disciplinados com uma estrutura clara e são muito difíceis de quebrar.”

“É muito difícil criar chances, por isso é uma grande tarefa para nós. Vamos focar nisso amanhã, ter uma reunião antes do treino, fazer nosso treinamento e estar bem preparados porque precisamos estar bem preparados. Eles tiveram algumas atuações muito boas, um gol tardio contra o Liverpool e perderam a partida e eles mereciam vencer contra o Brighton, por isso é difícil.”

Eddie Howe, treinador do Newcastle United, alertou para a necessidade de manter a integridade da Premier League com o adiamento de todas as partidas da rodada. Thomas Tuchel disse que o treinador do Magpies tem total razão e afirmou que não há uma resposta para todas as perguntas no momento.

“Ele [Eddie Howe] tem razão, sim, mas todo mundo que diz que talvez ainda devemos continuar também tem razão.”

“Não há uma resposta para todas essas perguntas que são feitas na sociedade e para o futebol profissional agora. É por isso que eu não tenho a sensação de que eu deveria sair com uma opinião adequada e fazer-me acreditar que eu estou certo sobre isso.”

“Eu acho que a situação é muito, muito complexa, e segurança e saúde está sempre em primeiro lugar e ainda estamos muito privilegiados que ainda podemos trabalhar, que ainda temos exceções das regras, em termos de como podemos trabalhar e chegar ao trabalho.”

“Ainda temos o privilégio de sermos testados o tempo todo. Mas eu posso entender, é claro, que talvez seja um momento melhor para jogar contra o Chelsea com quatro testes positivos de Covid nestes 10 dias do que não e enquanto os jogos são adiados e outros continuam jogando, você pode acabar em alguma situação que você pode achar injusto ou deixá-lo duvidando da integridade.”

“Eu posso entender isso, mas também há o quadro maior para proteger e se concentrar. Ainda vejo os dois pontos.”

“Eu posso entender a questão, eu posso entender o ponto, mas ao mesmo tempo, para mim eu tenho certeza que há regras e por que os jogos são adiados.”

“Não acredito que as equipes recebem a mesma quantidade de proteção de casos de Covid e um jogo adiado. Vamos ver, porque se você adiar uma partida por Covid, para mim é apenas a minha opinião pessoal, deve ser três partidas então, deve ser, porque os jogadores precisam ficar fora por 10 dias.”

“Se cancelarmos o jogo do Everton, nenhum desses jogadores pode jogar contra o Wolves e Brentford em seguida. Então, se você cancelar um você cancela mais três e talvez então você tem outro problema.”

“Assim, eu posso entender a decisão de proteger o máximo de jogos possível e ainda assim eu também posso ver o ponto em sentir o privilégio de jogar.”

“Eu não vou seguir esse caminho de culpar ou inventar desculpas, nós não queremos ir nessa direção. Preferimos jogar com todos os jogadores, mas no momento não faz sentido eu refletir se é melhor adiar. A decisão não é minha, é da Premier League.”

“Se a Premier League tomar a decisão de que este jogo é adiado, nós cuidamos disso e lidamos com a situação. Se disser que jogaremos, focamos nos caras que estão aqui, e talvez acabemos com N’Golo e Mateo Kovacic desde o início.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!