Tentando não se descolar ainda mais dos dois primeiros colocados na tabela de classificação da Premier League, o Chelsea entra em campo na rodada do Boxing Day neste domingo (26) contra a equipe do Aston Villa no Villa Park pela décima nona rodada.
Repleto de desfalques por lesão e covid nas últimas semanas, somado à queda brusca de desempenho, os Blues vem de dois resultados decepcionantes. Em Stamford Bridge diante de sua torcida, o Chelsea dominou a partida contra o Everton, saiu na frente do placar com Mason Mount, mas minutos depois cedeu o empate e deixou dois pontos pelo caminho contra uma equipe que ocupa a parte de baixo da tabela.
Já na última rodada, em uma partida polêmica após a Premier League recusar um pedido de adiamento por conta de sete casos positivos de covid no elenco do Chelsea, a partida não teve seu placar alterado, permanecendo em 0-0 após os 90 minutos disputados no Molineux Stadium.
Com os dois resultados ruins, o Chelsea permaneceu na terceira colocação na tabela de classificação com 38 pontos e viu a diferença para o atual líder, o Manchester City, subir para seis pontos e para três para o Liverpool, atual segundo colocado.
No entanto no meio de semana o Chelsea teve motivos para ganhar confiança novamente. Entrando em campo inicialmente com uma equipe mista com três jovens da academia e diversos jogadores pouco utilizados, o Chelsea conseguiu uma vitória por 2-0 contra o Brentford no Brentford Community Stadium com um gol contra e um de Jorginho em cobrança de penalidade e garantiu vaga na semi-final da Carabao Cup, onde enfrentará o Tottenham no início de janeiro em duas partidas.
A temporada do Aston Villa até aqui pode ser dividida em duas partes: Antes e depois de Steven Gerrard. A equipe que ocupava a parte de baixo da tabela e decepcionava diante dos bons reforços contratados, vêm se recuperando com o ex-jogador do Liverpool e já ocupa a décima posição.
Nas últimas cinco rodadas são três vitórias e duas derrotas, justamente para Liverpool e Manchester City, o que não tira os méritos da recuperação da equipe na temporada. Na última rodada uma vitória por 2-0 fora de casa em cima do Norwich City colocou a equipe no meio da tabela e o objetivo dos Villans é ocupar a primeira metade da tabela.
Nas seis partidas com Steven Gerrard no comando, são 12 pontos conquistados de 18 possíveis, dois pontos a mais do que a equipe conseguiu conquistar em 11 rodadas com Dean Smith.
NOTÍCIAS DAS EQUIPES
Jogadores chave do elenco estão de volta e reforçam a equipe de Thomas Tuchel. Além de Mateo Kovacic e N’golo Kanté que retornaram diante do Wolves, agora Romelu Lukaku, Callum Hudson-Odoi (covid) e Andreas Christensen (lesão nas costas) estão novamente disponíveis.
As únicas dúvidas ficam pela presença de Kai Havertz, Timo Werner (covid), Ruben Loftus-Cheek e Hakim Ziyech (lesão) no elenco.
Na equipe do Villa, Steven Gerrard não poderá contar com od lesionados Marvelous Nakamba, Leon Bailey e Bertrand Traore, já que não há informações sobre jogadores com covid no elenco.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Thomas Tuchel não deverá poupar suas melhores opções para a partida. Com isso, Édouard Mendy voltará à meta da equipe, enquanto Trevoh Chalobah, Thiago Silva e Antônio Rudiger formarão o trio defensivo.
Jorginho e N’golo Kanté devem ser as opções do treinador alemão para o meio de campo da equipe, enquanto Reece James e Marcos Alonso devem ocupar as alas.
O trio ofensivo gera dúvidas, mas é esperado que Mason Mount e Christian Pulisic iniciem como titulares na equipe, com Romelu Lukaku como homem de referência o ataque.
Já Steven Gerrard, sem muitas baixas no elenco, deverá escalar sua equipe da seguinte maneira.
Provável escalação: Martinez; Cash, Konsa, Mings, Targett; McGinn, Luiz, Ramsey; Buendia, Watkins, Young;
CURIOSIDADES DO CONFRONTO
- Esta será a sexta vez que Chelsea e Aston Villa se enfrentam em uma partida no Boxing Day (quarto na Premier League), com o Chelsea permanecendo invicto nas cinco primeiras (3 vitórias e 2 empates);
- A última partida entre Chelsea e Aston Villa na rodada do Boxing Day aconteceu na temporada 2007/08, terminando em um empate por 4-4 em Stamford Bridge;
- O Aston Villa venceu suas últimas três partidas de liga Boxing Day, sua maior série de vitórias em 26 de dezembro desde uma sequência de cinco vitórias entre 1908 e 1913;
- As últimas duas partidas do Chelsea na Premier League terminaram empatadas. A última vez que o Chelsea empatou três partidas consecutivas na Premier League foi em fevereiro de 2012;
- O Chelsea nunca ficou três partidas sem vencer sob o comando de Thomas Tuchel;
EQUIPE DE ARBITRAGEM
O árbitro da partida será Martin Atkinson e seus assistentes serão Lee Betts e Constantine Hatzidakis. O quarto árbitro será Michael Salisbury, enquanto Stuart Attwell e Dan Cook estarão no comando do VAR.
ONDE ASSISTIR
Aston Villa x Chelsea pela décima nona rodada da Premier League terá transmissão da ESPN Brasil e do serviço de streaming Star+ neste domingo (26) ás 14:30 (horário de Brasília).
Você também pode acompanhar nossa cobertura completa nas nossas redes sociais e o tempo real da partida no nosso Twitter @ChelseaFansBra.